Jump to content
desconfiado

Norma europeia de fatura eletrónica: eInvoicing - Diretiva 2014/55/EU

Recommended Posts

jrabasilio
Em 19/12/2018 às 17:28, Vitor Pereira disse:

Resposta da ilink:

Boa tarde,
Seguem os acessos e a documentação necessária da API para a integração com o iLINK:

O iLink dispõem de uma API que permite a integração com diferentes ERP's e softwares de faturação. A API tem métodos HTTP para enviar e/ou obter documentos de faturação do iLink. Os acessos, a documentação da API e o ambiente de testes do iLink, são os seguintes: 

Informação da API do iLINK:

URL API:                            https://ilink.acin.pt/ilinktests-api/api/
URL documentação API:  https://ilink.acin.pt/ilinktests-api/apidoc/
Authorization (Token):      7ZyvFkgw5URLnKW4kijDSYpkoUJdaBHOCQeSHH3M2YLSmvXFHIK586TZEr3P3NRjVHiDWqLNywAM2RJbmljypywEK5xH5VTlc02VzaW89v7VHsm5s76CyOtJ

Informação da entidade de testes:

Entity key:  vnM77KuciahPXTs7XEHsdS0Xy5wpJdRyDm5Pqrl55AEtOvX2BHYKKQjUz00Fhb1I2ibLnKHXvCDaqYY2
Entity NIF:  508448263

Informação da plataforma de testes do iLINK:
URL:              https://ilink.acin.pt/ilinktests/pt/#/main
Email:            userctg@teste.com
Password:    ilink2018

Segue-se em anexo o manual de funcionamento do iLink e um exemplo de integração entre o iLink e um software de faturacão.

NOTA IMPORTANTE: Todos os acessos disponibilizados anteriormente são de testes. Só serão facultados os acessos de produção mediante uma validação e aprovação por parte do nosso departamento de desenvolvimento de software. Após terminados os desenvolvimentos para a integração do vosso software com a plataforma iLink, e para que seja feita uma validação e aprovação, deverão ser disponibilizados acessos do vosso ambiente de testes.

Por favor, não hesite em contactar-nos se necessitar de ajuda em mais alguma questão.

Filipa Câmara
ACIN iCloud Solutions Lda

Conseguiste enviar alguma coisa para o ilink ?

Pedro Robalo
21 minutos atrás, jrabasilio disse:

Conseguiste enviar alguma coisa para o ilink ?

Pelo portal nao.

E pelos serviços ainda não testei a ilink.

Não fiquei muito confiante por não ter dado pelo portal.

Mas quem sabe pode ser o próximo passo.

Cr4zyKingLi0n

Penso que é obrigatorio fazer o arquivo pelo periodo legal.

E aparentemente segundo o ponto 4.  Portal web SaphetyGov, deverá haver a hipotese de submeter faturas diretmente no portal.

Pedro Robalo
5 minutos atrás, Cr4zyKingLi0n disse:

Penso que é obrigatorio fazer o arquivo pelo periodo legal.

E aparentemente segundo o ponto 4.  Portal web SaphetyGov, deverá haver a hipotese de submeter faturas diretmente no portal.

Sim mais eu já tenho uma solução interna para fazer arquivo.

Não faz sentido ser obrigado a usar outra com custos.

Só porque tenho de mandar um ficheiro.

Cr4zyKingLi0n
8 minutos atrás, Pedro Robalo disse:

Sim mais eu já tenho uma solução interna para fazer arquivo.

Não faz sentido ser obrigado a usar outra com custos.

Só porque tenho de mandar um ficheiro.

Sim,

Tendo em conta este artigo podes ter alguma razão:

https://portal.oa.pt/comunicacao/imprensa/2018/12/18/arquivos-em-papel-acabam-a-partir-de-janeiro/

poderemos considerar que pode haver alguma relação entre os 2 assuntos. podes sempre arquivar um pdf.

Pedro Robalo
14 minutos atrás, Cr4zyKingLi0n disse:

Sim,

Tendo em conta este artigo podes ter alguma razão:

https://portal.oa.pt/comunicacao/imprensa/2018/12/18/arquivos-em-papel-acabam-a-partir-de-janeiro/

poderemos considerar que pode haver alguma relação entre os 2 assuntos. podes sempre arquivar um pdf.

Pois eu sei.

Por isso mesmo, já o faço a bastante tempo.

Logo nao sei porque serei obrigado a usar o deles? Não me faz sentido.

Vou esperar pela resposta da eSPap.

marcolopes
7 hours ago, jrabasilio said:

Pois, pelos vistos a adaptação não será muito transparente, se ainda por cima os campos adicionais não forem em extensões, pior fica ..

Não explorei muito bem o da  eSPap , mas se o xsd da invoice e da nota de crédito for diferente do original ULB 2.1, mais trabalho vai dar, tenho de voltar a gerar as classes de novo e rezar.....

Mas alguém implementou a criação do documento XML sem ser através dos documentos técnicos da ESPAP??? Masoquismo!!!!! :D bolas... eu tive de ler o documento técnico para saber QUAIS os campos obrigatórios, caso contrário estaria completamente perdido... (ainda assim, não me dei ao trabalho de escrever o modelo completo, apenas uns campos iniciais...)

The simplest explanation is usually the correct one

JAVA Utilities: https://github.com/marcolopes/dma

marcolopes
1 hour ago, Cr4zyKingLi0n said:

Mas eu não quero trabalhar com a SAPHETY!!!

Eu quero trabalhar com O portal da Fatura Eletrónica na Administração Pública (FE-AP) que é o Gateway do Estado!!!

Pedro Robalo
3 minutos atrás, marcolopes disse:

Mas eu não quero trabalhar com a SAPHETY!!!

Eu quero trabalhar com O portal da Fatura Eletrónica na Administração Pública (FE-AP) que é o Gateway do Estado!!!

Eu também!

Ainda temos de arranjar um colega vermelho e fazer parar isto tudo 😂😂😂

Pedro Robalo
5 minutos atrás, marcolopes disse:

Mas alguém implementou a criação do documento XML sem ser através dos documentos técnicos da ESPAP??? Masoquismo!!!!! :D bolas... eu tive de ler o documento técnico para saber QUAIS os campos obrigatórios, caso contrário estaria completamente perdido... (ainda assim, não me dei ao trabalho de escrever o modelo completo, apenas uns campos iniciais...)

Tranquilo, isso faz.se rapido

Da mais trabalho mapeares os teus documentos para a estrutura deles. O que preenche o que.

Mas até acredito que existe ai pessoas a fazer o ficheiro a pata.

Isto é a escrever como se tivesse a escrever um txt 😂😂😂

Mas isto é só uma opinião minha que sou maluco 😂

marcolopes
13 minutes ago, Pedro Robalo said:

Tranquilo, isso faz.se rapido

Da mais trabalho mapeares os teus documentos para a estrutura deles. O que preenche o que.

Mas até acredito que existe ai pessoas a fazer o ficheiro a pata.

Mas isto é só uma opinião minha que sou maluco 😂

Que os há há... quando penso nisso até tremo! 👀

Eu acho que a questão principal aqui é saber como o governo vai decretar a obrigatoriedade de comunicação... É que, a SAPHETY diz o que lhe apetece... mas isto é uma NORMALIZAÇÃO da administração pública, como tal, o governo deveria OBRIGAR à utilização do GATEWAY do estado!

A informação do ESPAP não é perfeitamente clara... Por um lado podemos ler afirmações como estas:

"Fornecedores da administração pública - Os fornecedores podem, desde já, iniciar o processo de transformação consultando o formato e as regras atualmente disponíveis no template, no entanto, como esta versão pode vir a sofrer alterações, devem considerar essa adaptação futura."

"A solução está disponível para qualquer entidade pública e permite uma integração direta com a solução GeRFiP ou, via web services, com qualquer outro sistema contabilístico ou de gestão documental. Para além da troca de documentos eletrónicos, a solução tecnológica desmaterializa também o diálogo com os fornecedores, passando o processo de conferência para um formato digital."

"A solução FE-AP começou por ser utilizada por três organismos clientes da solução GeRFiP, como piloto, e está a ser gradualmente disseminada junto dos restantes organismos da Administração Pública. O projeto implementado com os organismos piloto, já a operar em pleno, permitiu uma avaliação de projeção mais global de benefícios múltiplos, designadamente: administrativos, processuais, de interoperabilidade interna e transfronteiriça, combate à fraude e integração no modelo global de tesouraria do Estado. O envolvimento dos fornecedores e dos organismos piloto no desenho e implementação segundo as normas europeias, potenciou uma perspetiva prática fundamental à definição de uma estratégia para a massificação da fatura eletrónica na Administração Pública."

Mas em lado algum vejo que este será o sistema obrigatório a nível nacional para todas as empresas públicas...

Edited by marcolopes

CrominhO
46 minutos atrás, Pedro Robalo disse:

(...)Mas até acredito que existe ai pessoas a fazer o ficheiro a pata.

(...)

meeeee LOOL 

Eu uso ambos, conforme a situação e a sério que não percebo a já conhecida aversão lol :D ... Especialmente se já tiverem feito uma espécie de "parser". 

Normalmente se for Online, claro que é muito mais simples dar-lhe o caminho do XSD, a papinha tá toda feita e qualquer alteração do lado da estrutura reflecte-se logo, mas se for Offline depende de outros factores... Não vou importar um XSD para escrever uma Linha lol...  Por exemplo, neste caso em particular ainda não decidi qual vou usar... Em testes já importei os belos 3 XSD, 1 para cada documento, sendo que com o meu belo parser é só 1 estrutura com 2 condições, por isso ainda nao decidi o que vou meter em Produção. lol :D 

@marcolopes, podes bater, em 3...2...1... lool :D 

As mentes humanas são realmente um local estranho!

Gonçalo Mendes

No meio disto tudo, há coisas que verdadeiramente são incríveis... Acho que estamos num ponto em que para podermos implementar isto tudo até ao final do ano, é necessário fazer então a ligação com a Saphety.

Depois olho para a página dos preços para o SaphetyGov.... Será que estou a ver isto tudo mal? É preciso pagar uma conta para usar serviços que vão ser obrigatórios? Alguém me pode esclarecer em relação a este ponto? 

CrominhO

Há aqui uma situação que já tinha falado anteriormente (para alem da ausência dos campos necessários à emissão da Factura, que entretanto já apareceram na eSPap), 

que é como se vai processar os Transportes. Todo os bens e materiais acompanhados de Factura (não simplificada) estão isentos de emissão de Documento de Transporte, mas agora com Facturação Electronica como se processa? temos de emitir novamente Documentos de Transporte ou os bens vão andar sem nenhum Documento. 

Vendo um bem para uma Camara Municipal, e depois quando for la entregar levo simplesmente no carro sem nenhum documento? a FT já lá está. 

Pedro Robalo
8 minutos atrás, CrominhO disse:

meeeee LOOL 

Eu uso ambos, conforme a situação e a sério que não percebo a já conhecida aversão lol :D ... Especialmente se já tiverem feito uma espécie de "parser". 

Normalmente se for Online, claro que é muito mais simples dar-lhe o caminho do XSD, a papinha tá toda feita e qualquer alteração do lado da estrutura reflecte-se logo, mas se for Offline depende de outros factores... Não vou importar um XSD para escrever uma Linha lol...  Por exemplo, neste caso em particular ainda não decidi qual vou usar... Em testes já importei os belos 3 XSD, 1 para cada documento, sendo que com o meu belo parser é só 1 estrutura com 2 condições, por isso ainda nao decidi o que vou meter em Produção. lol :D 

@marcolopes, podes bater, em 3...2...1... lool :D 

Eu não digo nada, como disse existe malucos para tudo :D 

Eu só o faço quando não tenho xsd e quero criar um xml para algum coisa.

Acho que podes utilizar os bem ditos xsd, transformares em classes, e de seguida criares um helper ou parser ou lá o que quiseres chamar para preencheres as classes com base na tua estrutura de documento.

Ainda assim o importante é já teres os 3 ficheiros gerados ;)

Resta saber o que fazer com eles.

Pedro Robalo
3 minutos atrás, CrominhO disse:

Há aqui uma situação que já tinha falado anteriormente (para alem da ausência dos campos necessários à emissão da Factura, que entretanto já apareceram na eSPap), 

que é como se vai processar os Transportes. Todo os bens e materiais acompanhados de Factura (não simplificada) estão isentos de emissão de Documento de Transporte, mas agora com Facturação Electronica como se processa? temos de emitir novamente Documentos de Transporte ou os bens vão andar sem nenhum Documento. 

Vendo um bem para uma Camara Municipal, e depois quando for la entregar levo simplesmente no carro sem nenhum documento? a FT já lá está. 

Temos de levar isto na brincadeira ;)

Pedes a um cigano para levar as cenas e não te preocupas com isso :P

OS EDI da UBL tem qualquer coisa para transportes, não investiguei ainda, mas tenho ideia de ter visto qualquer coisa.

Mas acho que ainda não estão a pensar nisso, por agora é FAC, NC e ND.

• Vote 1

nunopicado

33 minutos atrás, CrominhO disse:

meeeee LOOL
(...)
Não vou importar um XSD para escrever uma Linha lol...  (...)

:D Tu não existes...
Mas pronto, se for só uma linha, das duas uma: Ou não é um XML, ou o XSD respectivo também não ficava muito grande, podias importar na mesma! :P

17 minutos atrás, Pedro Robalo disse:

Eu só o faço quando não tenho xsd e quero criar um xml para algum coisa.

Eu nesses casos faço um XML de exemplo e depois crio na mesma as classes! :D

• Vote 1

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

marcolopes
4 hours ago, cristina said:

Já alguém conseguiu utilizar o método ProcessMessage?

file:wsdl/CTMessageService.wsdl
Dez 20, 2018 10:29:53 PM org.dma.services.espap.SOAPMessageHandler interceptAndRecordSoapMessage
INFO: 
>>>SENT<<<
<?xml version="1.0" encoding="utf-8" standalone="no"?>
<S:Envelope xmlns:S="http://www.w3.org/2003/05/soap-envelope">
<S:Body>
<Message xmlns="http://www.softlimits.com/Clarinet.Trade" xmlns:ns2="http://schemas.microsoft.com/2003/10/Serialization/">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</Message>
</S:Body>
</S:Envelope>

sim... mas sem saber como efectuar a autenticação, o retorno é:

javax.xml.ws.WebServiceException: java.net.SocketException: Unexpected end of file from server

Que significa: https://stackoverflow.com/questions/19824339/java-simple-code-java-net-socketexception-unexpected-end-of-file-from-server

"Unexpected end of file" implies that the remote server accepted and closed the connection without sending a response. It's possible that the remote system is too busy to handle the request, or that there's a network bug that randomly drops connections.

Edited by marcolopes
  • Vote 1

CrominhO
18 minutos atrás, nunopicado disse:

(...):D Tu não existes...
Mas pronto, se for só uma linha, das duas uma: Ou não é um XML, ou o XSD respectivo também não ficava muito grande, podias importar na mesma! :P
(...)

Também é verdade LOL 😅 .. prontos vá, 4 ou 5 linhas LOOL 🤣

Pensei que fosse levar porrada do Marco, afinal foi de vocês os dois lol ... Mas atenção que isto foi um aparte, ainda me aparecerem moderadores a dizer que estou a prestar um mau serviço 😁 eu uso XSDs 😁

CrominhO
11 minutos atrás, marcolopes disse:

(...)

Que significa: https://stackoverflow.com/questions/19824339/java-simple-code-java-net-socketexception-unexpected-end-of-file-from-server

"Unexpected end of file" implies that the remote server accepted and closed the connection without sending a response. It's possible that the remote system is too busy to handle the request, or that there's a network bug that randomly drops connections.

Nice... Very nice  😊

marcolopes
1 hour ago, Gonçalo Mendes said:

No meio disto tudo, há coisas que verdadeiramente são incríveis... Acho que estamos num ponto em que para podermos implementar isto tudo até ao final do ano, é necessário fazer então a ligação com a Saphety.

Depois olho para a página dos preços para o SaphetyGov.... Será que estou a ver isto tudo mal? É preciso pagar uma conta para usar serviços que vão ser obrigatórios? Alguém me pode esclarecer em relação a este ponto? 

Onde é que está escrito que temos de fazer a ligação à SAPHETY??

marcolopes
8 minutes ago, Gonçalo Mendes said:

Tendo em conta que o próprio manual em https://www.espap.gov.pt/spfin/Paginas/spfin.aspx#maintab5 é da Saphety...

sim, mas vamos lá separar as águas... a malta quer é comunicar com o GATEWAY do estado... se as credenciais apontam para um serviço da SAPHETY é porque não está dentro de portas, pouco que interessa...

Os fornecedores enviam faturas, notas de débito e notas de crédito, para a Saphety (canal de entrada e arquivo legal de documentos da eSPap para a plataforma FE-AP)
 Estes envios podem ser feitos diretamente no Portal SaphetyDOC ou via outras redes, as quais devem estar interligadas com a Saphety;

Edited by marcolopes