Jump to content
desconfiado

Norma europeia de fatura eletrónica: eInvoicing - Diretiva 2014/55/EU

Recommended Posts

CrominhO
40 minutos atrás, JorgeRocha disse:

A CM de Guimarães ainda não viu o novo Decreto. 

Vai ser bonito, vai. 

Não têm o Campo HASH, e mesmo que façam o que falamos aqui em tempos, de entregar na PI Informática que por sua vez converte e faz chegar à ESPAP, como é que metem o HASH? Manualmente ??? 

E também não sabem, nem sonham, que os Fornecedores deles podem enviar Facturação normal lol... Enfim, mais do mesmo, a ironia é terem metido hoje quando se sabe do decreto. 

As mentes humanas são realmente um local estranho!

Rui Patronillo
14 horas atrás, JorgeRocha disse:

Olá,

salvo melhor opinião aqui vai, mas antes se perderes algum tempo a ler os comentários vais ver que aprendes alguma coisa.

a jeito de "foice":

1. Pois é uma boa pergunta, mas deves ter de fazer os documentos e envia-los a grande questão é: como, quando e para onde...

2. Até pode ser muito, mas se leres as informações que os espap tem nomeadamente o documento de 500 folhas (e é rápido) percebem bem como fazer, tens de conhecer minimamente xml, mas como deve fazer o saf-t PT não deve ser uma novidade para ti.

3. Mais uma vez, se leres percebes que não existe uma resposta de sim ou não sobre isso.

Aguarda outros comentários para poderes ter uma opinião mais sólida.

Obrigado pela informação.

No site da camara municipal de guimarães em https://www.cm-guimaraes.pt/p/faturacaoeletronica fala sobre o assunto e tem um exemplo do xml a enviar. junto com a fatura em PDF devidamente assinada,no entanto parece que não referenciam os novos campos. 

Obrigado pela informação.

No site da camara municipal de guimarães em https://www.cm-guimaraes.pt/p/faturacaoeletronica fala sobre o assunto e tem um exemplo do xml a enviar. junto com a fatura em PDF devidamente assinada,no entanto parece que não referenciam os novos campos. 

Cr4zyKingLi0n
5 horas atrás, ossadas disse:

Não!

Alargado para 18 de abril de 2019 e para os casos não integrem as alíneas a) e d) do n.º 1 do artigo 2.º do Código dos Contratos Públicos para 18 de abril de 2020.

O que realmente interessa é o artigo 3 do ponto "2 — A ESPAP, I. P., fornece a solução para a receção e o processamento de faturas eletrónicas."

Logo, estamos lixados por causa do ponto "3 — A adesão das entidades voluntárias a que se refere a alínea b) do número anterior faz -se mediante a celebração de contrato com a ESPAP, I. P.". Leia-se Saphety...

Basicamente é tentar nos entendermos com a Saphety para pôr isto a funcionar...

Alguma coisa me escapou?!

Em relação aos prazos o meu entendimento, que não sei se o mais correto é o seguinte:

Entre organismos publicos o prazo é a partir de 18 Abril 2019

Para todos os outros, micro, pequenas e médias empresas o prazo é a partir de 31 Dezembro 2020, tendo em conta o ponto 4

4 - O prazo referido no número anterior é alargado até 31 de dezembro de 2020 para as micro, pequenas e médias empresas, definidas nos termos da Recomendação 2003/361/CE, da Comissão Europeia, de 6 de maio de 2003, e para as entidades públicas enquanto entidades cocontratantes.

5 - As empresas e entidades referidas nos números anteriores, que utilizem mecanismos de faturação diferentes dos previstos no artigo 299.º-B do Código dos Contratos Públicos até ao termo dos prazos estabelecidos no presente artigo, não podem, em caso algum, ser objeto de discriminação por parte dos contraentes públicos no âmbito dos procedimentos previstos no referido Código.

• Vote 1

PHonorato

O que parece certo é que não vai ser obrigatório dia 1 de Janeiro, correcto?

Edited by PHonorato

Aralmar

Pormenores à parte, o que interpreto dos prazos:

- Os contraentes públicos são obrigados a receber as facturas em formato electrónico a partir de 18 de abril de 2019 (nada impede de receber outros formatos)

- Se não for Estado nem instituto público (é o caso de autarquias, regiões autónomas, Banco de Portugal, os hospitais Entidades Públicas Empresariais e empresa publicas ) o prazo é alargado para 18 de Abril de 2020, (estamos a falar da obrigação de receber em formato electrónico)

- Em todo o caso até 17 de Abril de 2020 podem receber em formato diferente (ou seja como recebem até agora)

• Vote 1

João Carvalho

Olá a todos,

Estou um bocado atrasado nisto.

Qual será a melhor linguagem de programação para elaborar o programa de envio da fatura eletrónica à AT? C++, C#, Java?

Tenho um programa de faturação feito em cobol, ao qual liguei um executável que faz o envio das guias. Na altura venderem-me esse executável. Agora gostaria de ser eu mesmo a faze-lo.

Desde já agradeço qualquer ajuda vossa.

Bom ano para todos.

Ola João

Posso te enviar os Softwares ( Encriptação e Envio ) a funcionar assim como o Código original para poderes alterar ao teu jeito e sem precisares de pagar nada, pois foi disponibilizado aqui  

O mesmo Software dá para o Webservice dos Doc. de Transporte como o Webservice das Faturas, pois trabalha com comandos externos ( linha de comandos ), bastando assinalar os diferentes Links, Portas e claro o XML que no caso da Faturas é bem mais pequeno do que os dos Doc. de Transporte    

Vitor,

Seria ótimo que me enviasses então para o meu mail os Softwares (Encriptação e Envio) a funcionar e com o Código original.

Estás a dar-me uma muito boa notícia no final do ano.

Obrigado! 

Cumprimentos,

João

virgilio baldaia
5 horas atrás, João Carvalho disse:

Olá a todos,

Qual será a melhor linguagem de programação para elaborar o programa de envio da fatura eletrónica à AT? C++, C#, Java?

Tenho um programa de faturação feito em cobol, ao qual liguei um executável que faz o envio das guias. Na altura venderem-me esse executável. Agora gostaria de ser eu mesmo a faze-lo.

Bom ano para todos.

Olá, joão, eu também programo em cobol, e com a ajuda deste forum "https://www.portugal-a-programar.pt/forums/topic/57734-utilizar-webservices-da-at/"  consegui.

posso te ajudar e enviar o código que eu uso.

fornece-me o teu e-mail e ou telefone.

virgilio baldaia

Boa tarde a todos,

tenho seguido estes tópicos, e tenho a seguinte pergunta:

se eu tiver ou comprar um gestor documental,

e criar ou comprar uma assinatura digital avançada,

poderei eu (em teoria)  criar o meu próprio sistema de facturas electrónicas,

claro que o meu  ERP,  terá de criar o PDF e depois assinar digitalmente, como também criar o ficheiro em formato ULB 2.1,

enviando em seguida através do gestor documental, do fornecedor para a entidade publica, por e-mail.

Vitor Pereira
3 horas atrás, João Carvalho disse:

Olá a todos,

Bom ano para todos.

Ola João

Posso te enviar os Softwares ( Encriptação e Envio ) a funcionar assim como o Código original para poderes alterar ao teu jeito e sem precisares de pagar nada, pois foi disponibilizado aqui  

O mesmo Software dá para o Webservice dos Doc. de Transporte como o Webservice das Faturas, pois trabalha com comandos externos ( linha de comandos ), bastando assinalar os diferentes Links, Portas e claro o XML que no caso da Faturas é bem mais pequeno do que os dos Doc. de Transporte    

Vitor,

Seria ótimo que me enviasses então para o meu mail os Softwares (Encriptação e Envio) a funcionar e com o Código original.

Estás a dar-me uma muito boa notícia no final do ano.

Obrigado! 

Cumprimentos,

João

Já enviado

Qualquer duvida estou ai ….

Vitor Pereira
19 horas atrás, virgilio baldaia disse:

Olá, joão, eu também programo em cobol, e com a ajuda deste forum "https://www.portugal-a-programar.pt/forums/topic/57734-utilizar-webservices-da-at/"  consegui.

posso te ajudar e enviar o código que eu uso.

fornece-me o teu e-mail e ou telefone.

Eu também utilizo, e o Webservice dos Doc. de Transporte funcionam a 100%

Já no Webservice da Faturação comunica bem o envio, mas retorna sempre o seguinte erro que desconheço:

<?xml version="1.0"?>
<env:Envelope xmlns:env="http://schemas.xmlsoap.org/soap/envelope/">
      <env:Body><
           <env:Fault>
                 <faultcode>env:Client</faultcode>
                 <faultstring>Internal Error</faultstring>
           </env:Fault>
      </env:Body>
</env:Envelope

Já te aconteceu ou tens alguma ideia ?

Pedro Robalo
16 horas atrás, Vitor Pereira disse:

Já no Webservice da Faturação comunica bem o envio, mas retorna sempre o seguinte erro que desconheço:

<?xml version="1.0"?>

Isso deve ser gazes 

Cá para mim do outro lado esta...

Throw New NotImplementedException

virgilio baldaia
16 horas atrás, Vitor Pereira disse:

<?xml version="1.0"?>

Ola Vitor,

ainda nao usei o webservice da facturação em nenhum dos meus clientes,

na altura que fiz o webservice das guias, também fiz este, e nos testes passou, mas desde esse momento nao voltei a testar ou precisar.

por isso nao sei.

João Carvalho
23 horas atrás, Vitor Pereira disse:

Ola João

O mesmo Software dá para o Webservice dos Doc. de Transporte como o Webservice das Faturas, pois trabalha com comandos externos ( linha de comandos ), bastando assinalar os diferentes Links, Portas e claro o XML que no caso da Faturas é bem mais pequeno do que os dos Doc. de Transporte    

Olá Vitor Pereira,

Enviaste para onde? Não recebi no mail que te dei: jjcocas@hotmail.com

Edited by João Carvalho

virgilio baldaia
1 hora atrás, virgilio baldaia disse:

Ola Vitor,

ainda nao usei o webservice da facturação em nenhum dos meus clientes,

na altura que fiz o webservice das guias, também fiz este, e nos testes passou, mas desde esse momento nao voltei a testar ou precisar.

por isso nao sei.

Fiz agora mesmo um teste, e funcionou bem.

da me o teu email e eu envio te o xml, que acabei de enviar.

Vitor Pereira
5 horas atrás, virgilio baldaia disse:

Fiz agora mesmo um teste, e funcionou bem.

da me o teu email e eu envio te o xml, que acabei de enviar.

Obrigado João

Aqui segue o meu mail:    vitor@ctg.pt

Já enviei o projeto, mas vou enviar de novo alterando o nome da extensão para não ser bloqueado pelo outlook

JorgeRocha
Em 28/12/2018 às 15:36, CrominhO disse:

A CM de Guimarães ainda não viu o novo Decreto. 

Vai ser bonito, vai. 

Não têm o Campo HASH, e mesmo que façam o que falamos aqui em tempos, de entregar na PI Informática que por sua vez converte e faz chegar à ESPAP, como é que metem o HASH? Manualmente ??? 

E também não sabem, nem sonham, que os Fornecedores deles podem enviar Facturação normal lol... Enfim, mais do mesmo, a ironia é terem metido hoje quando se sabe do decreto.  

Eles não metem m**** nenhuma, o que vai acontecer é que eles leem o ficheiro e carregam para dentro do software deles e pronto !!!.

JorgeRocha
23 horas atrás, jasb disse:

Sabem que mais? sinseramente era juntarmo-nos todos, e fazer uma empresa nova para substituir a saphety e a outra, isto de andar terceiros sempre a tentar usar-nos como lambe botas, fico refXXXXXX-do com isto, eu nunca lambi botas.

Entretanto não sei se já viram:

https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/117514514/details/maximized

Isso é que era ….

CrominhO
2 horas atrás, JorgeRocha disse:

Eles não metem m**** nenhuma, o que vai acontecer é que eles leem o ficheiro e carregam para dentro do software deles e pronto !!!.

Pois está claro, e violam um monte de leis, desde logo o que é a Facturação Electrónica, e neste caso em particular que falei, os 4 caracteres da HASH que torna impossível verificar a sequencialidade dos documentos do fornecedor, coisa pouca. 

As mentes humanas são realmente um local estranho!

Pedro Alex
Em ‎28‎/‎12‎/‎2018 às 13:15, Vitor Pereira disse:

Ola João

O mesmo Software dá para o Webservice dos Doc. de Transporte como o Webservice das Faturas, pois trabalha com comandos externos ( linha de comandos ), bastando assinalar os diferentes Links, Portas e claro o XML que no caso da Faturas é bem mais pequeno do que os dos Doc. de Transporte    

Vitor Pereira.

Boa tarde.

Seria possível enviares-me também esses softwares!??

pedroalextavira@hotmail.com

Obrigado e Bom Ano.

Vitor Pereira
2 horas atrás, Pedro Alex disse:

Vitor Pereira.

Boa tarde.

Seria possível enviares-me também esses softwares!??

pedroalextavira@hotmail.com

Obrigado e Bom Ano.

Claro que sim, ainda envio hoje

Bom ano