Jump to content
desconfiado

Norma europeia de fatura eletrónica: eInvoicing - Diretiva 2014/55/EU

Recommended Posts

JorgeRocha
Em 09/04/2020 às 13:42, jrabasilio disse:

Bom dia,

Estive a reler os comentários e chego a conclusão que estou mais baralhado do que estava no inicio do processo.

Se alguém me puder ajudar nas minhas questões agradecia.

Ora bem no inicio tinha-mos a espap que tinha o seu formato, o ilink tinha o seu formato, ou seja dependendo do sistema para onde ia enviar tinha de adaptar o meu xml.

Pelo que percebi tanto ilink tanto espap vão adoptar o CUIS-PT, já e´ uma melhoria, visto existir apenas um formato.

No meu caso tinha implementado uma versão Core do UBL 2.1, que entretanto ficou desactualizada dando lugar ao CIUS-PT.

Parto do Principio que um documento xml com uma estrutura valida no CIUS-PT deve ser integrada em qualquer sistema agregador, seja ele qual for (Acho eu) ... 

Na documentação do CIUS-PT vejo apenas definição para Faturas e Notas de Credito, será  apenas esses documentos suportados, ou ainda estão em actualização?

Não sei se a minha descrição reflecte o que cenário, se não for o caso, avisem para ver se acento algumas ideias 😐.

Não sei se alguém está a desenvolver em java e que tenha colocado o schmetron do CIUS-PT a validar correctamente, e qual a lib que estão a utilizar, estava a tentar utilizar o http://phax.github.io/ph-schematron/ mas logo na validação do schematron diz que não e´ valido ...

Obrigado.

Viva, 

Tou como tu ou pior.. se for possível...

Mas também tiro as mesmas conclusões, ou seja "Pelo que percebi tanto ilink tanto espap vão adoptar o CUIS-PT, já e´ uma melhoria, visto existir apenas um formato." também percebi isso.

"Parto do Principio que um documento xml com uma estrutura valida no CIUS-PT deve ser integrada em qualquer sistema agregador, seja ele qual for (Acho eu) ... " eu também,

"Na documentação do CIUS-PT vejo apenas definição para Faturas e Notas de Credito, será  apenas esses documentos suportados, ou ainda estão em actualização?" Eu também acho isso, alias, FT, FR ou FS no fundo não é tudo a mesma coisa para a AT? Para eles é tudo faturas, a única coisa que pode existir aqui de diferente chama-se IVA de CAIXA. E neste caso os recibos que passam a ter o seu interesse onde ficam ?!

Eu não escrevi o documento UBL 2.1 a "mão", mas para o CIUS-PT esta a pensar ver soluções que escrevam isso. alguem conhece ? Eu uso C# e VB.

Já agora o que raio é o schematron  ? É um validador ? como se usa isso ?

Obrigado e Boa Pascoa.

Jorge Rocha

marcolopes

Vou fazer um post para dizer novamente a minha posição:

Enquanto não estiver TUDO esclarecido, eu não mexo uma palha.

https://www.espap.gov.pt/spfin/normas/Paginas/normas.aspx#maintab2

Lista de sintaxes

Representação Sintáxica do CIUS-PT para UBL2.1 (versão 1.2.0) de 04-11-2019;

Representação Sintáxica do CIUS-PT para CEFACT (em construção).

Ferramenta de validação das regras semânticas e sintáxicas

Ficheiros em Schematron para validação da representação sintáxica UBL2.1 do CIUS-PT (requer plug in ou ferramenta);

Ficheiros em Schematron para validação da representação sintáxica CEFACT do CIUS-PT (requer plug in ou ferramenta) (em construção).

The simplest explanation is usually the correct one

JAVA Utilities: https://github.com/marcolopes/dma

Juan Francisco
Em 10/04/2020 às 16:32, JorgeRocha disse:

Viva, 

Mas também tiro as mesmas conclusões, ou seja "Pelo que percebi tanto ilink tanto espap vão adoptar o CUIS-PT, já e´ uma melhoria, visto existir apenas um formato." também percebi isso.

"Parto do Principio que um documento xml com uma estrutura valida no CIUS-PT deve ser integrada em qualquer sistema agregador, seja ele qual for (Acho eu) ... " eu também,

"Na documentação do CIUS-PT vejo apenas definição para Faturas e Notas de Credito, será  apenas esses documentos suportados, ou ainda estão em actualização?" Eu também acho isso, alias, FT, FR ou FS no fundo não é tudo a mesma coisa para a AT? Para eles é tudo faturas, a única coisa que pode existir aqui de diferente chama-se IVA de CAIXA. E neste caso os recibos que passam a ter o seu interesse onde ficam ?!

Eu não escrevi o documento UBL 2.1 a "mão", mas para o CIUS-PT esta a pensar ver soluções que escrevam isso. alguem conhece ? Eu uso C# e VB.

Obrigado e Boa Pascoa.

Em 10/04/2020 às 16:32, JorgeRocha disse:

Viva, 

Obrigado e Boa Pascoa.

Bom Dia,

antes de mais, desculpe-me pelos meus portugues.

Em relação ao "schematron" do "CIUS-PT", para dizer que, após muitos testes, consegui validar um "XML CIUS-PT" contra o referido "schematron". 

O problema é que o "schematron" do "CIUS-PT" é desenvolvido com funcionalidade XSLT avançada que, na prática, exige que apenas a biblioteca "Saxon" possa ser usada (http://www.saxonica.com/download/) nas versões "PE" ou "EE", ou seja, nas versões pagas. 
A versão mais difundida desta biblioteca é "HE", do tipo "opensource", mas com esta versão não é possível usar o "schematron" do "CIUS-PT", como está programado agora.

O problema são as validações do seguinte tipo que existem no "schematron" (existem 11 deste tipo):

<xsl:variable name="cnt20_8"
                    select="count(filter((ancestor::ubl:Invoice/cbc:Note | ancestor::cn:CreditNote/cbc:Note),function($a){matches($a,'^(#(DESCRIPTION@ATCERTIFIEDPROGRAM)#(.{1,})#)$')}))"/>

As funções "inline" ("function ($ a)") não são suportadas pela versão "HE".

Gerar uma folha de estilo correta (XSLT) a partir do "schematron" do "CIUS-PT" também não foi fácil, eu só consegui fazê-lo usando o editor "Oxygen XML Developer".

Se alguém precisar da folha de estilo "CIUS-PT" ou precisar iniciar um teste com as bibliotecas "Saxon", posso enviar um exemplo.

Se alguém encorajar e substituir as validações do tipo "inline function", para que a planilha de tipos possa ser usada com a versão "open source" do "Saxon", todos gostaríamos disso,

O esquema da versão da fatura "EN16931" pode ser validado com a persion "código aberto" de "Saxon" sem problemas

Edited by Juan Francisco
error in europen EN invoice version
  • Vote 2

jrabasilio

Boas,

Em 13/04/2020 às 10:56, Juan Francisco disse:

Se alguém precisar da folha de estilo "CIUS-PT" ou precisar iniciar um teste com as bibliotecas "Saxon", posso enviar um exemplo.

Já  consegui gerar o xsl a partir do shematron utilizando o editor, (ficou com um ficheiro ..-compled.xsl)

Não estou a conseguir depois testar com o meu documento, se tiveres um exemplo agradecia.

Obrigado

Juan Francisco

Install saxon PE from (version for windows .NET):

http://www.saxonica.com/download/dotnet.xml

Request a 30 days license in:

http://www.saxonica.com/download/download.xml

From Saxon path instalation execute:

"C:\Program Files\Saxonica\SaxonPE9.9N\bin\transform.exe" -xsl:"urn_feap.gov.pt_CIUS-PT_1.0.6-compiled.xsl" -s:"L3mandatory_I_CIUS-PT.xml"

For Java:

java -jar /home/tomcat-esb/tmp/SaxonPE9-9-1-7J/saxon9pe.jar -s:./schematron/cius/ubl/examples/L3mandatory_I_CIUS-PT.xml -xsl:urn_feap.gov.pt_CIUS-PT_1.0.6-compiled.xsl

• Vote 1

Pedro Nuno S. Oliveira

Boas.

Não encontro no site da eSPap a documentação das mensagens de status.
Alguém já encontrou e/ou pode dar uma pista?

Agradeço antecipadamente,

Pedro Oliveira

brunotoira

Alguma informação util.

Ultima versão dos webservices.

ConfirmResponseReception: serviço a ser invocado pela Entidade, para confirmar a recepção do documento, após recepção no serviço SendDocument.

Este serviço será de implementação facultativa, mas será uma forma de garantirmos que tudo o que foi enviado, foi recebido pela entidade (dado que pode ter ocorrido problemas de comunicação, e terem ficado alguns documentos “perdidos”)

https://mega.nz/folder/eywSVaRC#Tk_ZjRbr9ocCDFeE4eD1XQ

Qualquer duvida disponham.Responderei assim que possa

Edited by brunotoira

Source code para enviar Guias de Transporte

Source code para enviar UBL - Faturação Eletrónica (XML de faturas e validador) - bmartins.p45@gmail.com

QRCode ATCUD https://www.portugal-a-programar.pt/forums/topic/77364-at-questões-legais/?do=findComment&comment=619124

Jesus

Bom dia,

Gostaria de saber se tem disponível uma folha de estilo PARAcompartilhar comigo para ver a fatura xml CIUS-PT.

Não vejo nenhum no site da espap.

alecabrera

Bom Dia,

Antes de mais, desculpe meu português.

Estou criando um Java Web Service que integra o serviço de Faturamento Eletrônico (https://www-qa.netdocs.com.pt/TradeHttpQa/CTMessageService.svc?wsdl). O serviço usa o Apache CXF em vez do Jaxws para a conexão, como Marco Lopes. Eu usei o certificado TesteWebservices.pfx, mas recebo o seguinte erro:

Caused by: java.net.SocketException: SocketException invoking https://www-qa.netdocs.com.pt/tradehttpQA/CTMessageService.svc/ssl: Unexpected end of file from server

Alguém integrou o serviço ao apache CXF e teve o mesmo problema? Entendo que a solicitação chega ao serviço, mas não retorna nada.

Onde posso obter outro certificado TesteWebservices.pfx desde que expirou ontem?

Muito obrigado antecipadamente.

Uma saudação,
Alejandro.

desconfiado

Boa tarde a todos.

Alguém me sabe dizer como está esta questão?

Recebi hoje um manual da espap com algumas explicações dos webservices (que se parecem muito com os da saphety) mas sem indicação de endpoints. Não sei se utilizam os serviços da Saphety ou se vão ter serviços próprios (ou a Saphtey usa os deles?).

Uma das novidades é um validador que podem aceder aqui Validador CIUS-PT.

PS: Não tinha reparado mas na ultima página tem os endpoints e certificados.

Edited by desconfiado
Incompleto
  • Vote 2

alecabrera

Bom Dia

Verifiquei o site eSPap e não consigo encontrar informações sobre os novos serviços de faturamento eletrônico. Somente o validador CIUS-PT mencionado na mensagem anterior. Alguém tem o novo manual ou alguma informação? Muito obrigado antecipadamente.

Uma saudação,
Alejandro.

Jesus

Olá,

A documentação ainda não está na web porque estão a validá-la com os actuais fornecedores, a ideia é que estas novas ligações serão directas com a espap e não passarão pela SAPHETY.

alecabrera

Olá,

Ok, obrigado Jesus.

Existe uma data estimada para o novo serviço da web? Entrei em contato com o eSPap há alguns meses e eles me disseram que o novo manual estaria disponível em 8 de julho, mas não tive mais notícias.

Uma saudação,
Alejandro.

Jesus

A ideia é migrar todos os fornecedores para a nova ligação até 31 de Agosto, imagino que quando terminarem este processo de migração irão trabalhar com novos fornecedores

desconfiado

Eu recebi o manual de um cliente que fez o pedido de adesão à plataforma da FE-AP já há uns meses.

Não entendo porque a eSpap não tem um canal de comunicação com quem desenvolve o software. Mas isso é daquelas coisas à moda dos organismos públicos portugueses. Não é para perceber.

As empresas que vão comunicar documentos via solução FE-AP devem fazer o pedido de adesão conforme instruções aqui Manual_Onbording_Fornecedores.

Não posso partilhar aqui publicamente o manual (acho eu) mas posso fornecê-lo a quem estiver interessado.

• Vote 1

alonsomed

Olá amigos,

Alguém sabe se os arquivos XML das faturas serão assinados no final?
E em caso afirmativo, qual será o formato?

Eu pergunto por que o documento v1.6.7_Manual Fornecedores_1.6_Doc_Eletronicos.pdf
menciona o elemento <cac: Signature> e não esclarece o formato da assinatura,

mas v1.6.7_Manual_Fornecedores_1.0_Comunicacoes.pdf
Ele diz:

"
TIPO DE RECURSOS DE DAS ASSINATURAS ELETRÔNICAS
Uma assinatura para aplicar nossos documentos de Faturaçãoé à assinatura ao nível do protocolo de transporte,
atravessando para S / MIME e usando certificados X.509.
Os protocolos de transporte usados apenas por webservice ou AS2. Contate a Saphety para mais
Informação sobre a ligação ao processo judicial da Faturas da eSPap na Saphety.
"

Portanto, não estou claro se a fatura ou as informações enviadas para o webservice serão assinadas.

Saudações

CarlosCarneiro

Olá a todos

Estou a pensar implementar o envio das faturas eletrónicas (FE-AP) por webservice. No site da eSPap (https://www.espap.gov.pt/spfin/normas/Paginas/normas.aspx#maintab3) no separador Guia de Comunicações o documento que lá está tem data de 2018-12-10, é este o documento mais recente e atualizado?

Vi há uns tempos aqui alguém a referir que existe uma nova versão dos webservices, mas não consigo encontrar.

Desde já obrigado

Joao Fernandes R

Boa tarde a todos,

Estou a tentar actualizar-me relativamente a este assunto. Já explorei bastante o fórum e acho que estou muito minimamente informado. Será que alguém me pode fazer o favor de confirmar estas informações:

- Para as PME's a facturação electrónica só entra em vigor a 31 de Dezembro de 2021.
- A partir de 1 de Janeiro de 2020 é obrigatório ter um QR code nas facturas.

Em relação a esse QR code, ele é gerado localmente nas aplicações. Certo? Não é necessário utilizar qualquer webservice para obter qualquer código?

Obrigado pela atenção.

Joao Fernandes R
28 minutos atrás, Joao Fernandes R disse:

Boa tarde a todos,

Estou a tentar actualizar-me relativamente a este assunto. Já explorei bastante o fórum e acho que estou muito minimamente informado. Será que alguém me pode fazer o favor de confirmar estas informações:

- Para as PME's a facturação electrónica só entra em vigor a 31 de Dezembro de 2021.
- A partir de 1 de Janeiro de 2020 é obrigatório ter um QR code nas facturas.

Em relação a esse QR code, ele é gerado localmente nas aplicações. Certo? Não é necessário utilizar qualquer webservice para obter qualquer código?

Obrigado pela atenção.

Desculpem, já vi que para as PME's começa a 30 de Junho de 2021.

nunopicado
1 hora atrás, Joao Fernandes R disse:

Sim e não...

O código é gerado localmente, e só precisa de duas informações que terás de ter no momento da criação do documento:

- Código da Série
- Número do Documento

O nº, claro, terás assim que gravares o documento.
O código da série já o terás na altura da criação do documento.

Como o obtens? Ó pá, não faço ideia. Acho que nem a AT ainda sabe bem isso. :cheesygrin:

As séries terão de ser comunicadas, em princípio a partir de Dezembro, e quando o fizeres, recebes um código, que irás usar depois para criar o ATCUD/QRCode.

Se a comunicação das séries será feita por webservice, não tenho ideia. Acho que faria sentido, mas teremos de aguardar novidades.

• Vote 1

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.