Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

desconfiado

Norma europeia de fatura eletrónica: eInvoicing - Diretiva 2014/55/EU

Mensagens Recomendadas

CrominhO
31 minutos atrás, chesser disse:

(...)"Incorporada no relatório do OE2019, no âmbito das Políticas de Estratégia de Crescimento Económico e Consolidação Orçamental, o projeto de implementação da fatura eletrónica é assumido como um programa de transformação digital assente numa nova abordagem baseada na normalização, otimização e automatização processual dos ciclos completos da despesa e da receita.(...)

Não encontro nada 😐

http://app.parlamento.pt/webutils/docs/doc.pdf?path=6148523063446f764c324679595842774f6a63334e7a637664326c756157357059326c6864476c3259584d7657456c4a535339305a58683062334d76634842734d5455324c56684a53556b755a47396a&fich=ppl156-XIII.doc&Inline=true 

http://app.parlamento.pt/webutils/docs/doc.pdf?path=6148523063446f764c324679626d56304c334e706447567a4c31684a53556c4d5a576376543055764d6a41784f5449774d5467784d4445314c305276593356745a57353062334e545a585276636d6c6861584d76546d393059555634634778705932463061585a68583039464d6a41784f56394e615735476157356862734f6e59584d756347526d&fich=NotaExplicativa_OE2019_MinFinan%C3%A7as.pdf&Inline=true

Alteração no PEC, no Via CTT que já aqui falamos, 

Notificações eletrónicas alternativas à Via CTT Como forma de criar alternativas para notificações aos contribuintes, nomeadamente ao sistema “Via CTT”, as notificações e as citações poderão ser efetuadas através do Portal das Finanças, passando a ser feitas nestes moldes sempre que, não havendo comunicação pelo contribuinte de caixa postal eletrónica, esta seja obrigatória. É igualmente revogado o número 5 do artigo 117.º do RGIT, que previa uma coima de 50€ a 250€ pela não comunicação, ou comunicação fora do prazo legal, da adesão à
caixa postal eletrónica. 

Se alguém encontrar algo por favor que meta aqui 

As mentes humanas são realmente um local estranho!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
marcolopes
14 hours ago, Charlie said:

De facto, o formato é UBL 2.1, e já está definido à mais de um ano (o manual é de Abril de 2017).

Manual fornecido pela eSPap sobre o formato.

Oficialmente, temos a data de 1 de Janeiro 2019 para o kick-off, mas a eSPap não está a dar resposta aos fornecedores que se querem registar e iniciar o envio dos ficheiros, quer em testes quer em produção.

Está tudo em alvoroço porque não sai nenhuma portaría ou informação oficial sobre o tema. Aparentemente, deveria ter saido comunicação a 28 de Novembro.

Alguém têm alguma inside information sobre o adiamento da data?

Quando a própria ASSOFT, que está em comunicação directa com o WORK GROUP PT NÃO tem nada a dizer de concreto porque o FISCO / GOVERNO nada diz / não marca reuniões, não aceita sugestões (acho que ninguém sabe quem está a tratar disto por parte do governo!), acho que está tudo dito! :D

• Voto 2

The simplest explanation is usually the correct one

JAVA Utilities: https://github.com/marcolopes/dma

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
jasb

Vejo uma coisa que não faz muito sentido, estruturas diferentes para facturas e NTC's, oh god (foi feito por maçaricos só pode).

não era melhor ter apenas um campo para assinalar o tipo de documento? o saft tem isso e bem!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
chesser
38 minutos atrás, jasb disse:

Pessoal,

Recebi o documento em anexo de uma pessoa, vindo da ADP.

EDIT: como anexo aqui coisas? 😐

EDIT2:

Aqui vai, pelos vistos eh UBL 2.1, só não falam é para onde enviar.. se por email, ou sistema automatico

https://filetransfer.io/data-package/O79Izf3X

Muito obrigado pela partilha. Parece ter muita informação e está bem estruturadinho.

Não sei se repararam no último slide do powerpoint tem uma coisa com alguma piada:

"QUEM PODE AJUDAR A TRANSFORMAR UMA FATURA EM PAPEL EM FICHEIRO XML?

A empresa fornecedora do software de faturação;

Qualquer informático que tenha conhecimentos da linguagem XML;

Empresas especializadas em conversão de dados."

Ou seja, numa das alternativas, basta um qualquer macaco que saiba xml e só temos de lhe dar um editor de texto e já está! Não custa nada. 😀

• Voto 1

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado

Ainda não li, mas uma coisa me chamou a atenção:

Especificação UBL 2.1 num ficheiro de Excel?
OK... O XSD está sobrevalorizado, aparentemente!

• Voto 1

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
jasb
51 minutos atrás, chesser disse:

Muito obrigado pela partilha. Parece ter muita informação e está bem estruturadinho.

Não sei se repararam no último slide do powerpoint tem uma coisa com alguma piada:

"QUEM PODE AJUDAR A TRANSFORMAR UMA FATURA EM PAPEL EM FICHEIRO XML?

A empresa fornecedora do software de faturação;

Qualquer informático que tenha conhecimentos da linguagem XML;

Empresas especializadas em conversão de dados."

Ou seja, numa das alternativas, basta um qualquer macaco que saiba xml e só temos de lhe dar um editor de texto e já está! Não custa nada. 😀

Nós, "os gaijos dos pc's", temos que saber tudo, até a asentar tijolo (eu por acaso até sei!), arranjar o tablet que não entra no jogo XPTO, etc.

Portanto, passamos a vida a brincar com o computador, por isso que nos desenrasquemos pra ver se trabalhamos alguma coisa, que não fazemos nada.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
chesser
1 hora atrás, nunopicado disse:

Nuno, tendo em consideração tudo o resto que vamos vendo, estes ficheiros estão muito bons para a finalidade que têm: indicar aos fornecedores da AdP o que eles têm de enviar. Não estão interessados com a especificação UBL na generalidade, mas sim no caso concreto deles (AdP). Têm, por exemplo, uma coluna que indica quais os campos que são obrigatórios para eles (ou seja, não basta cumprir o indicado no xsd, tem de se cumprir também as exigências deles). Tem também a indicação de um conjunto de campos que eles exigem que lhes sejam enviados, conforme o fornecedor (por exemplo, campos para facturas de combustíveis, electricidade, ...). Colocaram também os links para as tabelas com os códigos necessários. Enfim, parece-me que neste aspecto até estão muito bem.

O que preocupa aqui é pensar que cada uma das entidades públicas poderá querer exigir as suas coisas. Ou seja, não vai ser muito fácil fazer uma coisa genérica que satisfaça todas as exigências de todas as empresas do estado (acho eu). A não ser que venha tal portaria que todos aguardamos há muito, e que ponha ordem nisto.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
chesser
45 minutos atrás, jasb disse:

Resposta da ADP, sobre a forma como o ficheiro deve transitar para eles:

"O ficheiro dever-nos-á ser enviado para o email: e-fatura.adta@ADP.PT"

Estou incredulo com a inovação tecnologica, eu nao faria melhor!

Eu passaria a chamar a isto: "Facturação manual em XML para as administrativas/os terem mais tempo para o facebook" 

Pelo menos estes não pedem também o pdf da factura em anexo, o que quer dizer que já devem conseguir integrar o xml. Se calhar noutros casos, como no exemplo referido pelo Nuno Picado, o xml não vai servir para grande coisa e aí o facebook vai ter de esperar um bocadito. 😀

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
rpvgomes@gmail.com
1 hora atrás, nunopicado disse:

Alguém sabe dizer quais as tags que podemos utilizar para inserir os seguintes campos:

Numero_Cabimento
Numero_Acordo_quadro
Numero_Contrato
Numero_Compromisso

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
jasb

Informaçao geral, na verdade e so ha pouco me lembrei, tenho clientes que ja usam isto ha kse 10 anos, por ex quem trabalha com auchan/pingo doce,

pode é nao ser o mesmo formato,

• Voto 1

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
CrominhO
1 hora atrás, chesser disse:

(...)O que preocupa aqui é pensar que cada uma das entidades públicas poderá querer exigir as suas coisas. Ou seja, não vai ser muito fácil fazer uma coisa genérica que satisfaça todas as exigências de todas as empresas do estado (acho eu). A não ser que venha tal portaria que todos aguardamos há muito, e que ponha ordem nisto.

Cada entidade exige as suas coisas e os seus pontos de entrega 😕 ... Se um quiser é por email, o outro se trabalhar com os tais brokers pode ter um webservice, and so on... O melhor na ficha de clientes é criar campos para tipo de envio, se for webservice chaves e endereço, e afins lol é a loucura lol... 

@jasb não é no mesmo formato e sim, há 8 anos pelo menos... Grande parte das grandes superfícies já utiliza facturação electrónica para não ter de andar a fazer milhões de lançamentos à mão. O formato é que é diferente e segue as Regras da Facturação Eletronica em vigor, que ainda não percebi se esta Facturação para Função Publica é igual ou não.

As mentes humanas são realmente um local estranho!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado
3 horas atrás, chesser disse:

O que preocupa aqui é pensar que cada uma das entidades públicas poderá querer exigir as suas coisas. Ou seja, não vai ser muito fácil fazer uma coisa genérica que satisfaça todas as exigências de todas as empresas do estado (acho eu). A não ser que venha tal portaria que todos aguardamos há muito, e que ponha ordem nisto.

O problema é mesmo isto...

Todo este processo, em Portugal pelo menos, está de um amadorismo assustador.
Cada receptor define a estrutura da fatura que recebe? Mas isto é a casa da mãe Joana?

E envios por email? A sério? Em 2019?
Faz sentido, porque afinal o sistema de email é tão preciso! Um gajo manda e automaticamente está lá, direitinho, sem problema algum nem questões de segurança associadas.

Não vamos ouvir nunca um cliente a ligar e a dizer

Citação

Ó Xôr Nuno, olhe que tenho aqui um fornecedor que diz que não me paga porque não recebeu a fatura. É a si que vou debitar isto?

Para depois se ver que um qualquer Outlook tem o ficheiro grande demais e corrompeu.

Nahhhh
Cala-te Nuno. Alguma vez?
Nunca...

Mas vejamos a coisa pelo lado positivo.
Na hora da venda, vamos todos poder ter mais argumentos de venda...

Citação

- Então o que faz o seu programa?

- Bem, permite muita coisa:
* Faturar à Adra
* Faturar à CMA
* Faturar à CML

Se precisar faturar também à câmara do Porto ou de Gaia tem de ser o módulo XPTO que custa mais 300€, mas por ser para si faço por 299.90€

A evolução humana bateu no tecto e está a começar a regredir, parece-me!

• Voto 1

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
chesser
37 minutos atrás, nunopicado disse:

A evolução humana bateu no tecto e está a começar a regredir, parece-me!

Vá lá Nuno, anima-te. Estamos em época Natalícia. 😀

Editado por chesser

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado
3 horas atrás, chesser disse:

Vá lá Nuno, anima-te. Estamos em época Natalícia. 😀

heheheh é característica minha estar sempre na boa!
Não é isto que me desanima! Faço o que posso, e a mais não sou obrigado! ;)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
marcolopes
8 hours ago, chesser said:

Ora aí está! Um EXPORT XML para cada entidade... e já agora, porque não, uma FORMA de comunicar distinta para cada uma delas também!

Fabuloso!!! :D

The simplest explanation is usually the correct one

JAVA Utilities: https://github.com/marcolopes/dma

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
JorgeRocha
9 horas atrás, chesser disse:

Pelo menos estes não pedem também o pdf da factura em anexo, o que quer dizer que já devem conseguir integrar o xml. Se calhar noutros casos, como no exemplo referido pelo Nuno Picado, o xml não vai servir para grande coisa e aí o facebook vai ter de esperar um bocadito. 😀

Não tenhas ideias p.f.

Enfim, nada como esperar pela especificação… 😀

Editado por JorgeRocha
comentário final...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
paulo brito

Alguem já sabe / consegue esclarecer essa historia a volta do QR Code ?

Para quem é necessario - para todas as aplicações certificadas ou só para quem aderir a este sistema de comunicação ao estado ?

E quem trabalhar com sistemas que não conseguem gerar um ? estão tramados ?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado

A do QRCode é mais para a frente. De qualquer forma, creio ser opcional. 

Editado por nunopicado

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
jasb

Mais lenha pra fogueira, informação de um agente da sage (não sou eu atenção, distancia deles), e resposta da mesma:

"
Estamos neste momento em conversações com um "broker" por forma a ter solução vantajosa para todos os clientes.
Logo que concluídas iremos notificar todo o nosso canal.”

Logo que tenhamos essa resposta entraremos em contacto convosco para comunicar a resolução.
"

Editado por jasb

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
chesser
1 hora atrás, jasb disse:

"Estamos neste momento em conversações com um "broker" por forma a ter solução vantajosa para todos os clientes."

Isto cheira a custos...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Vitor Pereira
3 minutos atrás, chesser disse:

Isto cheira a custos...

Com toda a certeza será com a Saphety ou empresa similar.

Já nos registamos no site deles como parceiros, e estamos a aguardar informações técnicas e preçário

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.