xaviermbp Posted June 8, 2018 at 07:42 AM Report #610893 Posted June 8, 2018 at 07:42 AM Preciso de ajuda a resolver este exercicio alguem pode?. Cria um programa que recebe 10 notas de um aluno e guarda-as num array. Deve ainda calcular e mostrar a média das notas. Eu estou aqui: Program Pzim ; var nota : array[1..10] of real; var s :real; Begin readln(nota[1]); readln(nota[2]); readln(nota[3]); readln(nota[4]); readln(nota[5]); readln(nota[6]); readln(nota[7]); readln(nota[8]); readln(nota[9]); readln(nota[10]); s[1]:=(nota[1])+(nota[2])+(nota[3])+(nota[4])+(nota[5])+(nota[6])+(nota[7])+(nota[8])+(nota[9])+(nota[10]); End.
nunopicado Posted June 9, 2018 at 05:36 PM Report #610910 Posted June 9, 2018 at 05:36 PM Sugiro que uses um ciclo (FOR, neste caso) para evitar todos esses readln e somas. da forma que tens, se em vez de 10 fossem 100, estavas perdido. Dentro de um ciclo FOR, fazes a leitura para dentro do array. Ao mesmo tempo, vais somando o valor a uma variável que guardará o total (soma := soma + nota;) No fim divides a variável pelo total de notas que guardaste e aí terás a média. "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
thoga31 Posted July 7, 2018 at 08:12 PM Report #611252 Posted July 7, 2018 at 08:12 PM program NotasTurma; type TNota = Real; TTurma = array of TNota; var turma : TTurma = nil; i : Byte; media : TNota = 0; const MAX = 10; begin SetLength(turma, MAX); for i := Low(turma) to High(turma) do readln(turma[i]); media := media + turma[i]; end; media := media / Length(turma); writeln(media:0:2); end. Tendo já passado 1 mês, aqui fica uma sugestão de resolução mais high-end. Knowledge is free!
Recommended Posts