Jump to content

Norma europeia de fatura eletrónica: eInvoicing - Diretiva 2014/55/EU

Recommended Posts

• Replies 636
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

• marcolopes

106

• CrominhO

77

• desconfiado

42

• Vitor Pereira

37

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Ao contrário do passado com as guias de transporte e faturas, quem precisar de exemplo e implementação da Fatura Eletrónica XML em UBL que diga. Com validador incluído.

OK malta, ainda pensei que isto ia lá depois de esfumarem um pouco, mas estou a ver que não... Daqui a tempos, alguém, quem sabe um de vocês, vai precisar pesquisar uma cena qualquer no tópico, e o q

Entrei isto na net Gostava de saber a vossa opinião https://www.espap.gov.pt/Documents/servicos/sp_fin/v1.6.7_Manual_Fornecedores_1.6_Doc_Eletronicos.pdf Se alguem souber do schema xsd.

nunopicado
Agora, marcolopes disse:

Não vamos... já temos! Está assim decidido há muitos meses... mas o XSD é uma miragem...

Olha se eu tinha feito antes... :cheesygrin:
Mas gosto de standards. Se é assim, melhor.
Mas realmente, um XSD dava jeito.

• Vote 1

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

marcolopes
15 minutes ago, nunopicado said:

Não dava jeito... É a ÚNICA opção viável... o resto é simplesmente INSANIDADE...

Dá uma vista de olhos no documento de sintaxe do CIUS-PT!!! https://www.espap.gov.pt/Documents/servicos/sp_fin/Representacao_Sintaxica_CIUS-PT_UBL2.1_V2.0.0.xlsx.zip

Edited by marcolopes

The simplest explanation is usually the correct one

JAVA Utilities: https://github.com/marcolopes/dma

14 minutos atrás, nunopicado disse:

Foi o que muitos fizeram... Fizeram antes e agora têm de alterar lol

Sabes Nuno, é um daqueles Standards que nao é bem Standard. Só é standard até aparecer o próximo Standard :D a Lei ainda nao entrou realmente em vigor e já vamos no 3º Standard :D LOL

As mentes humanas são realmente um local estranho!

marcolopes
2 minutes ago, CrominhO said:

Sabes Nuno, é um daqueles Standards que nao é bem Standard. Só é standard até aparecer o próximo Standard :D a Lei ainda nao entrou realmente em vigor e já vamos no 3º Standard :D LOL

É STANDARD sim senhora!!! Tal como o SAFT, tem variante PT...

nunopicado
59 minutos atrás, CrominhO disse:

Sabes o que dizem dos standards...

• Tens 15 formas de fazer uma coisa
  • Crias um standard para fazer essa coisa
  • Tens agora 16 formas de fazer uma coisa

:D

• Vote 2

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

desconfiado

Bom dia.

Desculpem a minha ignorância mas saiu alguma novidade sobre o CIUS-PT? É que já há um ano que se sabe que o CIUS-PT é o standard adoptado em Portugal.

Já foi publicada a estrutura e até um validador. Os webservices também já estão disponíveis mas só por pedido do cliente final.

Há alguma alteração que eu desconheça?

marcolopes
6 hours ago, desconfiado said:

Bom dia.

Desculpem a minha ignorância mas saiu alguma novidade sobre o CIUS-PT? É que já há um ano que se sabe que o CIUS-PT é o standard adoptado em Portugal.

Já foi publicada a estrutura e até um validador. Os webservices também já estão disponíveis mas só por pedido do cliente final.

Novidades foram saindo no site da ESPAP, com cada vez mais informação sobre o CIUS-PT. Mas ficheiros "técnicos" (XSD), zero.

Edited by marcolopes

Em 08/11/2020 às 11:59, desconfiado disse:

Bom dia.

Já tens a funcionar? 😕 falta a estrutura em XSD(?) 😕 ... ou sou eu que já estou desatualizado? 

desconfiado
12 horas atrás, CrominhO disse:

Já tens a funcionar? 😕 falta a estrutura em XSD(?) 😕 ... ou sou eu que já estou desatualizado? 

A funcionar 100% não. Ainda não me dediquei a isso mas já tenho as especificações dos webservices e credenciais para testar.

Também já estou a gerar um XML (incompleto) e existe um validador para testar. Isto pelo menos desde Julho/Agosto deste ano.

Entretanto eu coloquei esta questão em standby.

marcolopes
15 hours ago, desconfiado said:

ambém já estou a gerar um XML (incompleto) e existe um validador para testar. Isto pelo menos desde Julho/Agosto deste ano.

Entretanto eu coloquei esta questão em standby.

Gerar um XML a partir de...? Especificações "texto"? Sem um ficheiro técnico XSD??

desconfiado
10 horas atrás, marcolopes disse:

Gerar um XML a partir de...? Especificações "texto"? Sem um ficheiro técnico XSD??

A saphety enviou-me, isto já em finais de 2019, um exemplo de um xml de uma factura. Cheguei até a fazer uns testes com ele mas sinceramente parei e não voltei a pegar nesta questão. Entretanto temos um cliente que trabalha muito com organismos publicos a quem demos indicações para fazerem um registo na FE-AP e eles receberam informação sobre os webservices deles, credenciais, validador do UBL 2.1 CIUS-PT. Também tens o schematron para validar a estrutura do XML.

Como te digo eu parei com isto. Mas entretanto já temos mais alguns clientes a pedir para enviar facturas electronicas a alguns clientes deles, GALP por exemplo, e vou ter que retomar isto até ao final deste mês. Quando retomar este assunto já poderei dar mais informações. Há uns meses atrás eu cheguei a colocar aqui algumas informações sobre isto.

• Vote 2
4 horas atrás, desconfiado disse:

A saphety enviou-me, isto já em finais de 2019, um exemplo de um xml de uma factura. Cheguei até a fazer uns testes com ele mas sinceramente parei e não voltei a pegar nesta questão. Entretanto temos um cliente que trabalha muito com organismos publicos a quem demos indicações para fazerem um registo na FE-AP e eles receberam informação sobre os webservices deles, credenciais, validador do UBL 2.1 CIUS-PT. Também tens o schematron para validar a estrutura do XML.

Como te digo eu parei com isto. Mas entretanto já temos mais alguns clientes a pedir para enviar facturas electronicas a alguns clientes deles, GALP por exemplo, e vou ter que retomar isto até ao final deste mês. Quando retomar este assunto já poderei dar mais informações. Há uns meses atrás eu cheguei a colocar aqui algumas informações sobre isto.

Tens razão @desconfiado, desculpa... Voltei a olhar para aquilo e os XSDs vêm todos na pasta... Em todo o caso, não traz (os que tenho) as alterações que fizeram, penso que já deva haver novos que são enviados a quem se inscrever agora ou a quem já se inscreveu e que tenha recebido atualizações. 

Em todo o caso, tem tanta FAQ, tanta ajuda, e não fizeram o "Link" ás SH como fez a AT. Por exemplo, a AT fez um raio de um PDF a explicar como criar os utilizadores na Pagina da AT para Werbservice e afins. Porque no fundo, quem vai fazer aquilo, vão ser os CCs ou os informaticos, ainda que dentro da Pagina do Cliente. 

E aqui é igual, deveriam ter criado um PDF para os CCs ou os informaticos procederem ao registo de cada empresa. :-\ Já para não falar que podiam ter uma DEMO para todas as SHs.. Mas enfim. 

Mas tens razão, obrigado 👍

marcolopes
19 minutes ago, CrominhO said:

Tens razão @desconfiado, desculpa... Voltei a olhar para aquilo e os XSDs vêm todos na pasta... Em todo o caso, não traz (os que tenho) as alterações que fizeram, penso que já deva haver novos que são enviados a quem se inscrever agora ou a quem já se inscreveu e que tenha recebido atualizações. 

Em todo o caso, tem tanta FAQ, tanta ajuda, e não fizeram o "Link" ás SH como fez a AT. Por exemplo, a AT fez um raio de um PDF a explicar como criar os utilizadores na Pagina da AT para Werbservice e afins. Porque no fundo, quem vai fazer aquilo, vão ser os CCs ou os informaticos, ainda que dentro da Pagina do Cliente. 

E aqui é igual, deveriam ter criado um PDF para os CCs ou os informaticos procederem ao registo de cada empresa. :-\ Já para não falar que podiam ter uma DEMO para todas as SHs.. Mas enfim. 

Mas tens razão, obrigado 👍

Os XSD do UBL não me interessam para nada..

O que é preciso é que sejam disponibilizados os XSD do formato CIUS-PT.

Não vou perder tempo com formatos "descontinuados"...

desconfiado
18 minutos atrás, marcolopes disse:

Atenção que o CIUS-PT é apenas um "subset" do UBL 2.1. O formato será praticamente igual com apenas algumas modificações pouco significativas.

Mas, como disse, vou começar esta semana ou na próxima a debruçar-me sobre este assunto. Na altura já poderei dar mais informação.

Daquilo que me fui apercebendo em relação á comunicação das facturas em formato electrónico, a eSPAP é responsável por receber as facturas emitidas a entidades publicas e similares e a adesão aos seus serviço é gratuita. Tem que ser efetuado o pedido de adesão pelo cliente e não por nós pessoal do software. Eles depois dão as informações ao cliente (como se fosse o cliente a desenvolver... lol).

Em relação ás empresas privadas, tipo GALP e outras, o cliente terá que contratar os serviços de um broker, tipo saphety, para receber as facturas.

Já temos alguns clientes a receber, por parte de clientes deles, pedidos de adesão á factura electrónica (empresas do grupo GALP, por exemplo).

Este negócio dos brokers vai ser uma mina para alguns...

• Vote 1
25 minutos atrás, marcolopes disse:

Pois liguei mesmo agora para a EsPAP e quem me atendeu foi honesto e sincero e diz que não está mesmo a par da questão. 

na EsPAP, questões de FE-AP só por Email. 

Tenho uma questão que se calhar é burrice minha, mas que é o mais importante 😕 ... A EsPAP, vai fornecer o serviço gratuito aos clientes ou não? ou temos sempre de aderir a um "Broker" ??  @desconfiado

@brunotoira eu sei que a vontade não deve ser muita, até pelo que te disseram na altura, mas eu além de ter repudiado tudo o que disseram na altura ainda me enervei e não dou mais para esse peditório...  Dá lá aí uma ajudinha por favor :( ... Tu falaste que a EsPAP (estado) tinha contratado com a Saphety um serviço para fornecer  um serviço, passo a redundância. Alojamento(guardar os documenos)? ou mesmo toda a comunicação? 

Ou melhor por outras palavras, se eu ficar com a tua APP, os meus clientes terão de pagar os 9€ Basic, 39€ advanced? etc... à saphety ou não?? 

Ajuda lá amigo. 

marcolopes
8 minutes ago, desconfiado said:

Atenção que o CIUS-PT é apenas um "subset" do UBL 2.1. O formato será praticamente igual com apenas algumas modificações pouco significativas.

Mas, como disse, vou começar esta semana ou na próxima a debruçar-me sobre este assunto. Na altura já poderei dar mais informação.

Daquilo que me fui apercebendo em relação á comunicação das facturas em formato electrónico, a eSPAP é responsável por receber as facturas emitidas a entidades publicas e similares e a adesão aos seus serviço é gratuita. Tem que ser efetuado o pedido de adesão pelo cliente e não por nós pessoal do software. Eles depois dão as informações ao cliente (como se fosse o cliente a desenvolver... lol).

Em relação ás empresas privadas, tipo GALP e outras, o cliente terá que contratar os serviços de um broker, tipo saphety, para receber as facturas.

Já temos alguns clientes a receber, por parte de clientes deles, pedidos de adesão á factura electrónica (empresas do grupo GALP, por exemplo).

Brokers e emissores de certificados digitais...

2 minutos atrás, desconfiado disse:

Pois e eu não só concordo com tudo o que disseste, desde a alteração o CIUS-PT ser uma alteração do UBL 2.1 como a cena que falei em cima, de terem de ser os nossos clientes a aderir, e até agradeço porque Informação é pouca ou nenhuma. 

Mas quem me parecia estar mais dentro disto e até começou a explicar esta parte, porque já o tinha feito, o Bruno, caíram todos em cima dele por causa do rapaz falar em valores de uma APP, como se fosse alguma coisa de outro Mundo 😕 ... E agora a parte mais importante, que é saber como funciona o sistema, estamos OFF lol... 

Eu disse em cima, que não ia dar mais para este peditório, mas ainda agora fiz o raio de uma APP e meti gratuita aqui que já vai com 802 Downloads. Ora decidi meter gratuito, mas se metesse valor era alguma coisa de outro Mundo? o Pessoal não compra Componentes e DLLs noutros sitios? 😕 ... Enfim, já passou... Espero que o @brunotoira nos possa ajudar nesta questão...

• Vote 1

desconfiado
3 minutos atrás, CrominhO disse:

Eu disse em cima, que não ia dar mais para este peditório, mas ainda agora fiz o raio de uma APP e meti gratuita aqui que já vai com 802 Downloads. Ora decidi meter gratuito, mas se metesse valor era alguma coisa de outro Mundo? o Pessoal não compra Componentes e DLLs noutros sitios? 😕 ... Enfim, já passou... Espero que o @brunotoira nos possa ajudar nesta questão...

Mas essa App é para quê exactamente?

Tanto quanto entendi, o sistema dos brokers é um repositório de documentos. Eles guardam os documentos durante 20 anos. O cliente que faz a factura tem sempre o histórico dos documentos e o destinatário da factura "recebe" na área dele a informação dessa factura e confirma, entre outras opções, a recepção dessa factura.