Jump to content

Norma europeia de fatura eletrónica: eInvoicing - Diretiva 2014/55/EU

Recommended Posts

• Replies 796
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

• marcolopes

131

• CrominhO

92

• desconfiado

65

• JorgeRocha

55

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Ao contrário do passado com as guias de transporte e faturas, quem precisar de exemplo e implementação da Fatura Eletrónica XML em UBL que diga. Com validador incluído.

OK malta, ainda pensei que isto ia lá depois de esfumarem um pouco, mas estou a ver que não... Daqui a tempos, alguém, quem sabe um de vocês, vai precisar pesquisar uma cena qualquer no tópico, e o q

Sabem o que vos digo,  já comuniquei com eles pela(s) Empresa(s), super simpáticos, mas nem um Sim nem um Não, foi um NIN. Por enquanto é grátis e depois logo se vê.  Já comuniquei a título

Rui Carlos
11 minutos atrás, desconfiado disse:

Porque é que os meus posts não aparecem? Eu consigo vê-los a vermelho. Não estou a entender.

Em princípio porque alguma expressão da mensagem fez match de um dos filtros de spam, e por isso a mensagem depois tem que ser aprovada manualmente pelos moderadores.  (Quando tiver mais tempo, vou rever os filtros para tentar evitar a situação.)

desconfiado
57 minutos atrás, Rui Carlos disse:

Em princípio porque alguma expressão da mensagem fez match de um dos filtros de spam, e por isso a mensagem depois tem que ser aprovada manualmente pelos moderadores.  (Quando tiver mais tempo, vou rever os filtros para tentar evitar a situação.)

Só se esses filtros estiverem a ser aplicados ao elemento Código. Porque o meu post tem Código em C#.

rubenAlves

Este código Ajudou muito, Obrigado,

Estou sempre a receber o erro

{"CorrelationId":"9a444f88-3f50-4fcb-ba25-22759b505f5f","IsValid":false,"Errors":[{"Code":"REQUIRED_FILED_IS_EMPTY","Field":"Username","Values":[]}],"Data":null}

Quanto tento o GetTocken() e o Username e password estão lá e correctos.

desconfiado
5 minutos atrás, rubenAlves disse:

Este código Ajudou muito, Obrigado,

Estou sempre a receber o erro

{"CorrelationId":"9a444f88-3f50-4fcb-ba25-22759b505f5f","IsValid":false,"Errors":[{"Code":"REQUIRED_FILED_IS_EMPTY","Field":"Username","Values":[]}],"Data":null}

Quanto tento o GetTocken() e o Username e password estão lá e correctos.

Deves estar a falhar nas credenciais. Posta ai o conteúdo da chamada ao serviço. Se necessário utiliza Fiddler para intercetar a chamada ao serviço.

desconfiado

Fica aqui também a Interface criada por mim.

public interface AS2Interface
{
    string Token { get; }
    string ResponseText { get; }
    string RequestID { get; }
    string RequestStatus { get; }
    string Errors { get; }

HttpStatusCode GetToken(string username, string password);
    HttpStatusCode SendFileCIUSPT(string filename, string token, string type, string IssuerNIF);
    HttpStatusCode GetStatusByRequestID(string ID, string token, string sender);
    HttpStatusCode GetStatusByDocumentKey(string ID, string token, string requester, string sender, string DocType, DateTime data);
}

Como disse eu só estou a desenvolver para 2 brokers por isso os métodos da interface são comuns (menos o "GetStatusByDocumentKey" que não existe na saphety). Para outros brokers o funcionamento pode ser diferente e poderá ser necessário "adaptar". Mas penso que não será muito diferente.

A classe Credentials foi uma classe criada por mim e apenas contém 2 properties ou campos, Username e Password.

A ideia da Interface é permitir gerir, em código, uma lista de diferentes chamadas a diferentes brokers de forma centralizada.

rubenAlves
1 hora atrás, desconfiado disse:

Deves estar a falhar nas credenciais. Posta ai o conteúdo da chamada ao serviço. Se necessário utiliza Fiddler para intercetar a chamada ao serviço.

Já descobri e Falha, os nomes dos campos são Case sensitive. Username não é igual a UserName :)

Já estou a receber o token

João Januário
Em 11/03/2021 às 13:14, kalin disse:

Recebi a resposta pela eSPAP.

Resumo da resposta:

Os operadores privados comunicam entre si, logo não é necessário contratar mais do que um operador privado, basta contratar 1 e este comunica com os restantes.

Vou entrar em contato com a Saphety a ver se isto é verdade.
Alguém tem alguma informação, por parte deste operadores, sobre a comunicação entre cada um?

Boas,

Falei com a Saphety sobre se haveria necessidade de ter uma integração para cada broker e a resposta foi que sim.

Mas, espero que isto mude.

davdew05

Bom dia,

Antes de mais quero felicitar todos para o excellente trabalho e ajuda que pode se obter neste forum.

Tenho uma pergunta rápida que não consigo esclarecer lendo os decretos-leis :)

Não tenho cliente que trabalha para a administração publica. será que preciso implementar esta norma no nosso ERP?

Fui contactado por um cliente que disse que precisava das faturas electrónicas até 30/06 (não trabalha para a administração publica), será que estará a referir a esta norma ou simplesmente a fatura sem papel (tipo envio de um PDF assinado). O nosso software neste momento, não comunica as faturas com a AT em tempo real, mas sim por saft-t, será que é isso que ele quer? Nem ele consegue esclarecer o que ele quer, simplesmente que foi a contabilista deles que disse que era preciso...

Será que alguém pode me esclarecer esta dúvida?

Obrigado.

JorgeRocha
10 horas atrás, João Januário disse:

Boas,

Falei com a Saphety sobre se haveria necessidade de ter uma integração para cada broker e a resposta foi que sim.

Mas, espero que isto mude.

Boas

eu ja disse por aqui, que já me integrei com a Ilink e eles entregam nos outros ... menos nos amigos da Saphety..

Jorge Rocha

desconfiado
1 hora atrás, JorgeRocha disse:

Boas,

é isso mesmo, primeiro era em JAN/21 depois, ABR/21 agora JUL/21. Mas são faturas eletrónicas com selo eletrónico. nada tem a ver com FE-AP. Chama-se Certificado Qualificado com Selo Eletrónico. Este sim é o nome pomposo !!! 

Eu tenho clientes que literalmente "cagaram" para os brokers, e enviam o CIUS por mail para a entidade do estado e muitos aceitam. Mas dentro do CIUS PT envio no campo attach... não me lembro agora o nome do campo, um PDF assinado digitalmente em base64. Ou seja é exatamente isso que tu queres, é o PDF assinado com a nova norma europeia.

Como eu faço isso: simples, tens varios operadorem em PT, eu uso a multicert, gero um PDF, saco a HASH envio para a multicert via RestAPI eles devolvem outra HASH, espeto com ela dentro do PDF e está assinado com certificado qualificado e selo eletrónico.

O selo eletrónico indica que houve uma entidade certificada (e podes procurar no site da UE quais são), que assinou digitalmente aquele documento (tipicamente fatura, mas podem ser outros documentos) a data e hora UTC.

Não é como assinar com o cartão de cidadão que trocas a data do pc para o ano passado e está tudo bem... O selo tem a garantia de data e hora.

O processo de assinatura é simples, é tipo broker cius-pt, envias login e pass, recebes um token, envias o token e chave e recebes a contrachave.. simplório.

Tenho isso em c# para a multicert. 

Alias na altura quando falei com eles, eu pedi o código,, tinha logica estou a usar um serviço deles (é verdade, pagas por assinatura claro!) em net e não tinham, mas mandaram-me o swagger e foi simples.

Se precisares de mais ajuda diz.

Se o povo não se ajudar uns aos outros estamos todos loucos qq dia...

Partilha aí o código de comunicação com a Multicert com o pessoal.

Ainda não comecei a tratar disso mas assim que acabar com a FE-AP e Saphety vou pegar nisso.

marcolopes
1 hour ago, JorgeRocha said:

Boas,

é isso mesmo, primeiro era em JAN/21 depois, ABR/21 agora JUL/21. Mas são faturas eletrónicas com selo eletrónico. nada tem a ver com FE-AP. Chama-se Certificado Qualificado com Selo Eletrónico. Este sim é o nome pomposo !!! 

Eu tenho clientes que literalmente "cagaram" para os brokers, e enviam o CIUS por mail para a entidade do estado e muitos aceitam. Mas dentro do CIUS PT envio no campo attach... não me lembro agora o nome do campo, um PDF assinado digitalmente em base64. Ou seja é exatamente isso que tu queres, é o PDF assinado com a nova norma europeia.

Como eu faço isso: simples, tens varios operadorem em PT, eu uso a multicert, gero um PDF, saco a HASH envio para a multicert via RestAPI eles devolvem outra HASH, espeto com ela dentro do PDF e está assinado com certificado qualificado e selo eletrónico.

O selo eletrónico indica que houve uma entidade certificada (e podes procurar no site da UE quais são), que assinou digitalmente aquele documento (tipicamente fatura, mas podem ser outros documentos) a data e hora UTC.

Não é como assinar com o cartão de cidadão que trocas a data do pc para o ano passado e está tudo bem... O selo tem a garantia de data e hora.

O processo de assinatura é simples, é tipo broker cius-pt, envias login e pass, recebes um token, envias o token e chave e recebes a contrachave.. simplório.

Alias na altura quando falei com eles, eu pedi o código,, tinha logica estou a usar um serviço deles (é verdade, pagas por assinatura claro!) em net e não tinham, mas mandaram-me o swagger e foi simples.

Obrigado pelo post!

1) No teu caso, estás a usar o SELO ELECTRÓNICO remoto? https://www.multicert.com/pt/produtos/certificados-digitais/selo-eletronico/

Mas também é possível adquirir o "selo electrónico" (que não passará de um certificado digital qualificado para assinatura de documentos) e efectuar a assinatura localmente (é o que tenho feito para assinar PDF, através de um CERTIFICADO DIGITAL, por forma a garantir autenticidade e integridade dos dados)

Electronic Seal Qualified Digital Certificate - 1 Year(s) - TOTAL - 165.00€ - VAT at the legal rate in force added

As páginas da multicert não são claras... qual é o serviço que estás a usar? Paga-se pelo preço do certificado + serviço de assinatura REMOTA via API, ou é apenas por DOCUMENTO? No caso de ser "por documento", é preciso pensar o que compensa mais para a empresa... comprar o certificado e assinar via software, ou usar o serviço de assinatura remota.

2) Existe também os serviço integrado: https://www.multicert.com/pt/produtos/tranformacao-digital/servico-de-assinatura-para-fatura-eletronica/

"A plataforma permite a assinatura de documentos PDF (PAdES), blocos XML (XAdES) e formatos CMS (CAdES). Com serviço de assinatura, custódia e preservação digital, a solução Sign’Stash dá resposta aos mais recentes requisitos legais para fatura eletrónica."

Neste caso, o software de facturação apenas tem de se preocupar com a comunicação com a multicert, e o processo completo é feito por eles...

Como estás a fazer esta gestão?

NOTE-SE QUE TUDO ISTO é relativo à FACTURA ELECTRÓNICA (e não à FE-AP)

The simplest explanation is usually the correct one

JAVA Utilities: https://github.com/marcolopes/dma

rubenAlves

Em relação á Assinatura Digital dos Documentos (PDF) estou a tentar utilizar o Novo API da Saphety já estou a conseguir o token, envio o PDF para assinar e armazenar mas não estou a conseguir ir buscar o documento já assinado.

Este serviço da Saphety parece que vem complementar a fatura eletronica e só precisamos de utilizar um, já não precisa Saphety para CIUD-PT, multicert/digitalsign para as faturas em PDF, alguem já consegui perceber aquela API?

Os Preços parecem bastante bons.

marcolopes
13 minutes ago, rubenAlves said:

Em relação á Assinatura Digital dos Documentos (PDF) estou a tentar utilizar o Novo API da Saphety já estou a conseguir o token, envio o PDF para assinar e armazenar mas não estou a conseguir ir buscar o documento já assinado.

Este serviço da Saphety parece que vem complementar a fatura eletronica e só precisamos de utilizar um, já não precisa Saphety para CIUD-PT, multicert/digitalsign para as faturas em PDF, alguem já consegui perceber aquela API?

Os Preços parecem bastante bons.

É isso que estou a ponderar agora...

Uma vez que será necessário implementar um serviço de FE-AP, presumo que o mesmo sistema também trate da assinatura e entrega de documentos NÃO AP. É o que estão a fazer grandes empresas (via SAPHETY)

A questão aqui é que a SAPHETY não se liga aos outros brokers, e tal como já foi dito aqui, existe um broker que o faz (https://www.ilink.pt/ilink/pt/#/main) e eles entregam nos outros... (quais???). Este broker não me inspira grande confiança, pela falta de informação detalhada, documentação técnica, e até informações que deixam muito a desejar (além do mais, como "consumidor", jamais aderia a um serviço cujo contacto de apoio é um numero 707!!!)

Alguém tem ideia do custo POR DOCUMENTO dos maiores brokers, que tratem tanto de facturação electrónica, como da FE-AP?

Edited by marcolopes

The simplest explanation is usually the correct one

JAVA Utilities: https://github.com/marcolopes/dma

JorgeRocha
2 horas atrás, marcolopes disse:

...

A questão aqui é que a SAPHETY não se liga aos outros brokers, e tal como já foi dito aqui, existe um broker que o faz (https://www.ilink.pt/ilink/pt/#/main) e eles entregam nos outros... (quais???). Este broker não me inspira grande confiança, pela falta de informação detalhada, documentação técnica, e até informações que deixam muito a desejar (além do mais, como "consumidor", jamais aderia a um serviço cujo contacto de apoio é um numero 707!!!)

...

Também não achei grande piada a isto do 707, mas depois falei com eles e foram espetaculares.

Eles também fazem a assinatura de documentos, mas eu queria uma solução mais transversal, como  o @davdew05, para poder enviar faturas eletrónicas por isso optei pela multicert, alem de que ja era cliente eles antes com a possibilidade de assinar faturas.

Quando compras certificados podes comprar para faturas eletrónicas ou para outras coisas. Isso foi outro fator para escolher a multicert.

• Vote 1

Jorge Rocha

davdew05
4 horas atrás, JorgeRocha disse:

Boas,

Boa Noite,

Obrigado pela explicação, finalmente fiquei a perceber alguma coisa :). Será que pode disponibilizar o código que tens em c# para a multicert ? Já agora qual é o preço de cada documento assinado?

Mais uma vez obrigado.

Edited by davdew05
JorgeRocha
2 horas atrás, desconfiado disse:

Partilha aí o código de comunicação com a Multicert com o pessoal.

Ainda não comecei a tratar disso mas assim que acabar com a FE-AP e Saphety vou pegar nisso.

Tas a ver eu andei as voltas com isso depois vou olhar para a Saphety, embora já tenha a integração com a ilink

Claro que sim, eu não estou num sitio para te mandar isso, manda-me um pm para me lembrares, em mando-te o class toda que assim só chamas e tens o problema resolvido. Se descobrires bugs avisa ;)

Jorge Rocha

JorgeRocha
14 minutos atrás, davdew05 disse:

Boa Noite,

Obrigado pela explicação, finalmente fiquei a perceber alguma coisa :). Será que pode disponibilizar o código que tens em c# para a multicert ? Já agora qual é o preço de cada documento assinado?

Mais uma vez obrigado.

Certo, manda-me um pm que eu mando-te a class, agora não consigo.

Quando a preços, fica por volta dos 0,1 € por documentos assinado, mas isso pode variar com muitos fatores. 

• Vote 1

Jorge Rocha