Jump to content
Boflawok

Adresso(s) que devia(m) ser retornado(s) por uma função que lida com ficheiros com um cabeçalho fixo.

Recommended Posts

Boflawok

Estou a trabalhar num projeto em que algumas partes lidam com a criação e edição de ficheiros. Ao planear a forma como uma dessas funções devia funcionar veio uma dúvida à minha cabeça.

A função o que faz é alocar memória para o ficheiro, escrever o cabeçalho e depois retornar o adresso deste.

Estive a pensar que o adresso deveria apontar para o inicio do ficheiro, mas depois lembrei me que quem utiliza a função provavelmente vai querer saber onde o conteúdo do ficheiro começaria. Porém, o tamanho do cabeçalho é fixo e não muda com os formatos e daí pensei que não faría muito sentido retornar 2 valores, pois para saber o outro seria só precisso fazer um simples cálculo de adição/subtração. Mas a forma como as funções seriam utilizadas ficava inconsistente se alguem quisesse adicionar suporte de um novo formato para o meu projeto que tinha um tamanho de cabeçalho maior do que os outros formatos.

Ou seja, o que adressos deveria a função retornar? começo do ficheiro? começo do conteúdo? ambos?

A função é parte de uma libraria, se isso tiver alguma influência sobre a resposta.

Penso que onde esta questão foi colocada é o local certo. Peço desculpa se isso não for o caso.

Se, por alguma razão, derem exemplos de código, escrevam em C ou x86 gas assembly ou algo parecido.

Edited by Boflawok
Clarified use.