Jump to content

Recommended Posts

Posted (edited)

Olá a todos,

Surgiu-me uma situação que me deixou com algumas dúvidas.

Ex:

<!DOCTYPE html>
<html lang="en">
<head>
	<meta charset="UTF-8">
	<meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1.0">
	<meta http-equiv="X-UA-Compatible" content="ie=edge">
	<title>Document</title>
</head>
<body>
	<div id="elem"></div>
	<script>
		console.log(elem); //<div id="elem"></div>
	</script>
</body>
</html>

Apesar de a variável "elem" não ter sido declarada consigo aceder ao elemento com o mesmo id.

O resultado na consola não deveria dar erro? Sempre pensei que para aceder a um elemento por id, precisava de:

const elem = document.getElementById("elem");
console.log(elem) //<div id="elem"></div>

As coisas sempre foram assim?

Não encontro nenhuma documentação que mencione isto, pois parece que os ids de elementos HTML são variáveis globais em JS automaticamente declaradas/iniciadas(?).

Assim sendo, qual a vantagem de usarmos document.getElementById para aceder a um elemento HTML?

Alguém me consegue dar umas luzes sobre isto?

Cumps, cc

Edited by coxosclassic

Cumps,

cc

Posted

@coxosclassic

Esse comportamento é «normal», está definido no standard (embora isto seja algo controverso, e tenha surgido com o IE). Posto isto, imagina que num local qualquer do código eu escrevo alvo como elem = 'foobar'. A partir de agora, se quiseres aceder ao elemento DOM com id #elem, precisas mesmo de utilizar getElementById, caso contrário irás obter apenas 'foobar'; ficas muito susceptível a fenómenos de shadowing se utilizares directamente as variáveis globais (aliás... propriedades do objecto window). Mesmo em termos de legibilidade, a utilização das funções de manipulação do DOM é mais clara, pois deixa explícito que uma determinada variável é um elemento do DOM e não apenas uma variável global qualquer.

• Vote 1
Posted

Obrigado @pwseo !

Podes-me dar um link para a definição desse standard? Ando perdido no w3.org mas nem aí consigo encontrar info sobre isto.

A grande vantagem que encontro aqui é a quantidade de código que se poupa (principalmente na manipulação de layout), o que me poderá ser muito útil nas aplicações web que vou fazendo. Para a legibilidade tento sempre usar uma nomenclatura adequada, pois JS sempre foi um problema para mim nesse aspeto.

Este comportamento é exclusivo a getElementById ou existe algo do género para outras manipulações (getElementsByClassName por ex.)?

cumps.

Cumps,

cc

Posted

Podes ver aqui: https://html.spec.whatwg.org/#dom-window-nameditem

De qualquer modo, mesmo que te pareça que poupe na quantidade de código, é uma abordagem que não recomendo (pelos motivos que já expus). Penso que não existe nada de análogo para a getElementsByClassName. Para tudo isto podes sempre utilizar a querySelectorAll (e até mesmo fazer alias dela para um nome de escrita mais fácil).

• Vote 1
Posted

Muito Obrigado! Irei ler o link com atenção.

Percebo e entendo que este tipo de abordagem não seja recomendável nem pretendo aplica-la na prática. Apenas quero aprofundar o assunto pois não fazia ideia que tal seria possível. Ou se calhar preciso ler a DOM spec. mais a fundo 🙂

O que acho interessante é a "redundância" de uma função amplamente utilizada. É apenas por uma questão de legibilidade?

Porque acho que a utilização possa ter algum sentido em páginas estáticas(?), ou mesmo em questões de performance(?)

Cumps,

cc