Jump to content
desconfiado

Norma europeia de fatura eletrónica: eInvoicing - Diretiva 2014/55/EU

Recommended Posts

Gonçalo Mendes
49 minutos atrás, marcolopes disse:

sim, mas vamos lá separar as águas... a malta quer é comunicar com o GATEWAY do estado... se as credenciais apontam para um serviço da SAPHETY é porque não está dentro de portas, pouco que interessa...

E ao entrar na página do SaphetyDoc, saber mais, https://www.saphety.com/gov/fornecedores

Qual é mesmo o gateway to estado?

marcolopes
5 hours ago, cristina said:

Pois, nomeadamente senderId e messageId...estou à espera de uma resposta da saphety mas até agora nada

Eu estou à espera de uma resposta do governo e da ESPAP. A saphety não me interessa para nada.

The simplest explanation is usually the correct one

JAVA Utilities: https://github.com/marcolopes/dma

marcolopes
6 minutes ago, Gonçalo Mendes said:

E ao entrar na página do SaphetyDoc, saber mais, https://www.saphety.com/gov/fornecedores

Qual é mesmo o gateway to estado?

Caso, pretenda enviar as faturas para o Portal da Fatura Electrónica na Administração Pública – FE-APGateway do estado – deverá consultar o guia e condições de comunicação, constantes do sítio da ESPAP, IP.

Atualmente, a solução FE-AP está ligada a um Broker para a recepção dos documentos electrónicos. Tal significa que no presente documento encontra-se uma estrutura destinada a esta comunicação e que não carece de preenchimento por parte dos fornecedores.

Gonçalo Mendes

Sabes onde está esse "guia e condições de comunicação, constantes do sítio da ESPAP, IP"? :)

CrominhO
8 minutos atrás, Gonçalo Mendes disse:

Sabes onde está esse "guia e condições de comunicação, constantes do sítio da ESPAP, IP"? :)

Não faria sentido a Ilink ser "gratis" e estes que foram pagos para fazer um Gateway para o estado cobrarem... Também não vi nada sobre isso. 

Não estou dizer que não cobrem pelos certificados se não pudermos emitir os nossos e tal, agora cobrar o serviço que o estado obriga a fazer, nao me parece.

Era o mesmo que dizerem que tens de entregar o SAFT mensalmente para comunicação de Documentos e depois cobrarem cada entrada. 

Edit: Mas isso também é facil, cada um de nós (SH) mandar emails à eSPap a perguntar se vão cobrar algo... e Depois logo se vê :D ... pelo que tenho lido aqui no forum de comunicações trocadas com eles, eles têm ideia que nós (SH) somos todos de desenvolvimento Vertical :D:D :D 

Edited by CrominhO

As mentes humanas são realmente um local estranho!

marcolopes
10 minutes ago, Gonçalo Mendes said:

https://www.espap.gov.pt/Documents/servicos/sp_fin/v1.6.7_Manual_Fornecedores_1.0_Comunicacoes.pdf

É o serviço da Saphety? é! A própria ESPAP diz que "Atualmente, a solução FE-AP está ligada a um Broker para a recepção dos documentos electrónicos", mas eu quero-me ligar ao Gateway FE-AP. Portanto, é da responsabilidade do ESPAP fornecer as credenciais, ou ter um canal de comunicação directo com o seu broker para prestar as informações aos fornecedores da AP! O email no documento "Guia de Documentos de Faturação Eletrónica" é SPFIN.B2AP@espap.pt

Isto está tudo ainda muito verde... eles admitem ainda estar em PILOTO. A pergunta continua a mesma: todas as entidades públicas terão de usar o gateway do estado (actualmente o BROKER Saphety) ou podem fazer ligação a outros Brokers?

O que eu leio no "Guia de Comunicações para a Transmissão de Faturas Eletrónicas para a FE-AP" é que "Estes envios podem ser feitos diretamente no Portal SaphetyDOC ou via outras redes, as quais devem estar interligadas com a Saphety"

Portanto, se o governo legislar sobre o GATEWAY do ESTADO como sendo o serviço implementado pelo ESPAP, qualquer outra rede (BROKER) terá de se ligar à rede do ESPAP (saphety). Ora, quem já estiver ligado a esse "broker" está safo, pois está dentro de portas...

(posso fazer like no meu post?) lol

Edited by marcolopes
  • Vote 2

Gonçalo Mendes
38 minutos atrás, marcolopes disse:

https://www.espap.gov.pt/Documents/servicos/sp_fin/v1.6.7_Manual_Fornecedores_1.0_Comunicacoes.pdf

É o serviço da Saphety? é! A própria ESPAP diz que "Atualmente, a solução FE-AP está ligada a um Broker para a recepção dos documentos electrónicos", mas eu quero-me ligar ao Gateway FE-AP. Portanto, é da responsabilidade do ESPAP fornecer as credenciais, ou ter um canal de comunicação directo com o seu broker para prestar as informações aos fornecedores da AP! O email no documento "Guia de Documentos de Faturação Eletrónica" é SPFIN.B2AP@espap.pt

Isto está tudo ainda muito verde... eles admitem ainda estar em PILOTO. A pergunta continua a mesma: todas as entidades públicas terão de usar o gateway do estado (actualmente o BROKER Saphety) ou podem fazer ligação a outros Brokers?

O que eu leio no "Guia de Comunicações para a Transmissão de Faturas Eletrónicas para a FE-AP" é que "Estes envios podem ser feitos diretamente no Portal SaphetyDOC ou via outras redes, as quais devem estar interligadas com a Saphety"

Portanto, se o governo legislar sobre o GATEWAY do ESTADO como sendo o serviço implementado pelo ESPAP, qualquer outra rede (BROKER) terá de se ligar à rede do ESPAP (saphety). Ora, quem já estiver ligado a esse "broker" está safo, pois está dentro de portas...

(posso fazer like no meu post?) lol

Já dei like ;)

Quanto à SaphetyDoc (https://login.saphety.com/pt/doc/) que referes em cima, é preciso algum plano, ou podemos mandar directamente usando as instruções que eles dão no manual que enviaste?

jrabasilio

Eu cada vez entendo menos, então vamos todos trabalhar em ubl 2.1 certo, porreiro.

Depois existe um xsd da ESPAP, que afinal não respeita as regras do UBL 2.1, então as extensões servem para que ?

No meu ponto de vista deve ser UBL + Extensões, agora arranjar um xsd cada vez que dá jeito... enfim

Se a ideia é seguir normas Europeias, não acho muito normal ter um xsd diferente para Invoice que não seja o do ubl, nessa ideia deixamos de ter um documento valido em qualquer sitio que tenha implementado faturação electronica, para ter um documento valido para a  ESPAP.

Mas é o que é .....

Edited by jrabasilio

ossadas
11 horas atrás, CrominhO disse:

Há aqui uma situação que já tinha falado anteriormente (para alem da ausência dos campos necessários à emissão da Factura, que entretanto já apareceram na eSPap), 

que é como se vai processar os Transportes. Todo os bens e materiais acompanhados de Factura (não simplificada) estão isentos de emissão de Documento de Transporte, mas agora com Facturação Electronica como se processa? temos de emitir novamente Documentos de Transporte ou os bens vão andar sem nenhum Documento. 

Vendo um bem para uma Camara Municipal, e depois quando for la entregar levo simplesmente no carro sem nenhum documento? a FT já lá está. 

Boas,

Simples: o estafeta leva um QR Code!

ossadas
11 horas atrás, marcolopes disse:

file:wsdl/CTMessageService.wsdl
Dez 20, 2018 10:29:53 PM org.dma.services.espap.SOAPMessageHandler interceptAndRecordSoapMessage
INFO: 
>>>SENT<<<
<?xml version="1.0" encoding="utf-8" standalone="no"?>
<S:Envelope xmlns:S="http://www.w3.org/2003/05/soap-envelope">
<S:Body>
<Message xmlns="http://www.softlimits.com/Clarinet.Trade" xmlns:ns2="http://schemas.microsoft.com/2003/10/Serialization/">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</Message>
</S:Body>
</S:Envelope>

sim... mas sem saber como efectuar a autenticação, o retorno é:

javax.xml.ws.WebServiceException: java.net.SocketException: Unexpected end of file from server

Que significa: https://stackoverflow.com/questions/19824339/java-simple-code-java-net-socketexception-unexpected-end-of-file-from-server

"Unexpected end of file" implies that the remote server accepted and closed the connection without sending a response. It's possible that the remote system is too busy to handle the request, or that there's a network bug that randomly drops connections.

Boas,

Alguém já conseguiu?... pois falta autenticação...

Cps

Pedro Robalo
2 horas atrás, JorgeRocha disse:

Alguem conhece a empresa SERES ?

Por acaso já tinha estado na pagina deles.

Mas parece-me ser mais 1, semelhante a iLink, Sapthey...

americob
Citação

13. Foi aprovado o decreto-lei que define o modelo de governação para a implementação da faturação eletrónica nos contratos públicos.

A implementação da faturação eletrónica em Portugal assume-se como um programa de transformação digital, processual e funcional assente na normalização, otimização e automatização processual do ciclo da despesa e do ciclo da receita, promovendo a agilização e desmaterialização do relacionamento existente entre as entidades públicas, e destas com os agentes económicos privados. Reduz-se os prazos de pagamento, os custos de operação e de transação e garante-se maior fiabilidade e transparência em todas as atividades do processo.

Só agora reparei nisto que saiu no Conselho de Ministros de ontem.
Quer dizer que ainda vai passar pelo Prof. Marcelo para promulgar e depois publicar.
Com jeitinho, ainda é publicado (no inicio de Janeiro) no Suplemento ao Diário da Republica de 31 de Dezembro de 2018 para entrar em vigor no dia 1 de Janeiro 2019.

• Vote 1

Luis Madaleno

Olá a todos.

Parece-me que com esta legislação as empresas de EDI vão ficar sem negócio, porque todos os softwares de faturação podem implementar a fatura electrónica.

Assim sendo não haverá aqui um qualquer jogo de interesses no sentido de dificultar o acesso das pequenas empresas de software a este processo para dar tempo às grandes e às empresas de EDI? Ou sou eu que tenho a mania das teorias da conspiração?

A resposta que recebi da eSPap é uma resposta feita igual para toda a gente e não acrescenta nada ao que já todos sabemos.Nem tão pouco ajuda a aliviar a pressão dos clientes que estão todos nervosos com isto.

Boas festas para todos e boa programação!

CrominhO
8 horas atrás, ossadas disse:

Boas,

Simples: o estafeta leva um QR Code!

Ui isto dava pano para mangas, para calças e casacos lol  😊

A parte do QrCode está previsto para o 2º semestre de 2019, e segundo sei quem optar por esta situação tem de comunicar as FTs á AT por Webservice, situação que de resto pode justificar aquilo que o @nunopicado e o @Rui Carlos falavam de ir a descrição dos produtos/serviços no Webservice. Um inspector só com o código de transporte consegue verificar o que vai no carro e convém haver descrições, senão era só o preço 😊

Já neste caso, FE-AP, o QrCode iria apontar para onde? é que no caso do Transporte, os inspectores da AT, acedem ao Webservice da AT para onde comunicamos o Transporte, aqui (FE-AP) ao que parece até agora, cada um pode ter o seu Broker, e existe um gateway do estado... Os inspectores da AT depois têm de aceder a cada broker ?? ou acedem a um servidor do estado onde estão lá todos os documentos? e depois escolhem a ultima Factura que aquele NIF emitiu ? e o tempo que demora isto numa operação STOP? 😁

Não é por acaso que no Webservice eles obrigam a ter descrição e nesse caso do Qrcode eles irem obrigar a quem aderir comunicar as FTs em tempo real e não mensalmente no SAFT ( pelo menos penso eu) 

Boas festas para todos ☺️

Vitor Pereira
23 horas atrás, jrabasilio disse:

Conseguiste enviar alguma coisa para o ilink ?

Ainda não, pois ainda estamos a analisar qual o caminho a seguir, apenas estamos atentos a todas as opções

Alguem falou aqui que acabaremos todos por enviar via Webservice para um Portal do Estado com o qual concordo plenamente

Hoje ou ontem decorreu um Webinar da SAGE, eles também vão utilizar um Brocker como intermediário ( não é a saphety nem a iLink, mas não sei o nome )

Vitor Pereira
14 minutos atrás, CrominhO disse:

Ui isto dava pano para mangas, para calças e casacos lol  😊

A parte do QrCode está previsto para o 2º semestre de 2019, e segundo sei quem optar por esta situação tem de comunicar as FTs á AT por Webservice, situação que de resto pode justificar aquilo que o @nunopicado e o @Rui Carlos falavam de ir a descrição dos produtos/serviços no Webservice. Um inspector só com o código de transporte consegue verificar o que vai no carro e convém haver descrições, senão era só o preço 😊

Já neste caso, FE-AP, o QrCode iria apontar para onde? é que no caso do Transporte, os inspectores da AT, acedem ao Webservice da AT para onde comunicamos o Transporte, aqui (FE-AP) ao que parece até agora, cada um pode ter o seu Broker, e existe um gateway do estado... Os inspectores da AT depois têm de aceder a cada broker ?? ou acedem a um servidor do estado onde estão lá todos os documentos? e depois escolhem a ultima Factura que aquele NIF emitiu ? e o tempo que demora isto numa operação STOP? 😁

Não é por acaso que no Webservice eles obrigam a ter descrição e nesse caso do Qrcode eles irem obrigar a quem aderir comunicar as FTs em tempo real e não mensalmente no SAFT ( pelo menos penso eu) 

Boas festas para todos ☺️

No Webinar da Sage mencionaram que as Faturas enviadas de forma eletrónica também serão enviadas por Webservice para a AT no formato que já existia ( o que faz sentido, pois o SImplex +2018 permite o fim do papel nas no comércio normal e não apenas para as empresas estatais, mas apenas se as Faturas forem enviadas em tempo real via Webservice ).

Lembro também ( pois estou neste momento com o processo em mão ) que as Faturas por Webservice não informam nada sobre os Artigos vendidos ( Código, descrição, quantidades, preços, etc ), e apenas são transmitidos os valores separadamente por Taxas de IVA assim como o NIF do Vendedor e do Comprador

marcolopes
4 minutes ago, Vitor Pereira said:

Ainda não, pois ainda estamos a analisar qual o caminho a seguir, apenas estamos atentos a todas as opções

Alguem falou aqui que acabaremos todos por enviar via Webservice para um Portal do Estado com o qual concordo plenamente

Hoje ou ontem decorreu um Webinar da SAGE, eles também vão utilizar um Brocker como intermediário ( não é a saphety nem a iLink, mas não sei o nome )

E todos os brokers se vão ligar ao GATEWAY do estado!

jrabasilio
2 minutos atrás, marcolopes disse:

E todos os brokers se vão ligar ao GATEWAY do estado!

Isso faz todo o Sentido, mas e então porque não manda-mos todos para o GATEWAY do estado , e fica resolvido

marcolopes
2 minutes ago, jrabasilio said:

Isso faz todo o Sentido, mas e então porque não manda-mos todos para o GATEWAY do estado , e fica resolvido

É isso que eu acho que vai acontecer... será uma das opções (não entendo é porque, sem existirem certezas, está toda a gente a contratar "brokers" intermediários...)

No "Guia de Comunicações para a Transmissão de Faturas Eletrónicas para a FE-AP" do ESPAP (GATEWAY DO ESTADO) é dito que "Estes envios podem ser feitos diretamente no Portal SaphetyDOC ou via outras redes, as quais devem estar interligadas com a Saphety"

Edited by marcolopes
  • Vote 2

CrominhO
3 horas atrás, Vitor Pereira disse:

No Webinar da Sage mencionaram que as Faturas enviadas de forma eletrónica também serão enviadas por Webservice para a AT no formato que já existia ( o que faz sentido, pois o SImplex +2018 permite o fim do papel nas no comércio normal e não apenas para as empresas estatais, mas apenas se as Faturas forem enviadas em tempo real via Webservice ).

->Oi @Vitor Pereira, mas isto foi o que eu disse, só que a questão é na FE (Simplex +2018) como dizes e como eu tinha dito, para enviares a FT para um cliente por FE tens de comunicar também à AT por webservice, já no caso deste quadro FE-AP, tanto quanto sei, ninguém disse nada disso, aliás acabava por ser redundante enviar uma FT para a eSPap em UBL por webservice e outra para a AT noutro formato também por webservice, sendo que são ambas do estado.Por isso é que eu disse que isto dava "pano para mangas".. Mas também agora estamos a antecipar problemas que terão que ser eles (AT, eSPap) a resolver.  

Lembro também ( pois estou neste momento com o processo em mão ) que as Faturas por Webservice não informam nada sobre os Artigos vendidos ( Código, descrição, quantidades, preços, etc ), e apenas são transmitidos os valores separadamente por Taxas de IVA assim como o NIF do Vendedor e do Comprador

-> Tens razão, nos documentos de transporte por WS é que vai "ProductDescription", o que faz algum sentido porque se é factura vai o imposto liquidado. 

Edited by CrominhO

CCoutinho
Em 21/12/2018 às 15:23, americob disse:

Só agora reparei nisto que saiu no Conselho de Ministros de ontem.
Quer dizer que ainda vai passar pelo Prof. Marcelo para promulgar e depois publicar.
Com jeitinho, ainda é publicado (no inicio de Janeiro) no Suplemento ao Diário da Republica de 31 de Dezembro de 2018 para entrar em vigor no dia 1 de Janeiro 2019.

Este decreto-lei foi aprovado ontem pelo Presidente da República:

http://www.presidencia.pt/?idc=10&amp;idi=158278

Resta termos acesso ao seu conteúdo...

Edited by CCoutinho
Informação mais exata

JorgeRocha

Viva,

tenho uma duvida e não se se me podem ajudar.

no xsd (UBL-eSPap-Invoice-2.1.xsd😞

<xsd:complexType name="InvoiceType">
    <xsd:sequence>
      <xsd:element minOccurs="1" maxOccurs="1" ref="cbc:UBLVersionID" />
      ...
      <xsd:element minOccurs="1" maxOccurs="1" ref="eac:AccountingSupplierParty" />
      <xsd:element minOccurs="1" maxOccurs="1" ref="eac:AccountingCustomerParty" />
      ..
    </xsd:sequence>
  </xsd:complexType>

Existe aqui o eac:AccountingSupplierParty tem o namespace eac e não valida no http://13.80.11.48:8000/invoice/upload

Se trocar por cac:AccountingSupplierParty  ou seja trocar o namespace o validador funciona… mas eu acho que deve ser o eac… 

sugestões ?

Já agora o erro que da no validador:

cvc-complex-type.2.4.a: Invalid content was found starting with element '{"urn:espap:names:specification:ubl:schema:xsd:AggregateComponents-2":AccountingSupplierParty}'. One of '{"urn:oasis:names:specification:ubl:schema:xsd:CommonBasicComponents-2":BuyerReference, "urn:oasis:names:specification:ubl:schema:xsd:CommonAggregateComponents-2":InvoicePeriod, "urn:oasis:names:specification:ubl:schema:xsd:CommonAggregateComponents-2":OrderReference, "urn:oasis:names:specification:ubl:schema:xsd:CommonAggregateComponents-2":BillingReference, "urn:oasis:names:specification:ubl:schema:xsd:CommonAggregateComponents-2":DespatchDocumentReference, "urn:oasis:names:specification:ubl:schema:xsd:CommonAggregateComponents-2":ReceiptDocumentReference, "urn:oasis:names:specification:ubl:schema:xsd:CommonAggregateComponents-2":StatementDocumentReference, "urn:oasis:names:specification:ubl:schema:xsd:CommonAggregateComponents-2":OriginatorDocumentReference, "urn:oasis:names:specification:ubl:schema:xsd:CommonAggregateComponents-2":ContractDocumentReference, "urn:oasis:names:specification:ubl:schema:xsd:CommonAggregateComponents-2":AdditionalDocumentReference, "urn:oasis:names:specification:ubl:schema:xsd:CommonAggregateComponents-2":ProjectReference, "urn:oasis:names:specification:ubl:schema:xsd:CommonAggregateComponents-2":Signature, "urn:oasis:names:specification:ubl:schema:xsd:CommonAggregateComponents-2":AccountingSupplierParty}' is expected.

ou seja :CommonAggregateComponents-2 como AccountingSupplierParty ou seja o cac (CommonBasicComponents) namespace.

o que eu não estou a perceber ou isto é um erro ?!?

Edited by JorgeRocha

cristina
20 minutos atrás, JorgeRocha disse:

Existe aqui o eac:AccountingSupplierParty tem o namespace eac e não valida no http://13.80.11.48:8000/invoice/upload

Se trocar por cac:AccountingSupplierParty  ou seja trocar o namespace o validador funciona… mas eu acho que deve ser o eac… 

sugestões ?

Para a espap tem que ser eac. E tem que se usar o ebc também.