Jump to content
refrey00

Aprender contabilidade

Recommended Posts

refrey00

Boa noite,

Tenho algumas questões que gostaria de colocar relativamente ao ramo de contabilidade empresarial, e sobre a possibilidade de alguém fora da área realizar a contabilidade da própria empresa.

Tenho um negócio e gostaria de saber se posso realizar a minha própria contabilidade? Tenho conhecimentos básicos sobre a área, no entanto, estou disponível para aprender sobre a mesma. Queria no entanto, evitar ter de estar 3 anos, a tirar uma licenciatura na área para entender mais acerca do assunto.

Como tal, gostaria de perguntar se alguém me consegue informar como posso fazer a minha própria contabilidade, mesmo não tendo conhecimento na área. Em conversa de “café” foi-me indicado que a minha contabilidade não é nada de especial (o meu contabilista trabalha 3 vezes ao ano), de modo que gostaria de ser eu a tratar da mesma.

Visto ser um negócio simples na área do retalho têxtil, alguém que pode indicar formações ou manuais, ou outro tipo de conteúdos, através dos quais possa aprender de forma correta, as operações necessárias, que um contabilista necessita de fazer no meu ramo.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Cerzedelo

Se o seu negócio for obrigado a ter contabilidade organizada, terá de ter um contabilista certificado,  que terá de ser indicado à AT. Por essa razão, terá de pagar a um contabilista, nem que seja para "assinar" as contas, pelo que não vejo qual a necessidade de se estar a preocupar em fazer a contabilidade.

Se pelo contrário o seu negócio estiver abrangido pelo regime de contabilidade simplificada, não necessitará de um contabilista e poderá ser você próprio a tratar da mesma. Terá de respeitar determinadas regras e ter os livros que são indicados pelo código fiscal, nomeadamente no código do IRS.

Ver um resumo das diferenças:

https://www.e-konomista.pt/artigo/contabilidade-organizada-ou-regime-simplificado/

https://www.economias.pt/vantagens-e-desvantagens-da-contabilidade-organizada/

Não esqueçer, o regime do IVA, se beneficia do regime de isenção ou não, ver https://www.economias.pt/isencao-de-iva-ao-abrigo-do-artigo-53/

Se beneficiar desse regime, facilita-lhe ainda mais a vida, porque não tem de fazer apuramento do mesmo, o que lhe pode dar algum trabalho

A contabilidade das empresas é regulada pelo SNC (sistema de normalização contabilística), que apresenta o plano das contas que deve adoptar, pode recolher mais informação em http://www.cnc.min-financas.pt/snc.html

Edited by Cerzedelo
  • Vote 2

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.