Pedro Robalo 6 Posted December 19, 2018 Report Share Posted December 19, 2018 20 minutos atrás, chesser disse: Sim, infelizmente apenas tenho isso. E muito honestamente não faço ideia do que fazer para pôr o ProcessMessage a funcionar. Depois de se perceber como isto funciona, não deverá ser muito difícil lidar com as repostas (GetQueuedMessageIds, GetMessageResultData, ChangeQueuedToProcessed). Um exemplo de todo o processo a funcionar, implementado em qualquer linguagem, seria uma grande ajuda e muito bem-vindo! Já alguém conseguiu obter informações concretas da ESPAP ou da Saphety sobre a implementação? No manual de comunicações eles dizem que "para estabelecer um canal de comunicações com a plataforma SaphetyDOC terá de previamente entrar em contacto com a Saphety (ver capítulo de contactos)". Também dizem que "o início do processo EDI pressupõe, da parte de cada fornecedor: - Registo e identificação da empresa com os dados mínimos para o setup: denominação social, morada da sede, NIF, n.º do registo na conservatória, capital social, email para receção de informação técnica e dados de pessoas de contacto; -..." Já alguém recebeu a tal informação técnica? Eu ainda estou a aguardar a resposta deles, mas ainda deverá demorar, porque só muito recentemente os contactei. Pois eu estou na mesma. Consigo chamar o serviço e invocar o método ProcessMessage em que passo valores de teste la para dentro. O resultado é um erro que não estou a passar as credenciais (o que faz sentido porque não as tenho para passar) Também enviei um email para eles mas ainda não obtive resposta. Link to post Share on other sites
Pedro Robalo 6 Posted December 19, 2018 Report Share Posted December 19, 2018 2 minutos atrás, Vitor Pereira disse: Acabei de receber a resposta a ilink: O seu pedido foi recebido e analisado atentamente. Ticket ID: 2018121788260 Assunto: e-Invoicing Boa tarde Exmo. Sr. Vítor Pereira, Informamos que a integração com o nosso software iLink é gratuito. Assim sendo, de forma a podermos disponibilizar a documentação e proceder à criação dos acessos, deverão ,apenas, indicar-nos o nome do Vosso ERP. Por favor, não hesite em contactar-nos se necessitar de ajuda em mais alguma questão. Filipa Câmara ACIN iCloud Solutions Lda Esta parte é que me faz confusão. Mas existem várias entidades para receber os ficheiros?!?!?! Nos escolhemos a que queremos? O que acontece depois de enviar os ficheiros para uma dessas entidades (iLink, saphety,...) Pelos vistos com a iLink não terá custos? Conseguiste alguma documentação? Link to post Share on other sites
jrabasilio 2 Posted December 19, 2018 Report Share Posted December 19, 2018 (edited) 11 minutos atrás, Vitor Pereira disse: Acabei de receber a resposta a ilink: O seu pedido foi recebido e analisado atentamente. Ticket ID: 2018121788260 Assunto: e-Invoicing Boa tarde Exmo. Sr. Vítor Pereira, Informamos que a integração com o nosso software iLink é gratuito. Assim sendo, de forma a podermos disponibilizar a documentação e proceder à criação dos acessos, deverão ,apenas, indicar-nos o nome do Vosso ERP. Por favor, não hesite em contactar-nos se necessitar de ajuda em mais alguma questão. Filipa Câmara ACIN iCloud Solutions Lda Aqui a questão é integração com o nosso software iLink é gratuito , isto é o que ? é só colocar lá os documentos, é colocar e ir buscar ? Alguém tem de suportar os custos da plataforma, digo eu.. Edited December 19, 2018 by jrabasilio Link to post Share on other sites
jrabasilio 2 Posted December 19, 2018 Report Share Posted December 19, 2018 api ilink https://ilink.acin.pt/ilinktests-api/apidoc/#api-Documents-GetAppsDocuments 1 Report Link to post Share on other sites
madmax197610 0 Posted December 19, 2018 Report Share Posted December 19, 2018 Em 28/11/2018 às 12:20, chesser disse: Se alguém usar .NET, o seguinte link poderá ter interesse: https://github.com/UblSharp/UblSharp Boa tarde, Estou a usar este nuget mas faltam alguns elementos especificos da ESPAP , tais como : ATCertifiedProgram ATMPayment DUCPayment Alguem sabe como complementar/adicionar estes elementos à classe? Link to post Share on other sites
Vitor Pereira 54 Posted December 19, 2018 Report Share Posted December 19, 2018 2 horas atrás, Pedro Robalo disse: Esta parte é que me faz confusão. Mas existem várias entidades para receber os ficheiros?!?!?! Nos escolhemos a que queremos? O que acontece depois de enviar os ficheiros para uma dessas entidades (iLink, saphety,...) Pelos vistos com a iLink não terá custos? Conseguiste alguma documentação? Já enviei mail com o Nº da nossa Certificação e pedido de documentação para integração. De qualquer das formas @jrabasilio já avançou um pouco mais e colocou aqui um Link com a API de integração a ilink Tendo mais novidades partilho de imediato 1 Report Link to post Share on other sites
desconfiado 72 Posted December 19, 2018 Author Report Share Posted December 19, 2018 22 horas atrás, CrominhO disse: @desconfiado tens o PDF com a estrutura, tens 1 exemplo, tens os endereços dos Webservices de testes e Produção, tens o contrato a dizer entre a AT e a Saphety, logo só AQUELE XML conta... não sei que mais precisas, mas antes de "reclamares" especialmente comigo que sou dos que mais tenho reclamado com a falta de Informação disto tudo, dá uma vista de olhos em toda a informação que o @marcolopes compilou 😐 ... é só andares 2 paginas para trás e começar a ler 😕 Até porque assim, a "reclamar" sem leres o que escrevi e o que o Marco escreveu, tiras-me a vontade de partilhar informação 😕 CrominhO não te exaltes. Eu não te estava a criticar a ti mas sim esta confusão toda. Não leves isso como critica pessoal. Mas todo este processo é uma autêntica anedota. É suposto nós andarmos a "investigar" e a compilar informação dispersa por todo o lado sem sabermos, com certeza, se a informação está correcta sem confirmação oficial? É obrigação do estado informar, de forma oficial, a comunidade a quem estas alterações legislativas se dirigem. Teoricamente seria a ASSOFT. E esta coisa do ajuste directo e depois cada entidade publica contratar a Sap... directamente cheira-me claramente a corrupção ás claras. Em vez de contratarem um serviço completo que depois seria disponibilizado ás entidades publicas de forma gratuita, não. Ajusta-se directamente o portal, porque o valor sendo baixo não está sujeito a concurso, e depois distribui-se o restante custo pelas outras entidades publicas. Começo a ficar cansado destes esquemas de corrupção publica. Mas isso é outro tema... Link to post Share on other sites
Pedro Robalo 6 Posted December 19, 2018 Report Share Posted December 19, 2018 1 hora atrás, madmax197610 disse: Boa tarde, Estou a usar este nuget mas faltam alguns elementos especificos da ESPAP , tais como : ATCertifiedProgram ATMPayment DUCPayment Alguem sabe como complementar/adicionar estes elementos à classe? Tens de usar o XSD da eSPap para gerar as classes ou então escrever tu as classes. Esses projeto é com base do UBL 2.1 Genérico. 1 Report Link to post Share on other sites
Popular Post Vitor Pereira 54 Posted December 19, 2018 Popular Post Report Share Posted December 19, 2018 4 horas atrás, Pedro Robalo disse: Esta parte é que me faz confusão. Mas existem várias entidades para receber os ficheiros?!?!?! Nos escolhemos a que queremos? O que acontece depois de enviar os ficheiros para uma dessas entidades (iLink, saphety,...) Pelos vistos com a iLink não terá custos? Conseguiste alguma documentação? Resposta da ilink: Boa tarde, Seguem os acessos e a documentação necessária da API para a integração com o iLINK: O iLink dispõem de uma API que permite a integração com diferentes ERP's e softwares de faturação. A API tem métodos HTTP para enviar e/ou obter documentos de faturação do iLink. Os acessos, a documentação da API e o ambiente de testes do iLink, são os seguintes: Informação da API do iLINK: URL API: https://ilink.acin.pt/ilinktests-api/api/ URL documentação API: https://ilink.acin.pt/ilinktests-api/apidoc/ Authorization (Token): 7ZyvFkgw5URLnKW4kijDSYpkoUJdaBHOCQeSHH3M2YLSmvXFHIK586TZEr3P3NRjVHiDWqLNywAM2RJbmljypywEK5xH5VTlc02VzaW89v7VHsm5s76CyOtJ Informação da entidade de testes: Entity key: vnM77KuciahPXTs7XEHsdS0Xy5wpJdRyDm5Pqrl55AEtOvX2BHYKKQjUz00Fhb1I2ibLnKHXvCDaqYY2 Entity NIF: 508448263 Informação da plataforma de testes do iLINK: URL: https://ilink.acin.pt/ilinktests/pt/#/main Email: userctg@teste.com Password: ilink2018 Segue-se em anexo o manual de funcionamento do iLink e um exemplo de integração entre o iLink e um software de faturacão. NOTA IMPORTANTE: Todos os acessos disponibilizados anteriormente são de testes. Só serão facultados os acessos de produção mediante uma validação e aprovação por parte do nosso departamento de desenvolvimento de software. Após terminados os desenvolvimentos para a integração do vosso software com a plataforma iLink, e para que seja feita uma validação e aprovação, deverão ser disponibilizados acessos do vosso ambiente de testes. Por favor, não hesite em contactar-nos se necessitar de ajuda em mais alguma questão. Filipa Câmara ACIN iCloud Solutions Lda 3 Report Link to post Share on other sites
Pedro Robalo 6 Posted December 19, 2018 Report Share Posted December 19, 2018 47 minutos atrás, Vitor Pereira disse: Resposta da ilink: Boa tarde, Seguem os acessos e a documentação necessária da API para a integração com o iLINK: O iLink dispõem de uma API que permite a integração com diferentes ERP's e softwares de faturação. A API tem métodos HTTP para enviar e/ou obter documentos de faturação do iLink. Os acessos, a documentação da API e o ambiente de testes do iLink, são os seguintes: Informação da API do iLINK: URL API: https://ilink.acin.pt/ilinktests-api/api/ URL documentação API: https://ilink.acin.pt/ilinktests-api/apidoc/ Authorization (Token): 7ZyvFkgw5URLnKW4kijDSYpkoUJdaBHOCQeSHH3M2YLSmvXFHIK586TZEr3P3NRjVHiDWqLNywAM2RJbmljypywEK5xH5VTlc02VzaW89v7VHsm5s76CyOtJ Informação da entidade de testes: Entity key: vnM77KuciahPXTs7XEHsdS0Xy5wpJdRyDm5Pqrl55AEtOvX2BHYKKQjUz00Fhb1I2ibLnKHXvCDaqYY2 Entity NIF: 508448263 Informação da plataforma de testes do iLINK: URL: https://ilink.acin.pt/ilinktests/pt/#/main Email: userctg@teste.com Password: ilink2018 Segue-se em anexo o manual de funcionamento do iLink e um exemplo de integração entre o iLink e um software de faturacão. NOTA IMPORTANTE: Todos os acessos disponibilizados anteriormente são de testes. Só serão facultados os acessos de produção mediante uma validação e aprovação por parte do nosso departamento de desenvolvimento de software. Após terminados os desenvolvimentos para a integração do vosso software com a plataforma iLink, e para que seja feita uma validação e aprovação, deverão ser disponibilizados acessos do vosso ambiente de testes. Por favor, não hesite em contactar-nos se necessitar de ajuda em mais alguma questão. Filipa Câmara ACIN iCloud Solutions Lda Excelente! E obrigado pela partilha dos dados de acesso. A Informação é bastante interessante. Já tive a ver o portal e continuo na mesma. Ainda não percebi o conceito. Para que raio serve por os ficheiros na iLink ou em outro lado qualquer? E ter um portal para ver os documentos, com gráficos e totais? Link to post Share on other sites
chesser 99 Posted December 19, 2018 Report Share Posted December 19, 2018 Recebi um email da ESPAP que diz o seguinte: "Exmos.(as) Srs.(as), a fatura eletrónica chegou à Administração Pública. A Diretiva Comunitária 2014/55/UE relativa à faturação eletrónica nos contratos públicos, publicada em 16 de abril de 2014, foi transposta para enquadramento jurídico nacional na alteração do Código dos Contratos Públicos (Decreto-Lei n.º 111-B/2017, de 31 de agosto, nos termos dos artigos 1.º, 9.º e 13.º e artigo 299.º-B do Anexo III) tornando obrigatória a emissão de faturas eletrónicas no âmbito da contratação pública. A eSPap, Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, I.P. tem em curso um programa de implementação da Fatura Eletrónica na Administração Pública com o objetivo de prestar serviços partilhados de receção, validação, arquivo e processamento de faturas eletrónicas, para as entidades públicas. O programa foi concebido dentro dos princípios da diretiva comunitária e, como tal, garante a sustentabilidade e a interoperabilidade de soluções, bem como as economias de custos previstas. Atendendo ao interesse manifestado, convidamo-los a construir um projeto conjunto de adesão à fatura eletrónica. Neste sentido, agradecemos que consultem o site institucional da eSPap, nomeadamente a informação atualizada sobre a fatura eletrónica: https://www.espap.gov.pt/spfin/Paginas/spfin.aspx#maintab5 A informação disponível no site institucional da eSPap será atualizada de acordo com a publicação da legislação regulamentar relacionada com a fatura eletrónica na contratação pública. A eSPap está a trabalhar num roadmap, que será partilhado oportunamente, para garantir o alinhamento com as regras e normas definidas pela União Europeia e com a publicação da regulamentação complementar ao Decreto-Lei n.º 111-B/2017. Na sequência da publicação da legislação, que se aguarda, e tendo já a vosso registo do interesse manifestado, solicitamos a identificação das entidades da administração pública para as quais pretendem enviar faturas eletrónicas. Com base na informação partilhada serão contactados pela eSPap para, em conjunto, planearmos os próximos passos. Caso subsista alguma dúvida, não hesitem em nos contactar para o endereço de email: SPFin.B2AP@espap.pt Com os nossos melhores cumprimentos, B2AP | Business to AP" ----- Deste email sobressai, quanto a mim, o tempo verbal: futuro. Ou seja, temos coisas como "A informação disponível no site institucional da eSPap será atualizada de acordo com a publicação da legislação regulamentar relacionada com a fatura eletrónica na contratação pública." "A eSPap está a trabalhar num roadmap, que será partilhado oportunamente, para garantir o alinhamento com as regras e normas definidas pela União Europeia e com a publicação da regulamentação complementar ao Decreto-Lei n.º 111-B/2017." "Na sequência da publicação da legislação, que se aguarda, e tendo já a vosso registo do interesse manifestado, solicitamos a identificação das entidades da administração pública para as quais pretendem enviar faturas eletrónicas. Com base na informação partilhada serão contactados pela eSPap para, em conjunto, planearmos os próximos passos." Quanto a este último parágrafo tenho ainda outro problema: eu não sei quais as entidades públicas com as quais os meus clientes trabalham ou poderão vir a trabalhar no futuro. Dito isto, não acham que nos estamos a adiantar muito ao querer já implementar coisas quando a própria eSPap diz que ainda está a aguardar a publicação da legislação e que ainda está a trabalhar num roadmap para "garantir o alinhamento com as regras e normas definidas pela União Europeia"? 1 Report Link to post Share on other sites
CrominhO 351 Posted December 19, 2018 Report Share Posted December 19, 2018 (edited) 1 hora atrás, chesser disse: (...)Quanto a este último parágrafo tenho ainda outro problema: eu não sei quais as entidades públicas com as quais os meus clientes trabalham ou poderão vir a trabalhar no futuro.(...) Dito isto, não acham que nos estamos a adiantar muito ao querer já implementar coisas quando a própria eSPap diz que ainda está a aguardar a publicação da legislação e que ainda está a trabalhar num roadmap para "garantir o alinhamento com as regras e normas definidas pela União Europeia"? Esse ultimo paragrafo até me deixou de boca aberta lol ... Eu imaginei que tivesse de haver uma ligação directa entre Fornecedor (nosso cliente) e a eSPap, mas sempre pensei, que preparávamos os softwares para lerem o certificado entregue a cada fornecedor do estado e a partir daí eles entendiam-se ... E se calhar até é assim, eles eSPap é que não perceberam que estamos a falar de softwares horizontais... Caso nao seja, estou perdido lol, sei que alguns clientes dos meus clientes, são função Publica, mas não sei todos e não vou iniciar um processo de "conversação" com cada um deles ... até a esquadra ali da "esquina" compra coisas lol. O ultimo ponto que falas, concordo contigo, apesar do trabalho que já temos feito supostamente continuar, uma vez que a estrutura da eSPap é do estado. Ainda assim merecia uma resposta a esse Email para dissipar a maior dúvida de todas, que era perguntar se entretanto revogam ou não o decreto que diz que entra a 1 de Janeiro de 2019 🙂 EDIT: Já não tenho likes para todos os Posts com info aqui partilhados 🙂 Edited December 19, 2018 by CrominhO As mentes humanas são realmente um local estranho! Link to post Share on other sites
marcolopes 439 Posted December 19, 2018 Report Share Posted December 19, 2018 9 hours ago, Vitor Pereira said: Acabei de receber a resposta a ilink: O seu pedido foi recebido e analisado atentamente. Ticket ID: 2018121788260 Assunto: e-Invoicing Boa tarde Exmo. Sr. Vítor Pereira, Informamos que a integração com o nosso software iLink é gratuito. Assim sendo, de forma a podermos disponibilizar a documentação e proceder à criação dos acessos, deverão ,apenas, indicar-nos o nome do Vosso ERP. Por favor, não hesite em contactar-nos se necessitar de ajuda em mais alguma questão. Filipa Câmara ACIN iCloud Solutions Lda WHAT?????????????????? 😲😲😲😲 The simplest explanation is usually the correct one JAVA Utilities: https://github.com/marcolopes/dma Link to post Share on other sites
marcolopes 439 Posted December 19, 2018 Report Share Posted December 19, 2018 (edited) 4 hours ago, Vitor Pereira said: Resposta da ilink: Boa tarde, Seguem os acessos e a documentação necessária da API para a integração com o iLINK: O iLink dispõem de uma API que permite a integração com diferentes ERP's e softwares de faturação. A API tem métodos HTTP para enviar e/ou obter documentos de faturação do iLink. Os acessos, a documentação da API e o ambiente de testes do iLink, são os seguintes: Informação da API do iLINK: URL API: https://ilink.acin.pt/ilinktests-api/api/ URL documentação API: https://ilink.acin.pt/ilinktests-api/apidoc/ Authorization (Token): 7ZyvFkgw5URLnKW4kijDSYpkoUJdaBHOCQeSHH3M2YLSmvXFHIK586TZEr3P3NRjVHiDWqLNywAM2RJbmljypywEK5xH5VTlc02VzaW89v7VHsm5s76CyOtJ Informação da entidade de testes: Entity key: vnM77KuciahPXTs7XEHsdS0Xy5wpJdRyDm5Pqrl55AEtOvX2BHYKKQjUz00Fhb1I2ibLnKHXvCDaqYY2 Entity NIF: 508448263 Informação da plataforma de testes do iLINK: URL: https://ilink.acin.pt/ilinktests/pt/#/main Email: userctg@teste.com Password: ilink2018 Segue-se em anexo o manual de funcionamento do iLink e um exemplo de integração entre o iLink e um software de faturacão. NOTA IMPORTANTE: Todos os acessos disponibilizados anteriormente são de testes. Só serão facultados os acessos de produção mediante uma validação e aprovação por parte do nosso departamento de desenvolvimento de software. Após terminados os desenvolvimentos para a integração do vosso software com a plataforma iLink, e para que seja feita uma validação e aprovação, deverão ser disponibilizados acessos do vosso ambiente de testes. Por favor, não hesite em contactar-nos se necessitar de ajuda em mais alguma questão. Filipa Câmara ACIN iCloud Solutions Lda Meus amigos, EU não vou implementar serviços de FE-AP sobre NENHUM PORTAL que não seja o DO ESTADO!!!! Podem vir 500 intermediários a implementar o serviço e fazer contactos milionários com empresas públicas... Se isso for para a frente, e as empresas públicas não se ligarem ao Portal do Estado, haverá desenvolvimento VERTICAL para os seus clientes. Temos pena... Se esses "portais" fizerem a integração directa de ERP conhecidos, também temos pena (ficam os outros todos prejudicados). Agora... IMPLEMENTAR os serviços sobre N portais, cada um com as suas especificidades FORA DE QUESTÃO!!!! Edited December 19, 2018 by marcolopes The simplest explanation is usually the correct one JAVA Utilities: https://github.com/marcolopes/dma Link to post Share on other sites
marcolopes 439 Posted December 19, 2018 Report Share Posted December 19, 2018 2 hours ago, chesser said: ... A eSPap está a trabalhar num roadmap, que será partilhado oportunamente, para garantir o alinhamento com as regras e normas definidas pela União Europeia e com a publicação da regulamentação complementar ao Decreto-Lei n.º 111-B/2017. Na sequência da publicação da legislação, que se aguarda, e tendo já a vosso registo do interesse manifestado, solicitamos a identificação das entidades da administração pública para as quais pretendem enviar faturas eletrónicas. Com base na informação partilhada serão contactados pela eSPap para, em conjunto, planearmos os próximos passos. Caso subsista alguma dúvida, não hesitem em nos contactar para o endereço de email: SPFin.B2AP@espap.pt Com os nossos melhores cumprimentos, B2AP | Business to AP" ----- Deste email sobressai, quanto a mim, o tempo verbal: futuro. Ou seja, temos coisas como "A informação disponível no site institucional da eSPap será atualizada de acordo com a publicação da legislação regulamentar relacionada com a fatura eletrónica na contratação pública." "A eSPap está a trabalhar num roadmap, que será partilhado oportunamente, para garantir o alinhamento com as regras e normas definidas pela União Europeia e com a publicação da regulamentação complementar ao Decreto-Lei n.º 111-B/2017." "Na sequência da publicação da legislação, que se aguarda, e tendo já a vosso registo do interesse manifestado, solicitamos a identificação das entidades da administração pública para as quais pretendem enviar faturas eletrónicas. Com base na informação partilhada serão contactados pela eSPap para, em conjunto, planearmos os próximos passos." Quanto a este último parágrafo tenho ainda outro problema: eu não sei quais as entidades públicas com as quais os meus clientes trabalham ou poderão vir a trabalhar no futuro. Dito isto, não acham que nos estamos a adiantar muito ao querer já implementar coisas quando a própria eSPap diz que ainda está a aguardar a publicação da legislação e que ainda está a trabalhar num roadmap para "garantir o alinhamento com as regras e normas definidas pela União Europeia"? Concordo! "Apanhamos" a informação já publicada no portal, mas a ESPAP e a SAPHETY (contratada para implementar o Portal da Fatura Electrónica na Administração Pública – FE-AP) ainda estão em análise... de qualquer forma acho estranho já terem os documentos técnicos todos redigidos, e não estarem APTOS a prestar informações de acesso técnico por forma a podermos testar os serviços... The simplest explanation is usually the correct one JAVA Utilities: https://github.com/marcolopes/dma Link to post Share on other sites
marcolopes 439 Posted December 19, 2018 Report Share Posted December 19, 2018 3 hours ago, Pedro Robalo said: Excelente! E obrigado pela partilha dos dados de acesso. A Informação é bastante interessante. Já tive a ver o portal e continuo na mesma. Ainda não percebi o conceito. Para que raio serve por os ficheiros na iLink ou em outro lado qualquer? E ter um portal para ver os documentos, com gráficos e totais? Servem para baralhar toda a gente! Porque se surgirem 100 empresas como esta a fazer o trabalho que deveria ser feito pelo Portal da Fatura Electrónica na Administração Pública – FE-AP da responsabilidade do ESPAP, então teremos 100 implementações de comunicação... Estamos a falar da mesma coisa??? Essa info é relativa à FE-AP? Ou é apenas uma integração de facturação electrónica que as software houses implementam para se tornarem compatíveis com o EDI desse broker? Volto a dizer... não vou ligar puto a essas empresas. Quero informação sobre o GATEWAY do ESTADO... 1 Report The simplest explanation is usually the correct one JAVA Utilities: https://github.com/marcolopes/dma Link to post Share on other sites
marcolopes 439 Posted December 20, 2018 Report Share Posted December 20, 2018 10 hours ago, chesser said: Recebi um email da ESPAP que diz o seguinte: "Exmos.(as) Srs.(as), a fatura eletrónica chegou à Administração Pública. A Diretiva Comunitária 2014/55/UE relativa à faturação eletrónica nos contratos públicos, publicada em 16 de abril de 2014, foi transposta para enquadramento jurídico nacional na alteração do Código dos Contratos Públicos (Decreto-Lei n.º 111-B/2017, de 31 de agosto, nos termos dos artigos 1.º, 9.º e 13.º e artigo 299.º-B do Anexo III) tornando obrigatória a emissão de faturas eletrónicas no âmbito da contratação pública. A eSPap, Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, I.P. tem em curso um programa de implementação da Fatura Eletrónica na Administração Pública com o objetivo de prestar serviços partilhados de receção, validação, arquivo e processamento de faturas eletrónicas, para as entidades públicas. O programa foi concebido dentro dos princípios da diretiva comunitária e, como tal, garante a sustentabilidade e a interoperabilidade de soluções, bem como as economias de custos previstas. Atendendo ao interesse manifestado, convidamo-los a construir um projeto conjunto de adesão à fatura eletrónica. Neste sentido, agradecemos que consultem o site institucional da eSPap, nomeadamente a informação atualizada sobre a fatura eletrónica: https://www.espap.gov.pt/spfin/Paginas/spfin.aspx#maintab5 A informação disponível no site institucional da eSPap será atualizada de acordo com a publicação da legislação regulamentar relacionada com a fatura eletrónica na contratação pública. A eSPap está a trabalhar num roadmap, que será partilhado oportunamente, para garantir o alinhamento com as regras e normas definidas pela União Europeia e com a publicação da regulamentação complementar ao Decreto-Lei n.º 111-B/2017. Na sequência da publicação da legislação, que se aguarda, e tendo já a vosso registo do interesse manifestado, solicitamos a identificação das entidades da administração pública para as quais pretendem enviar faturas eletrónicas. Com base na informação partilhada serão contactados pela eSPap para, em conjunto, planearmos os próximos passos. Caso subsista alguma dúvida, não hesitem em nos contactar para o endereço de email: SPFin.B2AP@espap.pt Com os nossos melhores cumprimentos, B2AP | Business to AP" Engraçado... descobri hoje que ESSE EMAIL não é mais do que o COPY/PASTE de uma notícia que nem sequer está disponível no site do ESPAP: https://www.espap.gov.pt/noticias/Paginas/noticias.aspx mas sim no site de um dos serviços da sua responsabilidade (GeRFIP): https://www.gerfip.gerall.pt/Paginas/News.aspx?nid=158&newsType=1 Quote A fatura eletrónica chegou à Administração Pública 19-12-2018 A Diretiva Comunitária 2014/55/EU, de 16/04/2014, e a transposição para enquadramento jurídico nacional (alteração do Código dos Contratos Públicos, Decreto-Lei n.º 111-B/2017, de 31 de agosto) tornam obrigatórias a emissão e receção de faturas eletrónicas no âmbito da contratação pública. Para acomodar esta alteração legislativa, a eSPap desenvolveu uma solução para implementação da Fatura Eletrónica na Administração Pública (FE-AP). O portal da FE-AP já está em funcionamento nas três entidades piloto utilizadoras da solução de Gestão de Recursos Financeiros em modo Partilhado (GeRFiP) no âmbito do macroprocesso de contas a pagar. O portal da FE-AP constitui-se como a Gateway do Estado e permite rececionar faturas e documentos retificativos em formato eletrónico, garantindo o controlo e monitorização de todas as etapas do processo. A solução para implementação da FE-AP está disponível para qualquer entidade pública cliente dos Serviços Partilhados de Finanças e permite uma integração direta com a solução GeRFiP. Para além da troca de documentos eletrónicos a solução tecnológica desmaterializa, também, o diálogo com os fornecedores passando o processo de conferência para um formato digital. A eSPap está a trabalhar num roadmap, que será partilhado a partir de janeiro de 2019, para a disseminação da fatura eletrónica integrada no GeRFiP, garantindo o alinhamento com as regras e normas definidas pela União Europeia e com a publicação da regulamentação complementar ao Decreto-Lei n.º 111-B/2017. A informação para as entidades públicas e para os fornecedores da Administração Pública poderem aderir à solução FE-AP, está disponível no siteinstitucional da eSPap e será atualizada de acordo com a publicação da legislação regulamentar relacionada com a fatura eletrónica na contratação pública. Para mais informação sobre a FE-AP, consultar o site institucional da eSPap em Serviços Partilhados de Finanças – Fatura Eletrónica. The simplest explanation is usually the correct one JAVA Utilities: https://github.com/marcolopes/dma Link to post Share on other sites
Pedro Robalo 6 Posted December 20, 2018 Report Share Posted December 20, 2018 10 horas atrás, marcolopes disse: Servem para baralhar toda a gente! Porque se surgirem 100 empresas como esta a fazer o trabalho que deveria ser feito pelo Portal da Fatura Electrónica na Administração Pública – FE-AP da responsabilidade do ESPAP, então teremos 100 implementações de comunicação... Estamos a falar da mesma coisa??? Essa info é relativa à FE-AP? Ou é apenas uma integração de facturação electrónica que as software houses implementam para se tornarem compatíveis com o EDI desse broker? Volto a dizer... não vou ligar puto a essas empresas. Quero informação sobre o GATEWAY do ESTADO... Começo a ser da mesma opinião. Se esses portais ao fim ao cabo pelo que me parece vão enviar os ficheiros para as ditas entidades clientes por email (pelo menos ando com esta ideia, e que tem de ser uma conta de email que tem de ser monitorizada pelo cliente), porque raio não podemos enviar diretamente o ficheiro para esses email's, em vez de termos de fazer recursos dessas entidades. No caso da iLink tentei importar o ficheiro de exemplo deles e nem esse consegui, visto dar diversos erros, vá la alguém perceber isto!?!?! Link to post Share on other sites
Pedro Robalo 6 Posted December 20, 2018 Report Share Posted December 20, 2018 2 horas atrás, marcolopes disse: Engraçado... descobri hoje que ESSE EMAIL não é mais do que o COPY/PASTE de uma notícia que nem sequer está disponível no site do ESPAP: https://www.espap.gov.pt/noticias/Paginas/noticias.aspx mas sim no site de um dos serviços da sua responsabilidade (GeRFIP): https://www.gerfip.gerall.pt/Paginas/News.aspx?nid=158&newsType=1 Já alguém conseguir entrar em contacto com estes senhores?!? Alguém sabe como se faz o registo neste portal (GeRFIP) ? Deverá ser para aqui que temos de enviar os ditos ficheiros? Link to post Share on other sites
marcolopes 439 Posted December 20, 2018 Report Share Posted December 20, 2018 36 minutes ago, Pedro Robalo said: Já alguém conseguir entrar em contacto com estes senhores?!? Alguém sabe como se faz o registo neste portal (GeRFIP) ? Deverá ser para aqui que temos de enviar os ditos ficheiros? Acabei de fazer referência a um email de resposta obtido pelo @chesser Há que ter calma! Entretanto aconselho que leiam e voltem a ler o que está escrito na página do ESPAP: https://www.espap.gov.pt/spfin/Paginas/spfin.aspx#maintab Vale a pena ler também o que está escrito no portal sobre outras áreas, pois a informação é interessante (existem muitas implementações e movimentações por parte do estado em matéria de recursos partilhados) The simplest explanation is usually the correct one JAVA Utilities: https://github.com/marcolopes/dma Link to post Share on other sites
Recommended Posts
Create an account or sign in to comment
You need to be a member in order to leave a comment
Create an account
Sign up for a new account in our community. It's easy!
Register a new accountSign in
Already have an account? Sign in here.
Sign In Now