Alice Posted October 9, 2018 at 08:18 AM Report #612020 Posted October 9, 2018 at 08:18 AM Olá malta bom dia, Estou a pensar em comprar um portátil para programar. Pois o que utilizava é muito lento para rodar o virtualbox por exemplo, e demora muito a executar qualquer tarefa. Eu estou no 2º ano do curso professional de "Técnico Progamador de Informática", então quero um portátil que valha pena, porque irei rodar, suponho, bases de dados, linguagens novas, ect... Estou a pensar comprar um portátil até 800 euros, com as seguintes características: polegadas - < 13" ram - 8gb (no mínimo) processador - i5 ou i7 (quad-core) disco - 500gb HDD ou 256gb SSD gráfica - não sei sinceramente talvez "nvidia" ou "ati" Por favor digam a vossa opinião e a vossa experiência.
M6 Posted October 9, 2018 at 08:47 AM Report #612023 Posted October 9, 2018 at 08:47 AM Se um mínimo de 8GB de RAM e um bom CPU é imprescindível, há uma parte da questão que é bastante pessoal. Por exemplo, detesto ecrãs pequenos. 13'' é, para mim, ridiculamente pequeno. Não só não é confortável de usar, como "não cabe tudo" o que necessito. Quanto à gráfica, a menos que vás usar Linux ou desenvolver aplicações gráficas, qualquer uma serve. Não é algo critico para uma máquina de desenvolvimento, mas se vais usar Linux, para mim, só quero NVidia (já sofri de mais com ATIs e afins), se bem que o chip da Intel também já é bem suportado há algum tempo. O disco, mais do que o espaço, é, para mim, importante ser SSD. Já quase não concebo máquinas de trabalho sem SSD (em especial se vais usar virtualização). O espaço não é algo assim tão critico, pois quando necessitares de espaço interno já o preço desceu e poderás trocar por um maior de forma mais barata, ou podes usar um disco externo barato se tiveres de guardar muita informação que não necessites de usar de forma diária. Mas como te disse, há uma parte muito grande que é pessoal, aquilo que gostas e te sentes confortável. 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."
Alice Posted October 9, 2018 at 09:52 AM Author Report #612024 Posted October 9, 2018 at 09:52 AM 54 minutes ago, M6 said: Se um mínimo de 8GB de RAM e um bom CPU é imprescindível, há uma parte da questão que é bastante pessoal. Por exemplo, detesto ecrãs pequenos. 13'' é, para mim, ridiculamente pequeno. Não só não é confortável de usar, como "não cabe tudo" o que necessito. Quanto à gráfica, a menos que vás usar Linux ou desenvolver aplicações gráficas, qualquer uma serve. Não é algo critico para uma máquina de desenvolvimento, mas se vais usar Linux, para mim, só quero NVidia (já sofri de mais com ATIs e afins), se bem que o chip da Intel também já é bem suportado há algum tempo. O disco, mais do que o espaço, é, para mim, importante ser SSD. Já quase não concebo máquinas de trabalho sem SSD (em especial se vais usar virtualização). O espaço não é algo assim tão critico, pois quando necessitares de espaço interno já o preço desceu e poderás trocar por um maior de forma mais barata, ou podes usar um disco externo barato se tiveres de guardar muita informação que não necessites de usar de forma diária. Mas como te disse, há uma parte muito grande que é pessoal, aquilo que gostas e te sentes confortável. Olá bom dia M6, Eu prefiro comprar um computador com ecrã pequeno para ser fácil de transportar e também suponho que seja mais económico. E em casa irei usar o portátil com ligação a um monitor, prefiro assim… Agora a minha dúvida mesmo, é se as caracterísiticas que menciono á partida o portátil seja muito bom para programação. Porque não queria comprar um portátil menos bom para depois ter que comprar outro passado 2 anos por aí….quero uma maquina boa, rapida, economica e que valha a pena…. Achas que no meu caso deva comprar um portátil com disco SSD ou HDD? É assim, nunca tive nada a criticar com o disco HDD, foi sempre o que utilizei...mas no meu caso por qual optava?
M6 Posted October 9, 2018 at 10:30 AM Report #612025 Posted October 9, 2018 at 10:30 AM Consegues uma boa máquina por esse preço. Vê os Dell Vostro série 5000 como referência. Quanto aos discos, depois de usares um SSD, vais perguntar-te como é possível teres pensado que "nunca tive nada a criticar com o disco HDD"... 😉 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."
Recommended Posts