Jump to content

Norma europeia de fatura eletrónica: eInvoicing - Diretiva 2014/55/EU

Recommended Posts

João Januário
15 horas atrás, CrominhO disse:

Eu tenho sobre parte.  Não sobre tudo. 

Mas isto é uma coisa que nos ultrapassa, não se trata só, de resto como até agora, de umas pessoas que estão sentadas e decidem sem conhecimento de causa, e de com isso fazerem-nos andar à pesca e fazer os clientes andarem a registar-se e a pagar em cada Broker, o que é surreal. 

Aqui vai mais longe. A ser verdade o que falamos e o que penso sobre a situação, exijo enquanto cidadão Português, saber porque raio um Município paga meio milhão para implementação de  um sistema de um Broker, obrigando todos os fornecedores a trabalhar com esse broker, quando na eSPAP é gratuito. Just that...

Isto merecia uma participação ao Tribunal de contas. Pensava eu que o País era pobre, afinal sou só eu, o País é muita rico, para cada Municipio por exemplo, ter o seu Broker e gastar milhares quando há uma solução gratuita, só pode ser um País rico

EDIT: https://www.espap.gov.pt/spfin/Paginas/spfin.aspx#maintab5

"A eSPap coordena a implementação da Fatura Eletrónica na Administração Pública (FE-AP). Com o Decreto-Lei n.º 123/2018, de 28 de dezembro, (ver linguagem clara) foi atribuída à eSPap a competência para emitir requisitos técnicos e funcionais que suportem a implementação da faturação eletrónica, desenvolver instrumentos de apoio às entidades abrangidas e fornecer a solução para receção e processamento de faturas eletrónicas. O valor a pagar pela solução será aprovado por despacho do membro do Governo responsável pela área das finanças"

Tirado hoje.

Mais claro que isto é impossível. À eSPAP, além de coordenar a implementação, compete desenvolver instrumentos e fornecer a solução para a receção e processamento de facturas electronicas. O valor a pagar pela solução, será aprovado por despacho. 

E agora os Brokers? e as centenas de milhares e milhares que já foram gastos???  😐

Boas a todos.

Pois. É isso mesmo. Isto está muito complicado se for como dizem.

Neste momento temos clientes a pedir ligação com os seus fornecedores que têm os seguintes empresas como intermediárias: Saphety, GTS, Yet, Seres, etc

O problema é tempo e rentabilidade em manter integração com todos estes players.

É por isso que coloquei a possibilidade e rentabilizar o trabalho de todos os que já implementaram alguma solução, com a devida compensação monetária, é claro.

Quando as empresas que fornecem o serviço falavam em APIs, ainda pensei que teria uma dll para realizar todo o trabalho de tradução e envio do XML CIUS, mas não, cada um tem as suas "manias" e o trabalho é das empresas que pretendem fazer a integração. 

Enfim.

• Replies 715
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

• marcolopes

119

• CrominhO

91

• desconfiado

46

• JorgeRocha

38

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Ao contrário do passado com as guias de transporte e faturas, quem precisar de exemplo e implementação da Fatura Eletrónica XML em UBL que diga. Com validador incluído.

OK malta, ainda pensei que isto ia lá depois de esfumarem um pouco, mas estou a ver que não... Daqui a tempos, alguém, quem sabe um de vocês, vai precisar pesquisar uma cena qualquer no tópico, e o q

Sabem o que vos digo,  já comuniquei com eles pela(s) Empresa(s), super simpáticos, mas nem um Sim nem um Não, foi um NIN. Por enquanto é grátis e depois logo se vê.  Já comuniquei a título

marcolopes
5 minutes ago, João Januário said:

Boas a todos.

Pois. É isso mesmo. Isto está muito complicado se for como dizem.

Neste momento temos clientes a pedir ligação com os seus fornecedores que têm os seguintes empresas como intermediárias: Saphety, GTS, Yet, Seres, etc

O problema é tempo e rentabilidade em manter integração com todos estes players.

É por isso que coloquei a possibilidade e rentabilizar o trabalho de todos os que já implementaram alguma solução, com a devida compensação monetária, é claro.

Quando as empresas que fornecem o serviço falavam em APIs, ainda pensei que teria uma dll para realizar todo o trabalho de tradução e envio do XML CIUS, mas não, cada um tem as suas "manias" e o trabalho é das empresas que pretendem fazer a integração. 

Enfim.

Portanto, um serviço de INTEGRAÇÃO de BROKERS! :D

• Vote 1

The simplest explanation is usually the correct one

JAVA Utilities: https://github.com/marcolopes/dma

JorgeRocha
Em 18/02/2021 às 23:19, João Januário disse:

...

...

Boas, 

Estou contigo, @João Januário.

Ora bem, eu contatei um broker e posso dizer o que me disseram.

- Os ESPAP só garantem o receber / prestar o serviço para entidades centrais do estado, onde não estão incluídos institutos públicos, universidades ou camaras municipais. Cada um destes organismos públicos devem garantir os serviços num broker. Eu tenho conhecimento que uma universidade teve de comparar o serviço porque foi dito perentoriamente pelos ESPAP que não prestavam este serviço a essa universidade publica. 

- O broker que eu contactei e que já estou tentar integrar (não me parece complicado), e que posso facilitar ajuda sem grandes problemas, referiu que envia para outros brokers (com processos de troca de informação) menos com a Saphety, porque estes não querem integrações com ninguém. Alias eles acham isto ridículo, exatamente pelos motivos já anunciados por alguns.

- Isto acontece porque a lei assim o permite. Existe ainda a esperança, pelo menos para esse broker que essa situação seja alterada e que a Saphety seja obriga a partilhar informação dos clientes que possui ...

Nada mais sei sobre assunto, mas concordo que no mínimo é um insulto esta situação, vamos passar a ter duas internet ? uma do google outra da microsoft ? e uma não fala com a outra ? mas em que mundo é que nos estamos... só em Portugal mesmo...    

• Vote 2

Jorge Rocha

desconfiado

Hoje recebi mais uma chamada de um cliente que vai ter que pagar a mais um broker, ANO software, para poder emitir facturas para um cliente. Nós não temos comunicação com esse broker. E agora? Vamos ter que desenvolver interfaces para cada broker que os clientes aderirem? Isto é RIDICULO! É um caos autêntico.

• Vote 1
JorgeRocha
38 minutos atrás, desconfiado disse:

Hoje recebi mais uma chamada de um cliente que vai ter que pagar a mais um broker, ANO software, para poder emitir facturas para um cliente. Nós não temos comunicação com esse broker. E agora? Vamos ter que desenvolver interfaces para cada broker que os clientes aderirem? Isto é RIDICULO! É um caos autêntico.

O que está a dar é fazer um broker pelos visto !

Estes também não falam com ninguém ?

• Vote 1

Jorge Rocha

marcolopes
1 hour ago, desconfiado said:

Exactamente como defino o cenário da FE-AP há muitos meses... CAOS!!!

CrominhO
Em 20/02/2021 às 00:52, JorgeRocha disse:

(...)- Os ESPAP só garantem o receber / prestar o serviço para entidades centrais do estado, onde não estão incluídos institutos públicos, universidades ou camaras municipais. Cada um destes organismos públicos devem garantir os serviços num broker. Eu tenho conhecimento que uma universidade teve de comparar o serviço porque foi dito perentoriamente pelos ESPAP que não prestavam este serviço a essa universidade publica. (...)

Eu não tenho a certeza que seja assim @JorgeRocha, especialmente olhando ao Decreto-Lei n.º 123/2018, acho que há aí 2 situações. Em todo o caso, mesmo que seja como dizes, à eSPAP compete a coordenação e implementação da FE-AP em Portugal. Como tal, mesmo que seja como dizes, a ultima palavra é deles, e eles têm de se entender com os Brokers. Acho que aqui estamos de acordo.  

Citação

São contraentes públicos, o Estado, as Regiões Autónomas, as autarquias locais, os institutos públicos, o Banco de Portugal e as restantes entidades identificadas no artigo 3.º do Código dos Contratos Públicos (CCP) - Decreto-Lei n.º 111-B/2017, de 31 de agosto. Exemplos de contraentes públicos: Direção-Geral ou Regional, Governo Regional, Município, Freguesia, Agrupamento de Escolas, Hospital, outras entidades maioritariamente financiadas com dinheiro público.

Agora no que falas em cima, há de facto uma diferença; 

A Factura electrónica, caracteriza-se por alguns pontos, e a FE-AP, não foge de muitos deles, como estar online durante 15 Anos, ser auditado por uma entidade terceira, e afins. E aí sim, talvez exista diferença da Administração Central para os restantes Públicos.  E até faz sentido, porque o Estado não tem de pagar "alojamento" de documentos para uma Autarquia

Mas se assim não fosse, eles não tinham dito, como eu meti no Post anterior, que o valor irá ser conhecido em despacho posterior. Então iam cobrar o quê? penso que seja precisamente o alojamento. 

Em relação aos "Brokers", já conto com 8 ou 9. Mas honestamente, e apesar da pressão que os institutos e autarquias fazem sobre os clientes, ainda não me preocupei porque tem de mudar.  O pessoal tem falado e bem da comunicação aos Brokers. Mas a questão, é que além de toda a embrulhada, aquilo não é só uma comunicação. Aquilo é literalmente uma Conta-Corrente de documentos com o "Broker", ou seja, temos de possibilitar upload, download, consulta e afins 😐 

Aquilo não é o Werbservice da AT, aquilo é uma Conta-Corrente de documentos no Broker como eu fiz com a AT, e isso duplica ou triplica o trabalho. De resto, a única vantagem em utilizar um "Broker" porque já têm a plataforma pronta. 

As mentes humanas são realmente um local estranho!

marcolopes
32 minutes ago, CrominhO said:

Sabem o que vos digo, 

já comuniquei com eles pela(s) Empresa(s), super simpáticos, mas nem um Sim nem um Não, foi um NIN. Por enquanto é grátis e depois logo se vê. 

Já comuniquei a título pessoal, enquanto cidadão, com uma Empresa publica com conhecimento do MP. De resto, não acredito que tenha sido por minha causa, mas ironicamente pouco depois já tinham no site a dizer que o valor iria sair em despacho. 

Resta-nos, se estiverem de acordo (metam Like para se perceber), fazer um Email, mas curto e simples, enviarmos todos à eSPAP. Porque juntos somos mais fortes. Eles não sabem se estão a falar com uma SH de software Vertical ou horizontal, e isso faz toda a diferença. 

Do Género; 

Isto é só um exemplo, sujeito a todas as vossas alterações e ás nosssas questões, tem é de ser sucinto. 

Tenho para mim, que se eles receberem 5 Emails iguais, de empresas de desenvolvimento diferentes, irão olhar para as coisas de outra maneira, tal como a AT. Se receberem 10, tanto melhor, mais atenção irão dar.  Muito mais do que a ASSOFT

Sendo que 10 Emails, dado o numero de softwares, pessoas, aqui representados no P@P não é muito. E escusamos de andar "à pesca" a pensar o que vai ser ou deixar de ser. 

Digam se pretendem, e como pretendem. Eu envio por duas empresas. 

Mete aí os endereços para onde devemos enviar, e vai já amanhã...

Também envio isso sem problemas.

Tenho 1 caso de um cliente que basicamente o trabalho deles é trabalhar para os municípios, universidades etc, pelo que se ja andou a ver são para já 5 os brokers diferentes que têm de aderir,  saphety, yet, generix, seres e edicom... que caus...

• Vote 1
CrominhO

Bem pessoal, 

dado o feedback, e conhecendo algumas das empresas, não sei se não temos 50 ou 60 mil empresas, o que não é coisa pouca.  Não sei, se numa próxima situação, não poderíamos em privado, criar uma lista c/ os n/ emails pessoais (nem que tenhamos que criar um para o efeito), por causa de não haver stresses com "concorrências", para que as entidades tenham noção do que estamos a falar. Depois eles se quiserem que confirmem com cada um de nós os números :-) ... Mas enfim, agora isto.   

CrominhO

O email que fiz foi isto, 

não sei se alguém tem mais alguma questão, se não houver, amanhã segue da minha parte por parte de duas empresas, 

Citação

Para: sgpve@espap.gov.pt; SPFin.B2AP@espap.gov.pt
CC:   cc@espap.gov.pt

Assunto: Questões/dúvidas Facturação Eletrónica Administração Pública (FE-AP) 

Identificação da Empresa, 

Exmos. senhores, 
Sendo nós, uma empresa de desenvolvimento de aplicações informáticas, nomeadamente de Facturação, com inúmeros clientes (empresas) a nível nacional, e a eSPAP a entidade responsável por coordenar a implementação da Fatura Eletrónica na Administração Pública (FE-AP), conforme disposto pelo DL nº 123/2018, 
gostaríamos da v/ ajuda/resposta nos seguintes pontos; 

a eSPAP é responsável por toda a Administração Pública ou só pela Administração Central? Engloba autarquias? 

Os nossos clientes (empresas privadas), com clientes que utilizam vários Operadores, que não comunicam entre si, têm de contratar os serviços de cada operador? Termos diversos clientes empresas, que têm clientes a trabalhar com 6 e 7 operadores diferentes, como se processa esta situação?  
A n/ ver, é absolutamente contraproducente, dispendioso, e quase impraticável, uma Micro Empresa, que por exemplo tenha como clientes 5 ou 6 autarquias, ter contratar os serviços de 5 ou 6 operadores diferentes. Não deveria haver um "Standard"? 

Os operadores privados não deveriam ser obrigados a comunicar entre eles, de maneira a que uma Empresa não tenha de contratar cada operador conforme o que o cliente deles utiliza? 

O v/ serviço, irá comunicar com os outros operadores privados? 

Têm previsão de quando sairá o Despacho a definir os valores da eSPAP como têm n/ v/ sitio de Internet? 

Muito Obrigado,
Cumprimentos,

Edit: @JorgeRocha

Edited by CrominhO
  • Vote 1

JorgeRocha
12 minutos atrás, CrominhO disse:

Os operadores privados não deveriam comunicar todos entre eles, de maneira a que uma Empresa não tenha de contratar cada operador conforme o que o cliente deles utiliza? 

Viva

eu fazia aqui uma pequena alteração:

Os operadores privados não deveriam ser obrigados a comunicar entre eles, de maneira ...

Jorge Rocha

Jose Silva
15 hours ago, CrominhO said:

Sabem o que vos digo, 

já comuniquei com eles pela(s) Empresa(s), super simpáticos, mas nem um Sim nem um Não, foi um NIN. Por enquanto é grátis e depois logo se vê. 

Já comuniquei a título pessoal, enquanto cidadão, com uma Empresa publica com conhecimento do MP. De resto, não acredito que tenha sido por minha causa, mas ironicamente pouco depois já tinham no site a dizer que o valor iria sair em despacho. 

Resta-nos, se estiverem de acordo (metam Like para se perceber), fazer um Email, mas curto e simples, enviarmos todos à eSPAP. Porque juntos somos mais fortes. Eles não sabem se estão a falar com uma SH de software Vertical ou horizontal, e isso faz toda a diferença. 

Do Género; 

Isto é só um exemplo, sujeito a todas as vossas alterações e ás nosssas questões, tem é de ser sucinto. 

Tenho para mim, que se eles receberem 5 Emails iguais, de empresas de desenvolvimento diferentes, irão olhar para as coisas de outra maneira, tal como a AT. Se receberem 10, tanto melhor, mais atenção irão dar.  Muito mais do que a ASSOFT

Sendo que 10 Emails, dado o numero de softwares, pessoas, aqui representados no P@P não é muito. E escusamos de andar "à pesca" a pensar o que vai ser ou deixar de ser. 

Digam se pretendem, e como pretendem. Eu envio por duas empresas. 

Contem comigo.

• Vote 1