Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas,

Visto as versões do windows posterior ao win7 terem "descartado" a facilidade em rodar ficheiros batch, tenho de refazer todo o automatismo com exe's...

Preciso de um código onde me liste numa listbox todos os volumes existentes (com e sem letra) na máquina da mesma forma que obtemos através do diskpart, eu tenho um código onde me vai buscar toda a informação de cada letra, mas não tenho como saber os que não tem letra atribuída....

Código que uso actualmente:

Dim fso As New FileSystemObject
        Dim arquivo As Drive
        ListBox1.Items.Clear()
        arquivo = fso.GetDrive(ComboBox2.Text)
        With (arquivo)
            If .IsReady Then
                ListBox1.Items.Add("Letra associada ao drive : " & .DriveLetter)
                ListBox1.Items.Add("Nome do Volume : " & .VolumeName)
                ListBox1.Items.Add("Espaço total do drive : " & FormatNumber(.TotalSize / 1024, 0))
                ListBox1.Items.Add("Espaço disponível livre no drive : " & FormatNumber(.FreeSpace / 1024, 0))
                ListBox1.Items.Add("Número de série do drive : " & .SerialNumber)
                ListBox1.Items.Add("Volume: " & .DriveType)
            Else
                MsgBox("A unidade não esta pronta !! Verifique !!", vbCritical, "Erro de acesso")
            End If
        End With

Este código retorna na listbox os valores no seguinte formato:

Letra associada ao drive: L
Nome do volume: APPS
Espaço total do drive: 50.212.048
Espaço disponível no drive: 49.027.288
Número de série do drive: 1547758574
Volume: 3

Gostaria de ter a vossa ajuda em obter um código que me devolvesse na listbox a lista de todos os volumes existentes e devidas letras atribuídas ou não tipo isto:

Volume 0  >  C
Volume 1  > 
Volume 2  >  D
Volume 3  >  E

Toda e qualquer ajuda será benvinda!

Cumps,

• 1 month later...