Jump to content

Norma europeia de fatura eletrónica: eInvoicing - Diretiva 2014/55/EU

Recommended Posts

• Replies 715
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

• marcolopes

119

• CrominhO

91

• desconfiado

46

• JorgeRocha

38

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Ao contrário do passado com as guias de transporte e faturas, quem precisar de exemplo e implementação da Fatura Eletrónica XML em UBL que diga. Com validador incluído.

OK malta, ainda pensei que isto ia lá depois de esfumarem um pouco, mas estou a ver que não... Daqui a tempos, alguém, quem sabe um de vocês, vai precisar pesquisar uma cena qualquer no tópico, e o q

Sabem o que vos digo,  já comuniquei com eles pela(s) Empresa(s), super simpáticos, mas nem um Sim nem um Não, foi um NIN. Por enquanto é grátis e depois logo se vê.  Já comuniquei a título

Apesar de ainda não ter nenhum cliente com necessidade disto, também enviei.

Quando se começou a discutir este processo, até me parecia que tudo fazia sentido. Agora, lendo os vários comentários que os colegas aqui têm colocado, isto assemelha-se mais a uma grande trapalhada.

Resta esperar pela resposta dos senhores da eSPAP... pode ser que se faça luz!

• Vote 1
7 horas atrás, chesser disse:

Apesar de ainda não ter nenhum cliente com necessidade disto, também enviei.

Quando se começou a discutir este processo, até me parecia que tudo fazia sentido. Agora, lendo os vários comentários que os colegas aqui têm colocado, isto assemelha-se mais a uma grande trapalhada.

Resta esperar pela resposta dos senhores da eSPAP... pode ser que se faça luz!

De valor @chesser 🙂 ... Alguns que precisavam e não enviaram, e tu que não precisavas enviaste (pelo menos para já, porque irá chegar a altura em que até um vereador de um município vá almoçar, peça uma FT para a Camara, e já terá de ser FE-AP, imagino eu) 🙂

Mas prefiro ver o lado positivo. Acho que se faz história no P@P 🙂 , Se conseguirmos, em determinadas alturas, meter a concorrência de lado e unir forças, porque no final do dia estamos todos no mesmo barco, e vou-me abster de comentar a ASSOFT, acho que ganhamos todos. Teríamos ganho no passado junto da AT, e poderemos ganhar mais no futuro, porque obviamente uma coisa é 2 ou 3 empresas a reclamar ou a questionar, outra bem diferente, são 10 ou 20 empresas, que representam uns largos milhares de empresas :) 

As mentes humanas são realmente um local estranho!

16 hours ago, americob said:

Enviado!

Mais emails:

AEP - Associação Empresarial de Portugal
aep@aeportugal.pt

Associação Industrial Portuguesa - Câmara de Comércio e Indústria
aip@aip.pt

Associação Nacional de Jovens Empresários
anje@anje.pt

CIP – Confederação Empresarial de Portugal
geral@cip.org.pt

Edit: O email DSPCIT - Divisão Planeamento e Apoio Técnico: dspcit-dpat@dgci.min-financas.pt rejeitou o envio!

Os emails Qualidade no Serviço ao Contribuinte: qsc@at.gov.pt e AT - Fatura Eletrónica: e-fatura@at.gov.pt veieram devolvidos! #550 5.1.1 RESOLVER.ADR.RecipNotFound; not found ##

Enviado! Fiz uma revisão ao ultimo texto e adicionei os endereços em cima.

• Vote 2

The simplest explanation is usually the correct one

JAVA Utilities: https://github.com/marcolopes/dma

3 horas atrás, CrominhO disse:

Enviado (aquele mais calmo que meti, e alterado por alguns 🙂 )

Eu enviei o que o marcolopes indicou como "versão final". Pelo desenrolar dos posts fiquei com a impressão que era o resultado do que tinha sido "negociado" aqui.

Abraço

• Vote 1

Já tenho resposta da eSPAP, mas não sei se a posso publicar aqui, posso resumir.

Basicamente, é um NIM.

A adesão pelas diversas entidades públicas é voluntario. As que não quiserem aderir, trabalham com o broker que quiserem e por isso ficam fora do sistema.

Não percebi esta frase como resposta parcial à segunda pergunta: "Seja como for, os brokers em Portugal e na Europa têm acordos de interoperabilidade, o que possibilita a transmissão para qualquer destino."

Quem quiser, posso partilhar por MP.

• Vote 1
11 horas atrás, americob disse:

Já tenho resposta da eSPAP, mas não sei se a posso publicar aqui, posso resumir. (...)

Sim não convém, acho que existe um artigo no CPP que penaliza isso. Podemos é fazer como fizeste, dar a resposta por palavras nossas em vez de C&P. 

(...)Não percebi esta frase como resposta parcial à segunda pergunta: "Seja como for, os brokers em Portugal e na Europa têm acordos de interoperabilidade, o que possibilita a transmissão para qualquer destino." (...)

Penso que significa que eles podem comunicar entre eles, por forma a que os nossos clientes não tenham de aderir a todos os brokers quanto os clientes deles têm, basta que o broker que adiram tenha comunicação com os brokers dos clientes deles. O que já é uma boa novidade. Diria mesmo excelente novidade. Agora espero, que exista algum em Portugal que tenha acordos com os outros. 

(...)A adesão pelas diversas entidades públicas é voluntario. As que não quiserem aderir, trabalham com o broker que quiserem e por isso ficam fora do sistema. (...)

Isto deixa-me doente. Já tinha enviado Email a titulo individual, a uma grande empresa Pública, talvez das maiores, com conhecimento do MP, a questionar porque é que tendo na eSPAP um serviço gratuito, optaram por um serviço privado com custos enormes. Não obtive resposta. Mais tarde, reparei no site da eSPAP, não sei se por coincidência ou não, que a eSPAP iria ter um custo e que iria ser definido em Despacho. De resto, é a informação que se mantém aos dias de hoje

Agora pergunto, não enquanto programador, mas enquanto cidadão, como é possível, que tendo o Estado um Serviço Publico, cujo valor ainda irá sair em Despacho, como é que imensas empresas Públicas e Autarquias de todas as cores politicas, tenham gasto, centenas de milhares, milhões de euros, em Operadores privados, quando o estado tem um serviço Público, que mesmo que tenha custo, ainda não se sabe o valor?? ... Ou será que essas empresas publicas, autarquias e afins, já sabem que o custo pela eSPAP irá ser muito superior ao dos Brokers privados, mesmo antes de ser definido?? 😐

Isto é surreal. A única conclusão que chego, é que somos um País imensamente rico. E provavelmente, quando receber a resposta pelas empresas, envie mais uma vez a titulo individual, com conhecimento do MP, Tribunal de Contas e mais alguns órgãos, a perguntar como é possível isto ter, e estar a acontecer.  Quem garante que o serviço na eSPAP não irá ser um décimo do valor já contratado há 2 anos a empresas privadas por empresas publicas, que todos nós pagamos? Transcende-me honestamente... E mais uma vez, tenho conhecimento de autarquias de todas as cores politicas. 

Abraço

Edited by CrominhO

As mentes humanas são realmente um local estranho!

30 minutos atrás, CrominhO disse:

Penso que significa que eles podem comunicar entre eles, por forma a que os nossos clientes não tenham de aderir a todos os brokers quanto os clientes deles têm, basta que o broker que adiram tenha comunicação com os brokers dos clientes deles. O que já é uma boa novidade. Diria mesmo excelente novidade. Agora espero, que exista algum em Portugal que tenha acordos com os outros. 

Boas eu já falei nisto... 

31 minutos atrás, CrominhO disse:

(...)A adesão pelas diversas entidades públicas é voluntario. As que não quiserem aderir, trabalham com o broker que quiserem e por isso ficam fora do sistema. (...)

Isto é mentira por conhecimento de causa!

Jorge Rocha

9 horas atrás, CrominhO disse:

Agora espero, que exista algum em Portugal que tenha acordos com os outros.

É isso que me deixou a pensar.

Porque é que tem de ser um em Portugal?

Se calhar consegue-se mais facilmente arranjar um na Europa que comunique com todos, que fique mais barato e seja uma solução única para toda a gente. Toca a procurar!

• Vote 1
47 minutes ago, americob said:

É isso que me deixou a pensar.

Porque é que tem de ser um em Portugal?

Se calhar consegue-se mais facilmente arranjar um na Europa que comunique com todos, que fique mais barato e seja uma solução única para toda a gente. Toca a procurar!

Muito bem pensado.

É uma pena que o sistema esteja completamente desregulado!

Deveria existir pelo menos uma OBRIGAÇÃO de registo / certificação de BROKERS!

Afinal, qualquer um pode ser broker? E a garantia do arquivo documental, qualidade na entrega, etc etc?

3 hours ago, americob said:

Parece que não faltam brokers por essa Europa fora com interligação entre eles:

https://peppol.eu/who-is-who/openpeppol-member-list-2/

E, quem quiser fazer parte da lista (comunidade):

https://peppol.eu/get-involved/join-openpeppol/

Nice fees! 😕