Jump to content

If e else

Go to solution Solved by bsccara,

Recommended Posts

Posted

Boas.

Estava a escrever uma pequena função que contém 2 if's, encadeados, mas como cada if tem apenas uma linha eu nem sequer me preocupei em colocar as chavetas para agrupar código. Mas ao escrever a função cheguei a um ponto que não consegui decidir a que if pertencia o else que estava a escrever.

Esse momento foi este:

///////Create Virtual Volume file
int create_vt_file(char* p_filename){
   FILE* filename = NULL;

if(check_if_file_exists(p_filename) == ERR_FILE_NO_FILE)
      if(filename = fopen(p_filename, "w"))
         return ERR_NO_ERR_OK;
      else //  <-------Este pertence ao 'if' interior ou vai pertencer ao exterior?    
}

Kurt Cobain - Grunge misses you

Nissan GT-R - beast killer

• Solution
Posted

Porque os standards (como o C11) assim o definem; o 'else' pertence ao 'if' imediatamente precedente (páginas 148-149), que não esteja dentro dum 'compound statement'  (dentro de chavetas). Se não precisares do 'else' interior tens de usar as chavetas no primeiro 'if' e pôr o 'else' depois delas.

• 3 weeks later...
Posted

@PsySc0rpi0n,

Já tivemos esta discussão há uns anos atrás no IRC (eu, tu e mais alguns intervenientes), e foi num pedaço de código semelhante. Tens que perceber que a linguagem C não tem noção do que é a indentação do código, pelo que existem certas regras que tens que cumprir: tal como o @bsccara referiu, está plasmado nos standards que um determinado else pertence ao if que o precede. Se queres contornar as regras, utilizas um bloco definido por { e }, tal como também foi referido.

Lembra-te: a indentação em C é puramente cosmética, não tem valor semântico.

Posted
On 10/20/2018 at 6:32 PM, pwseo said:

@PsySc0rpi0n,

Já tivemos esta discussão há uns anos atrás no IRC (eu, tu e mais alguns intervenientes), e foi num pedaço de código semelhante. Tens que perceber que a linguagem C não tem noção do que é a indentação do código, pelo que existem certas regras que tens que cumprir: tal como o @bsccara referiu, está plasmado nos standards que um determinado else pertence ao if que o precede. Se queres contornar as regras, utilizas um bloco definido por { e }, tal como também foi referido.

Lembra-te: a indentação em C é puramente cosmética, não tem valor semântico.

Eu sei disso.

Aqui a questão era mais saber se era possível, sem o uso dos {}, fazer pertencer o único else ao if exterior!

Posted
1 hora atrás, PsySc0rpi0n disse:

Eu sei disso.

Aqui a questão era mais saber se era possível, sem o uso dos {}, fazer pertencer o único else ao if exterior!

Então, se sabes o que o @pwseo disse, sabes que a resposta à tua questão é pura e simplesmente esta:

Em 20/10/2018 às 18:32, pwseo disse:

utilizas um bloco definido por { e }, tal como também foi referido

Cumprimentos.

Knowledge is free!

• 2 weeks later...
Posted

Já percebi. Eu não sabia é que este tipo de detalhes estava definido num standard e por isso, não sabendo disso, a minha pergunta era legítima. A resposta, para quem soubesse disso, à minha pergunta era "Não" e não o que o pwseo disse!

Mas este assunto já está encerrado.

Thanks

Posted
Em 29/10/2018 às 22:24, PsySc0rpi0n disse:

era "Não" e não o que o pwseo disse!

Tudo bem que o assunto esteja encerrado, mas da próxima vê se tens noção do que dizes 🙂

Knowledge is free!