Jump to content

Norma europeia de fatura eletrónica: eInvoicing - Diretiva 2014/55/EU

Recommended Posts

• Replies 826
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

• marcolopes

137

• CrominhO

92

• desconfiado

70

• JorgeRocha

56

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Ao contrário do passado com as guias de transporte e faturas, quem precisar de exemplo e implementação da Fatura Eletrónica XML em UBL que diga. Com validador incluído.

OK malta, ainda pensei que isto ia lá depois de esfumarem um pouco, mas estou a ver que não... Daqui a tempos, alguém, quem sabe um de vocês, vai precisar pesquisar uma cena qualquer no tópico, e o q

Sabem o que vos digo,  já comuniquei com eles pela(s) Empresa(s), super simpáticos, mas nem um Sim nem um Não, foi um NIN. Por enquanto é grátis e depois logo se vê.  Já comuniquei a título

Em 23/09/2020 às 18:42, nunopicado disse:

Sim e não...

O código é gerado localmente, e só precisa de duas informações que terás de ter no momento da criação do documento:

- Código da Série
- Número do Documento

O nº, claro, terás assim que gravares o documento.
O código da série já o terás na altura da criação do documento.

Como o obtens? Ó pá, não faço ideia. Acho que nem a AT ainda sabe bem isso. 😁

As séries terão de ser comunicadas, em princípio a partir de Dezembro, e quando o fizeres, recebes um código, que irás usar depois para criar o ATCUD/QRCode.

Se a comunicação das séries será feita por webservice, não tenho ideia. Acho que faria sentido, mas teremos de aguardar novidades.

Boa tarde,

Não compliquemos o que é simples.

Todas as series terão que ser comunicadas à AT para ter o seu ATCUD. (isto é feito uma vez na vida da série). O processo de como obter ainda é segredo.

Para gerar o QR precisa dos dados do documento, inclusive o ATCUD da respectiva serie, os 4 dígitos do HASH entre outras informações, mas todas elas estão disponíveis na sua aplicação.

Só seguir a norma da geração do QRCode emitida pela AT.

No fim só espero que a impressora não seja de agulhas (Matricial).😁

Ficamos a aguardar então a forma de obter o ATCUD de cada série e a forma de guardar o SAFT-PT+IES encriptado para as finanças não ler o que já todos sabem. Mas como se diz, coração que não vê não sofre......

marcolopes
Em 23/09/2020 às 19:47, Sergio. disse:

Todas as series terão que ser comunicadas à AT para ter o seu ATCUD. (isto é feito uma vez na vida da série). O processo de como obter ainda é segredo.

Para gerar o QR precisa dos dados do documento, inclusive o ATCUD da respectiva serie, os 4 dígitos do HASH entre outras informações, mas todas elas estão disponíveis na sua aplicação.

Só seguir a norma da geração do QRCode emitida pela AT.

No fim só espero que a impressora não seja de agulhas (Matricial). 😁

Ficamos a aguardar então a forma de obter o ATCUD de cada série e a forma de guardar o SAFT-PT+IES encriptado para as finanças não ler o que já todos sabem. Mas como se diz, coração que não vê não sofre......

Usem o tópico onde está a ser debatido o assunto das "legalidades" da AT!! 😄 https://www.portugal-a-programar.pt/forums/topic/77364-at-questões-legais

The simplest explanation is usually the correct one

JAVA Utilities: https://github.com/marcolopes/dma

Em 23/09/2020 às 23:41, marcolopes disse:

Usem o tópico onde está a ser debatido o assunto das "legalidades" da AT!! 😄 https://www.portugal-a-programar.pt/forums/topic/77364-at-questões-legais

Já agora, para não andarem à procura nas 246 páginas desse tópico, aqui fica o link para o início da questão do QR Code. :)

https://www.portugal-a-programar.pt/forums/topic/77364-at-questões-legais/page/237/?tab=comments#comment-619045

Em 23/09/2020 às 18:47, Sergio. disse:

Boa tarde,

(...)

@Sergio. fico um bocadinho confuso, quando se tenta corrigir algo que já está correcto. Não percebo o que é que o @nunopicado complicou, aliás, há 11 anos neste fórum se a memoria não me falha, e o Nuno é das pessoas que menos liga o "complicómetro", pelo contrário, até tem uma paciência e uma clareza incomum para explicar algumas coisas, coisa que por exemplo eu admito que já não tenho. De maneira que fico confuso com a tua "correcção" ao Post dele. Acresce, que se levarmos à letra o que ambos escreveram, quem complica és tu, porque se os sistemas (Webservice) não permitem, já na lei é sim permitido reiniciar a série no final do exercício, como tal aos "olhos da lei, não dos sistemas", até próxima alteração, não será feito uma vez na vida da série como dizes. 

Não me leves a mal, mas honestamente não percebo correções ao que está certo, e ainda por cima complicando ainda mais para quem não sabe as coisas.

As mentes humanas são realmente um local estranho!

Em 29/09/2020 às 01:47, CrominhO disse:

Não me leves a mal, mas honestamente não percebo correções ao que está certo, e ainda por cima complicando ainda mais para quem não sabe as coisas.

@CrominhO é a tua opinião, mas o assunto era ATCUD e para quem não é complicado foste buscar reiniciar serie no fim do exercício....que imaginação....😂
Só quero aqui deixar claro que não foi minha intenção denegrir o @nunopicado em nenhum sentido e concordo contigo sobre a sua infinita bondade e paciência.

nunopicado

Infinita bondade e paciência?

Ó diabo...
Acho que vou formar uma nova religião, a IURN: Igreja Universal do Reino do Nuno.
Já estou a aceitar donativos, pela salvação das vossas almas.
Para donativos acima do salário mínimo nacional, entrego certificado de propriedade de lugar cativo no céu da IURN (mas não passo fatura para o IRS).

• Vote 2

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Em 07/11/2020 às 00:34, Sergio. disse:

@CrominhO é a tua opinião, mas o assunto era ATCUD e para quem não é complicado foste buscar reiniciar serie no fim do exercício....que imaginação....😂
Só quero aqui deixar claro que não foi minha intenção denegrir o @nunopicado em nenhum sentido e concordo contigo sobre a sua infinita bondade e paciência.

@Sergio. agora até com o cérebro a andar para trás lol, isto já não anda bom, mas assim pior ainda lol, tive de ir ler posts para trás para ver o que tavas a falar e a minha resposta... É uma boa técnica (não estou a dizer  q foi o caso), mas quando eu achar que estou a "perder" numa discussão, saio de fininho, e depois respondo passados 2 meses 😄 quem vier atrás, com ou sem razão, que se entenda lol

Agora a sério, 

1 º na altura achei que a resposta do Nuno foi suficiente e tu disseste-lhe para ele não complicar.  

2 º Depois dizes que o ATCUD é uma vez na vida da série, e se formos "fundo" na legislação, nem isso nós sabemos se é verdade ;) , por isso complicaste e corrigiste o correcto lol 😄 

1 hora atrás, nunopicado disse:

Ó diabo...
Acho que vou formar uma nova religião, a IURN: Igreja Universal do Reino do Nuno.
Para donativos acima do salário mínimo nacional, entrego certificado de propriedade de lugar cativo no céu da IURN (mas não passo fatura para o IRS).

Olha uma coisa é certa, tás isento de impostos LOL 

Incrível este País lol, esquecendo as crenças de cada um, mas se a Católica, a par dos militares, tem sido a SAFA de um País sem SNS nesta altura, todas as outras de nada se tem ouvido, a não ser Centenas de milhares e mesmo milhoes isentos de impostos lol... Das duas uma, ou vivemos num País super rico que não precisa de dinheiro, ou tributar educação e saúde ainda que com taxas intermédias ou reduzidas e Isentar as Igrejas é algo que deve ser essencial à sobrevivência do País lol 

Em 07/11/2020 às 01:03, nunopicado disse:

Ó diabo...

Provavelmente será mais lucrativo que o negocio actual, mas essa de não passares factura para o IRS, impede-me de contribuir......senão faria já um bom donativo.

nunopicado
Em 07/11/2020 às 15:24, Sergio. disse:

Provavelmente será mais lucrativo que o negocio actual, mas essa de não passares factura para o IRS, impede-me de contribuir......senão faria já um bom donativo.

Ah, caraças... Tenho de repensar o meu modelo de negócio.
Parecia funcionar com as igrejas existentes! 😁

Em 07/11/2020 às 20:40, marcolopes disse:

Amigos, não discutam políticas aqui... digam-me mas é se já existem formatos técnicos para o CIUS-PT!

Que é isso? Dá para comer?
(Não, a sério, o que é isso? Ainda não ouvi falar dessa sigla)

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Em 07/11/2020 às 20:40, marcolopes disse:

Amigos, não discutam políticas aqui... digam-me mas é se já existem formatos técnicos para o CIUS-PT!

Já existiam, não estavam era totalmente definidos não? 

Enfim, há um mês mandei MAIS uma msg a uma empresa em PT que nem vale a pena falar a o nome, que há um Ano anda a pressionar os clientes por causa da FE-AP... A questão é: estou tão cansado, de empresas do estado, (são algumas 60 não é?) a quererem que os clientes implementem o raio do Sistema na norma antiga que até me faz confusão... Não sei se eles não comunicam entre eles, ou se há mesmo interesses por detrás disso (desculpem a sinceridade... Mas é que já não é uma nem duas, já tou fartinho de andar a mandar emails)... 

Aliás, algumas autarquias gastaram "balurdios" há 2 anos atrás a implementar, e agora?? Mais uns balurdios porque têm de fazer um software intermedio que converte do formato antigo para o novo?? ou vão instalar um sistema novo de raiz??? 

É ás centenas de milhares mal gastos por causa do raio de uma lei mal feita ou por falta de clareza na comunicação :(  

• Vote 1

marcolopes
18 minutes ago, nunopicado said:

Que é isso? Dá para comer?
(Não, a sério, o que é isso? Ainda não ouvi falar dessa sigla)

Estás no tópico da FE-AP e não sabes o que é o CIUS-PT?

Norma Técnica UBL2.1 eSPap

Norma Técnica para interpretação de faturas eletrónicas no template utilizado no piloto de faturação eletrónica da eSPap.

As entidades que utilizam a Norma Técnica UBL2.1 eSPap deverão transitar para a nova Norma Técnica CIUS-PT. Prevê-se um período de coexistência de ambas as normas de modo a garantir a estabilidade dos processos já existentes e acomodar a migração. Atendendo à descontinuidade da Norma Técnica UBL2.1 existe uma clara vantagem na rápida transição para a Norma Técnica CIUS-PT.

Esta é a norma que foi adoptada para PT, mas até agora (pelo que eu vejo) a ESPAP apenas lançou formatos em "texto". Interessa é o XSD...

• Vote 2

Em 07/11/2020 às 22:22, marcolopes disse:

(...)Esta é a norma que foi adoptada para PT, mas até agora (pelo que eu vejo) a ESPAP apenas lançou formatos em "texto". Interessa é o XSD...

Queres fazer o que fizemos da outra vez amigo? criar o XSD através do "texto"? ... é o que dá vontade só para não os aturar mais, mas de certeza que vão voltar a alterar e depois ficamos na mesma, além disso, é estar a dar um tiro no pé para resolver algo que deveria ser o Estado a resolver. 

marcolopes
Em 07/11/2020 às 22:28, CrominhO disse:

Queres fazer o que fizemos da outra vez amigo? criar o XSD através do "texto"? ... é o que dá vontade só para não os aturar mais, mas de certeza que vão voltar a alterar e depois ficamos na mesma. além disso, é estar a dar um tiro no pé para resolver algo que deveria ser o Estado a resolver.

Nem vou comentar! 😄 

3 minutos atrás, marcolopes disse:

Nem vou comentar! 😄 

LOL então o que queres que responda lol... a sério, sei que és perfeccionista LOL, mas tou tão cansado do raio da FE-AP que é o que dá vontade... Agarrar naquilo e fazer conforme está 😄 lol

nunopicado
Em 07/11/2020 às 22:22, marcolopes disse:

Estás no tópico da FE-AP e não sabes o que é o CIUS-PT?

Esta é a norma que foi adoptada para PT, mas até agora (pelo que eu vejo) a ESPAP apenas lançou formatos em "texto". Interessa é o XSD...

É novidade... Devo ter perdido uns episódios. 😁

Em 07/11/2020 às 22:28, CrominhO disse:

Queres fazer o que fizemos da outra vez amigo? criar o XSD através do "texto"? ... é o que dá vontade só para não os aturar mais, mas de certeza que vão voltar a alterar e depois ficamos na mesma. além disso, é estar a dar um tiro no pé para resolver algo que deveria ser o Estado a resolver.

Ui, o que tu foste fazer...
Lá vem o @marcolopes ter um momento de loucura... 😄

• Vote 1

nunopicado

Mas então, o tal CIUS-PT passou a ser generalizado?
Vamos finalmente ter um stardard, ou é apenas mais um?