Jump to content

Norma europeia de fatura eletrónica: eInvoicing - Diretiva 2014/55/EU

Recommended Posts

desconfiado

Continuo na mesma...

Faltam 3 meses para a entrada em vigor e não sei o que fazer...

Se alguém souber mais alguma coisa agradecia que partilhasse o seu conhecimento.

PS: O link fornecido acima pelo JorgeRocha parece-me direccionado a fornecedores da AP e não a empresas de software.

Edited by desconfiado
  • Replies 636
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

• marcolopes

106

• CrominhO

77

• desconfiado

42

• Vitor Pereira

37

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Ao contrário do passado com as guias de transporte e faturas, quem precisar de exemplo e implementação da Fatura Eletrónica XML em UBL que diga. Com validador incluído.

OK malta, ainda pensei que isto ia lá depois de esfumarem um pouco, mas estou a ver que não... Daqui a tempos, alguém, quem sabe um de vocês, vai precisar pesquisar uma cena qualquer no tópico, e o q

Entrei isto na net Gostava de saber a vossa opinião https://www.espap.gov.pt/Documents/servicos/sp_fin/v1.6.7_Manual_Fornecedores_1.6_Doc_Eletronicos.pdf Se alguem souber do schema xsd.

Vitor Pereira
10 minutos atrás, desconfiado disse:

Continuo na mesma...

Faltam 3 meses para a entrada em vigor e não sei o que fazer...

Se alguém souber mais alguma coisa agradecia que partilhasse o seu conhecimento.

PS: O link fornecido acima pelo JorgeRocha parece-me direccionado a fornecedores da AP e não a empresas de software.

Pelo que sei, e-invoicing para pequenas e médias empresas só em 2021

desconfiado
Em 03/02/2020 às 16:09, Vitor Pereira disse:

Pelo que sei, e-invoicing para pequenas e médias empresas só em 2021

Mas as grandes empresas já vão ser obrigadas a enviar facturas em formato electronico a partir de 18 Abril deste ano.

Nós temos algumas empresa, já consideradas "grandes empresas", e continuamos ás escuras. Estamos a trabalhar com a Saphety por uma questão de segurança mas isto de usar brokers, que se cobram pelo serviço, parece-me uma solução no mínimo estranha quando existe uma entidade a FE-AP que supostamente é responsável pela recepção dos documentos.

Nem sequer um validador para formato CIUS-PT existe (Que eu saiba).

Alguém sabe de mais alguma coisa?

desconfiado

Já agora, sobre o envio das facturas em formato XML, alguém sabe se é obrigatório o envio via webservices? Ou pode ser enviado por email?

Alguém já tem isto tudo a funcionar?

marcolopes
10 hours ago, ArMaP said:

Parece que as coisas ainda não estão bem definidas na ESPAP, visto eles estarem a lançar agora um concurso público para "Aquisição de uma solução tecnológica de broker e serviços conexos".

https://dre.pt/application/file/129835218

Tanto não estão que as especificações CIUS-PT ainda estão em andamento... há muita coisa em falta...

The simplest explanation is usually the correct one

JAVA Utilities: https://github.com/marcolopes/dma

desconfiado
Em 05/03/2020 às 18:28, marcolopes disse:

Tanto não estão que as especificações CIUS-PT ainda estão em andamento... há muita coisa em falta...

Isto significa que provavelmente os prazos definidos para entrada em vigor da obrigatoriedade (Abril/2020) vão ser adiados? Não vejo alternativa.

Mas com o problema do COVID, e para não variar, vai sair uma portaria no ultimo dia.

On 3/9/2020 at 10:55 AM, desconfiado said:

Isto significa que provavelmente os prazos definidos para entrada em vigor da obrigatoriedade (Abril/2020) vão ser adiados? Não vejo alternativa.

Mas com o problema do COVID, e para não variar, vai sair uma portaria no ultimo dia.

É preciso ter em conta que a eSPap utiliza a SAPHETY como broker, e já existem várias entidades atualmente a serem faturados eletronicamente (lista atual das entidades aderentes à solução FE-AP).

Alguém tem alguma informação sobre se o prazo de Abril 2020 vai ser alterado?

Obrigado!

Pedro Nuno S. Oliveira

Boas.

Alguém já usou os ficheiros schematron da eSPap para validar xml?

Sei que se o xml for válido fica "marcado" com uma tag "#compliant#", mas quando não é válido não consigo "capturar" a lista de erros.

Estou a usar a lib Schematron.Net, que está aqui.

O código que estou a usar é:

public List<string> Lista_Erros_Validacao(string xmlfile)
    {
        List<string> erros = new List<string>();
        Schematron.Validator Validator = new Schematron.Validator();
        IXPathNavigable xPathNavigable = null;
        XPathNavigator xPathNavigator = null;
        Validator.Schemas.Add(new Schema("/Assets/schematron/urn_feap.gov.pt_CIUS-PT_1.0.6.sch"));
        try
        {
            xPathNavigable = Validator.Validate(new XmlTextReader(xmlfile));
            xPathNavigator = (XPathNavigator)xPathNavigable.CreateNavigator();
            string outerxml = xPathNavigator.OuterXml;
            string innerxml = xPathNavigator.InnerXml;
/*
      Response.Write("<ul>");
      Response.Write("<li>OUTER XML: " + outerxml + "</li>");
      Response.Write("<li>INNER XML: " + innerxml + "</li>");
      Response.Write("</ul>");
*/      
        }
        xPathNavigator.MoveToRoot();
        xPathNavigator.MoveToFirstChild();
        do
        {
            if (xPathNavigator.MoveToFirstAttribute())
            {
                string erro = xPathNavigator.Name + "=" + xPathNavigator.Value + " - ";
                erros.Add(erro);
                xPathNavigator.MoveToParent();
            }
        } while (xPathNavigator.MoveToNext());
        return erros;
    }

A lista de strings que devia devolver os erros fica sempre vazia.

Se alguém me puder dar uma dica, agradeço.

Cumprimentos,

Pedro Oliveira

Edited by Pedro Nuno S. Oliveira
CrominhO
Em 09/03/2020 às 10:55, desconfiado disse:

Pessoal, no site da SAPHETY diz, 

Citação

Decreto-Lei n.º 123/2018, de 28 de dezembro - Define o modelo de governação para a implementação da faturação eletrónica nos contratos públicos

Prazos para o cumprimento da obrigação de implementação de faturação eletrónica:

a) Os contraentes públicos serão obrigados a receber e a processar faturas eletrónicas a partir de 18 de abril de 2020. Dentro destes, o Estado e os Institutos Públicos terão a mesma obrigatoriedade, a começar já a partir de 18 de abril de 2019;
b) Os cocontratantes (grandes empresas) terão de adotar um sistema de faturação eletrónica até 17 de abril de 2020. No entanto, para as micro, pequenas e médias empresas, bem como para as entidades públicas, na medida em que estas atuem enquanto cocontratantes, esse prazo passa para 31 de dezembro de 2020;

Sinceramente cada vez percebo menos disto 😕 

As mentes humanas são realmente um local estranho!

O comunicado do Conselho de Ministros de ontem. 2020-04-02, diz, entre outras coisas:

Citação

6. Foi aprovado o decreto-lei que altera o prazo de implementação da faturação eletrónica nos contratos públicos.

Tendo em conta a complexidade inerente à aplicação da faturação eletrónica nos contratos públicos, particularmente agravada no atual contexto pandémico, pretende-se mitigar o seu potencial impacto junto dos cocontratantes, alargando-se aqueles prazos até 30 de junho de 2021, para as pequenas e médias empresas, e até 31 de dezembro de 2021, para as microempresas. Introduz-se ainda uma alteração com vista a minimizar o risco decorrente do manuseamento de documento em papel no processo de emissão de faturas, especialmente relevante no atual contexto.

Não dizem nada quanto às grandes empresas.

https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/governo/comunicado-de-conselho-de-ministros?i=339

• Vote 1
jrabasilio

Boa tarde,

Alguém sabe onde posso obter os xsd  actualizados referentes ao CIUS-PT, tirei uma versão do https://www.espap.gov.pt/spfin/normas/Paginas/normas.aspx#maintab3

Vejo que no documento de especificações falam de campos que não existe no xsd (por exemplo o TaxCurrencyCode ).

Será  que estou a trabalhar com xsd desactualizados ? Ou estou a ver mal

Se alguém que tenha partido do xsd que possa ajudar, agradecia. 

Obrigado. 

Pedro Nuno S. Oliveira

Para acelerares a implementação podes eventualmente usar a biblioteca UBLSharp.

No nosso caso estamos a implementar com esta biblioteca e a validação (de sintaxe e dados) fica a cargo do schematron, que tb está num link dessa página.

Edited by Pedro Nuno S. Oliveira
jrabasilio

Obrigado, pelo link, mas a minha implementação é em Java, acabei por encontrar os xsd incluindo o shematron do cius-pt. Estava na mesma página mas no tabulador do cius, num dos link para baixo. 

Alguém me pode confirmar o seguinte, só tenho invoices e Credit note, não era suposto ter suporte para outros documentos..? 

Obrigado. 

brunotoira

https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/131228424/details/maximized

Tudo adiado.

1 de janeiro de 2021, para as grandes empresas;

1 de julho 2021, para pequenas e médias empresas;

1 de janeiro de 2022, para as microempresas e para as entidades públicas enquanto entidades contratantes.

se precisarem dos webservices, solicitem pf.

Edited by brunotoira

Source code para enviar Guias de Transporte

Source code para enviar UBL - Faturação Eletrónica (XML de faturas e validador) - bmartins.p45@gmail.com

QRCode ATCUD https://www.portugal-a-programar.pt/forums/topic/77364-at-questões-legais/?do=findComment&comment=619124

desconfiado
15 minutos atrás, brunotoira disse:

...

se precisarem dos webservices, solicitem pf.

Solicitem a quem? Saphety?

Saiu há pouco tempo um concurso publico para contratação deste tipo de serviço. Não sei se será o infame serviço supostamente disponibilizado pela FE-AP ao publico em geral...

jrabasilio

Bom dia,

Estive a reler os comentários e chego a conclusão que estou mais baralhado do que estava no inicio do processo.

Se alguém me puder ajudar nas minhas questões agradecia.

Ora bem no inicio tinha-mos a espap que tinha o seu formato, o ilink tinha o seu formato, ou seja dependendo do sistema para onde ia enviar tinha de adaptar o meu xml.

Pelo que percebi tanto ilink tanto espap vão adoptar o CUIS-PT, já e´ uma melhoria, visto existir apenas um formato.

No meu caso tinha implementado uma versão Core do UBL 2.1, que entretanto ficou desactualizada dando lugar ao CIUS-PT.

Parto do Principio que um documento xml com uma estrutura valida no CIUS-PT deve ser integrada em qualquer sistema agregador, seja ele qual for (Acho eu) ... 

Na documentação do CIUS-PT vejo apenas definição para Faturas e Notas de Credito, será  apenas esses documentos suportados, ou ainda estão em actualização?

Não sei se a minha descrição reflecte o que cenário, se não for o caso, avisem para ver se acento algumas ideias 😐.

Não sei se alguém está a desenvolver em java e que tenha colocado o schmetron do CIUS-PT a validar correctamente, e qual a lib que estão a utilizar, estava a tentar utilizar o http://phax.github.io/ph-schematron/ mas logo na validação do schematron diz que não e´ valido ...

Obrigado.