Jump to content
desconfiado

Norma europeia de fatura eletrónica: eInvoicing - Diretiva 2014/55/EU

Recommended Posts

Pedro Robalo
1 minuto atrás, jrabasilio disse:

eu utilizei: 

http://13.80.11.48:8000/invoice/upload

Não sei se é o mais correcto.

Obrigado!

E fizeste o ficheiro UBL 2.1 normal ou o UBL 2.1 da eSPap.

Visto que do eSPap, acho que é um pouco diferente, pois algumas coisas que no normal são listas neste não. (O que acho estranho)

Eu tentei com o da eSPap e não gostei muito do resultado, pois acho que não valida este.

cvc-complex-type.2.4.a: Invalid content was found starting with element '{"urn:espap:names:specification:ubl:schema:xsd:AggregateComponents-2":InvoicePeriod}'.

jrabasilio
11 minutos atrás, Pedro Robalo disse:

Obrigado!

E fizeste o ficheiro UBL 2.1 normal ou o UBL 2.1 da eSPap.

Visto que do eSPap, acho que é um pouco diferente, pois algumas coisas que no normal são listas neste não. (O que acho estranho)

Eu tentei com o da eSPap e não gostei muito do resultado, pois acho que não valida este.

cvc-complex-type.2.4.a: Invalid content was found starting with element '{"urn:espap:names:specification:ubl:schema:xsd:AggregateComponents-2":InvoicePeriod}'.

Ainda não tenho o do eSPap, fiz um ficheiro ubl 2.1 para cumprir com as validações do UBL 2.1 geral, depois quando a informação estiver mais consolidada, aí então faço as alterações.

O validador geral parece me bastante completo, e com bastantes validações, valores , tx iva, descontos, etc... Acho que se o ficheiro cumprir com os requisitos do ubl 2.1 tem de passar em todos os restante.

Pedro Robalo
10 minutos atrás, jrabasilio disse:

Ainda não tenho o do eSPap, fiz um ficheiro ubl 2.1 para cumprir com as validações do UBL 2.1 geral, depois quando a informação estiver mais consolidada, aí então faço as alterações.

O validador geral parece me bastante completo, e com bastantes validações, valores , tx iva, descontos, etc... Acho que se o ficheiro cumprir com os requisitos do ubl 2.1 tem de passar em todos os restante.

Em principio devia ser!

Mas como somos TUGAS, estenderam o UBL 2.1 em que  colocaram mais propriedades e tornaram outras tantas como obrigatórias que no normal não são e ainda transformaram coisas que eram listas em que neste passaram a deixar de ser.

Por isso este validador queixa-se de não conhecer certas coisas!

jrabasilio
2 minutos atrás, Pedro Robalo disse:

Em principio devia ser!

Mas como somos TUGAS, estenderam o UBL 2.1 em que  colocaram mais propriedades e tornaram outras tantas como obrigatórias que no normal não são e ainda transformaram coisas que eram listas em que neste passaram a deixar de ser.

Por isso este validador queixa-se de não conhecer certas coisas!

Pois, pelos vistos a adaptação não será muito transparente, se ainda por cima os campos adicionais não forem em extensões, pior fica ..

Não explorei muito bem o da  eSPap , mas se o xsd da invoice e da nota de crédito for diferente do original ULB 2.1, mais trabalho vai dar, tenho de voltar a gerar as classes de novo e rezar.....

cristina
33 minutos atrás, jrabasilio disse:

Não propriamente...a estrutura do xml para a espap torna obrigatórios campos que não o são no ubl 2.1 de base e não aceita campos que fazem parte dessa estrutura. Portanto, e eu já validei os ficheiros para as 2 situações, é de facto trabalho a dobrar.

jrabasilio
52 minutos atrás, cristina disse:

Não propriamente...a estrutura do xml para a espap torna obrigatórios campos que não o são no ubl 2.1 de base e não aceita campos que fazem parte dessa estrutura. Portanto, e eu já validei os ficheiros para as 2 situações, é de facto trabalho a dobrar.

Um ficheiro gerado para espap valida sem erros no validador UBL ? e um ficheiro UBL 2.1 valida no Validador da espap ?

Na minha opinião, como o espap parte de UBL, ambos os ficheiros deveriam dar validos nos validadores.

cristina
55 minutos atrás, jrabasilio disse:

Um ficheiro gerado para espap valida sem erros no validador UBL ? e um ficheiro UBL 2.1 valida no Validador da espap ?

Na minha opinião, como o espap parte de UBL, ambos os ficheiros deveriam dar validos nos validadores.

Não... um ficheiro gerado para espap não passa no validador UBL. E um ficheiro UBL 2.1 não é validado pelo xsd da espap.

Essa também é a minha opinião mas de facto é isto que acontece

• Vote 2

Pedro Robalo
9 minutos atrás, cristina disse:

Não... um ficheiro gerado para espap não passa no validador UBL. E um ficheiro UBL 2.1 não é validado pelo xsd da espap.

Essa também é a minha opinião mas de facto é isto que acontece

Os nossos informáticos do estado no seu melhor!

Alguém que sabes onde fazer a validação do ficheiro da eSPap?

Edited by Pedro Robalo

Pedro Robalo
10 minutos atrás, cristina disse:

Já alguém conseguiu utilizar o método ProcessMessage?

Eu já mas não tenho dados de acesso, por isso diz que não estou a enviar as credenciais.

cristina
3 minutos atrás, Pedro Robalo disse:

Eu já mas não tenho dados de acesso, por isso diz que não estou a enviar as credenciais.

Pois, nomeadamente senderId e messageId...estou à espera de uma resposta da saphety mas até agora nada

jrabasilio
Em 19/12/2018 às 17:28, Vitor Pereira disse:

Resposta da ilink:

Boa tarde,
Seguem os acessos e a documentação necessária da API para a integração com o iLINK:

O iLink dispõem de uma API que permite a integração com diferentes ERP's e softwares de faturação. A API tem métodos HTTP para enviar e/ou obter documentos de faturação do iLink. Os acessos, a documentação da API e o ambiente de testes do iLink, são os seguintes: 

Informação da API do iLINK:

URL API:                            https://ilink.acin.pt/ilinktests-api/api/
URL documentação API:  https://ilink.acin.pt/ilinktests-api/apidoc/
Authorization (Token):      7ZyvFkgw5URLnKW4kijDSYpkoUJdaBHOCQeSHH3M2YLSmvXFHIK586TZEr3P3NRjVHiDWqLNywAM2RJbmljypywEK5xH5VTlc02VzaW89v7VHsm5s76CyOtJ

Informação da entidade de testes:

Entity key:  vnM77KuciahPXTs7XEHsdS0Xy5wpJdRyDm5Pqrl55AEtOvX2BHYKKQjUz00Fhb1I2ibLnKHXvCDaqYY2
Entity NIF:  508448263

Informação da plataforma de testes do iLINK:
URL:              https://ilink.acin.pt/ilinktests/pt/#/main
Email:            userctg@teste.com
Password:    ilink2018

Segue-se em anexo o manual de funcionamento do iLink e um exemplo de integração entre o iLink e um software de faturacão.

NOTA IMPORTANTE: Todos os acessos disponibilizados anteriormente são de testes. Só serão facultados os acessos de produção mediante uma validação e aprovação por parte do nosso departamento de desenvolvimento de software. Após terminados os desenvolvimentos para a integração do vosso software com a plataforma iLink, e para que seja feita uma validação e aprovação, deverão ser disponibilizados acessos do vosso ambiente de testes.

Por favor, não hesite em contactar-nos se necessitar de ajuda em mais alguma questão.

Filipa Câmara
ACIN iCloud Solutions Lda

Conseguiste enviar alguma coisa para o ilink ?

Pedro Robalo
21 minutos atrás, jrabasilio disse:

Conseguiste enviar alguma coisa para o ilink ?

Pelo portal nao.

E pelos serviços ainda não testei a ilink.

Não fiquei muito confiante por não ter dado pelo portal.

Mas quem sabe pode ser o próximo passo.

Cr4zyKingLi0n

Penso que é obrigatorio fazer o arquivo pelo periodo legal.

E aparentemente segundo o ponto 4.  Portal web SaphetyGov, deverá haver a hipotese de submeter faturas diretmente no portal.