Jump to content

Norma europeia de fatura eletrónica: eInvoicing - Diretiva 2014/55/EU

desconfiado

Recommended Posts

Boas!

É melhor alterarem o NOME do TÓPICO para Factura Electrónica na Administração Pública (porque é um modelo completamente à parte!)

A ASSOFT disponibilizou um suporte com os ficheiros técnicos fornecidos que estão na posse do IPQ. Eis o email enviado aos associados:

Ex.mo(a). Sr(a).,

Escrevo para o informar que estabelecemos um protocolo com o Instituto Português da Qualidade (IPQ) que lhe vai permitir adquirir o conjunto de todos os documentos afetos à norma da Fatura Eletrónica na Administração Pública pelo preço promocional de 75€.

Esta é uma grande notícia, principalmente tendo em conta que a compra de todos os cadernos em separado apresenta um custo superior a 600 euros.

Em anexo, juntamos o formulário para que possa proceder à encomenda deste DVD.

Muito importante, terá que indicar o seu número de associado no momento da formalização da encomenda.

Sobre Norma europeia de fatura eletrónica

O período compreendido entre 2018-2020 vai ficar marcado pela implementação da fatura eletrónica (eInvoicing) nos processos de contratação pública em toda a União Europeia. Esse é o objetivo da Diretiva 2014/55/EU, que, para além de estabelecer a criação da norma, exige aos Estados Membros o uso obrigatório desta tecnologia nos processos de contratação pública a partir de novembro de 2018.

Entre outros objetivos, a introdução da norma europeia para a faturação eletrónica pretende impulsionar as relações comerciais entre os países da UE.

Para se ter uma noção da importância desta medida, espera-se que sejam emitidas 8 mil milhões de faturas eletrónicas todos os anos na Europa. A contratação pública representará 60% de desse volume.

Características da norma europeia de faturação eletrónica

A Diretiva 2014/55/EU estabelece a necessidade de criação de uma norma europeia ao nível semântico (a informação contida numa fatura eletrónica), assim como ao nível de uma lista de sintaxes (o formato ou linguagem usado na transmissão de uma fatura eletrónica).

O Comité Europeu da Normalização (CEN) é a entidade responsável pela criação do padrão europeu. Esta norma rege-se pelos seguintes aspetos básicos:

·       ser tecnologicamente neutra;

·       ser compatível com as normas internacionais em faturação eletrónica;

·       ter em consideração a proteção de dados pessoais em conformidade do o RGPD;

·       manter coerência com as disposições estabelecidas na diretiva 2006/112/CE;

·       ser simples de integrar com os erp existentes, assim como de implementação em novos sistemas;

·       ter em contas as necessidades próprias das pme’s;

·       ser interoperável, não só à administração pública, mas também ao setor privado.

O modelo de dados semântico e a lista de sintaxes foram formalmente publicadas pelo CEN a 28 de junho de 2017. Foi ainda desenvolvido um estudo com o objetivo de medir as implicações e os efeitos práticos deste sistema, que concluiu que a norma cumpre os objetivos a que se propõe.

A adoção da Diretiva 2014/55/EU

Os Estados membros têm até 18 de abril de 2019 para implementar o esquema de fatura eletrónica europeu em todo o setor público. Nalguns casos, porém, o prazo pode estender-se por mais um ano, de acordo com o previsto na Diretiva.

Apoio à implementação do eInvoicing na Europa

A União Europeia, através do CEF (Connecting Europe Facility) disponibiliza uma área documentação, formação e outros instrumentos que ajudam as organizações a implementar o eInvoicing. O CEF está vocacionado para ajudar todo o tipo de organizações, quer sejam públicas ou privadas.

Serviços disponíveis:

·       eInvoicing Service Desk

·       eInvoicing on-site and remote Trainings

·       eInvoicing Readiness Checker

·       eInvoicing Conformance Testing

Num contexto de maior proximidade, a ASSOFT também irá prestar apoio aos Associados que pretendam desenvolver e dotar os seus sistemas de compatibilidade com eInvoicing.

Esclareça as suas dúvidas através dos nossos canais de contacto:

·       https://www.assoft.org/pt/16/contactos

·       https://www.yammer.com/assoft-members/

·       https://twitter.com/assoft

Como sempre, estou ao dispor para qualquer esclarecimento.

Cumprimentos,

Sobre o conteúdo técnico da informação VENDIDA!!!! pelo IPQ, posso dizer que, não serve de grande coisa!!!! É um TOTAL E COMPETO ENGODO. Nem sequer os formatos técnicos são disponibilizados em XSD e/ou WSDL.

Estive a saltar de site em site, e existem países que fornecem informações muito detalhadas sobre o processo de adopção, documentação TÉCNICA RELEVANTE, etc, mas sobre PORTUGAL, não faço ideia como está a ser implementado o serviço!

É inqualificável esta falta de clareza e informação sobre um assunto tão importante!

Edited by marcolopes
  • Vote 2

The simplest explanation is usually the correct one

JAVA Utilities: https://github.com/marcolopes/dma

Boas,

Obrigado Marco e concordo contigo em toda a linha pela falta de ética do IPQ em querer extorquir  pelo oportunismo das necessidades do cidadão comum.

Pois vejamos, se sai uma directiva da UE, logo o governo deve disponibilizar todo o material as entidades nacionais de forma a que a adaptação seja feita eficazmente. Como se fez com o SAFT.

A via verde recorre a AT para cobrança coerciva e o IQP recorre ao oportunismo... irritante!

São os formatos técnicos que necessito.

Confesso que me está a criar uma certa confusão de as grandes empresas informáticas publicitarem já terem implementado esta nova adenda.

Cps

8 hours ago, ossadas said:

Boas,

Obrigado Marco e concordo contigo em toda a linha pela falta de ética do IPQ em querer extorquir  pelo oportunismo das necessidades do cidadão comum.

Pois vejamos, se sai uma directiva da UE, logo o governo deve disponibilizar todo o material as entidades nacionais de forma a que a adaptação seja feita eficazmente. Como se fez com o SAFT.

A via verde recorre a AT para cobrança coerciva e o IQP recorre ao oportunismo... irritante!

São os formatos técnicos que necessito.

Confesso que me está a criar uma certa confusão de as grandes empresas informáticas publicitarem já terem implementado esta nova adenda.

Cps

Quais são as grandes empresas que publicitaram já ter implementado a FACTURA ELECTRÓNICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA? (não confundir com a norma de factura electrónica comum, com ou sem EDI)

Boa Noite,

Pelo que tenho lido e visto em vários sites, ainda ninguém exactamente qual o formato e como é que vai funcionar.

Consegui reunir uns xsd com vários formatos, mas em nada ajuda, pois são muitos confusos.

Irei disponibilizar os mesmos a ver se todos juntos, conseguiremos chegar a uma conclusão.

Cumprimentos.

6 minutes ago, Jose Silva - Portugal said:

Boa Noite,

Pelo que tenho lido e visto em vários sites, ainda ninguém exactamente qual o formato e como é que vai funcionar.

Consegui reunir uns xsd com vários formatos, mas em nada ajuda, pois são muitos confusos.

Irei disponibilizar os mesmos a ver se todos juntos, conseguiremos chegar a uma conclusão.

Cumprimentos.

Exactamente. Não existe informação de como irá funcionar o serviço (terá de ser um WEB service, com a devida autenticação, etc etc)

Rumores de que alguém já tenha isto implementado, são apenas rumores...

7 hours ago, cjulio said:

Mas alguém já sabe em que portal, Plataforma ou ERP é que isso vai funcionar?

Os clientes vão ter que pagar para comunicar estes documentos?

Isto vai ser mais um tacho com Portais, Plataforma ou ERP ?

Estou a ficar maluco?

Não se sabe absolutamente nada ainda! (excepto muita lenga lenga, documentos técnicos DISPERSOS ou inconclusivos). Péssima organização. Demasiada informação espalhada. Até apoios existiram vindos da europa para o desenvolvimento (ao que apurei, algumas empresas usaram-nos para desenvolver aplicações de facturação electrónica "normal" que NADA tem a ver com a norma da administração pública).

Pois andamos todos às escuras pelo que parece...

O que vale é que temos muito tempo para implementar isto... (fim de modo ironia)

Li algures (já nem sei aonde, já queimei tanta pestana) que é suposto sair a 27 de Novembro um diploma legal (não sei se é este o nome) que regula técnicamente a criação do tal ficheiro UBL à moda portuguesa. Portanto tudo dentro de prazos razoáveis para estar tudo afinadinho e testado a tempo e horas.... (já liguei o modo ironia outra vez sem querer)

Só não percebo como existem soluções prontas a usar sem toda a documentação técnica estar publicada. Mas se calhar sou eu que estou mal informado...

Sugiro usarmos este tópico para partilharmos informação já que estamos muitos no mesmo barco (à deriva)

8 horas atrás, marcolopes disse:

Os links estão em cima.

Boas,

Certo Marco, são aquelas que indicaste, mas refiro-me as regras técnicas portuguesas.

Da mesma forma como o SAF-T é internacional ( https://en.wikipedia.org/wiki/SAF-T ) e cada governo adopta a sua estrutura e os seus métodos, pois eles deverão ter algo para recepcionar e ler esses ficheiros.

Por isso algo me escapa....

Cps

10 hours ago, ossadas said:

Boas,

Certo Marco, são aquelas que indicaste, mas refiro-me as regras técnicas portuguesas.

Da mesma forma como o SAF-T é internacional ( https://en.wikipedia.org/wiki/SAF-T ) e cada governo adopta a sua estrutura e os seus métodos, pois eles deverão ter algo para recepcionar e ler esses ficheiros.

Por isso algo me escapa....

Cps

As regras técnicas portugueses ninguém sabe, porque ainda não foram definidas!