Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boa tarde a todos. Estou a fazer uma função em que para aceitar um utilizador copio a informação desse utilizador de um ficheiro para outro e queria fazer isso por blocos, ou seja, vejo a informação de um utilizador e respondo se quero aceitar ou não, e repito isto até não ter mais utilizadores. Mas quando vou ver a informação do segundo utilizador acontece alguma estranha que não estou a perceber o que é. Vou coloacar o link para a execução do programa, depois de imprimir a informação do segundo utilizador não sei o que acontece.

erro_zpsbsuy9d9f.webp.6206d2851cfdeb48e5

Se alguém conseguir ajudar fico muito grato

void main(){
int j=0;
char opcao;
FILE *pedidos;
pedidos=fopen("../Projeto/Login/Users/pedidos", "r");
char leitor[100000];

while(k!=1){

//listar o primeiro pedido de novo registo
    for(int i=0; i<5; i++){
        fgets(leitor,10000,pedidos);
        printf("%s", leitor);
    }
    printf("Pretende autorizar o registo deste utilizador? (y/n):");
    scanf("%c", &opcao);

switch(opcao){
        case 'y':
        aceitarUtilizadores();
        break;
        case 'n':
        //rejeitarUtilizador();
        break;
    }
}

}

int aceitarUtilizadores(){
char leitor[100];
FILE*ativos, *pedidos, *temp;

ativos=fopen("../Projeto/Login/Users/UserData", "a");
temp=fopen("../Projeto/Login/Users/temp", "w");
    for(int i=0; i<5;i++){ //escreve os dados do utilizador para o ficheiro de UserData
        fgets(leitor,100,pedidos);
        fputs(leitor,ativos);
    }

while((fgets(leitor,100,pedidos))!=NULL){ //escreve os restantes pedidos para um ficheiro temporario
        fputs(leitor,temp);
    }
    fclose(pedidos);
    fclose(ativos);
    fclose(temp);
    temp=fopen("../Projeto/Login/Users/temp","r");
    pedidos=fopen("../Projeto/Login/Users/pedidos","w"); //abre o ficheiro dos pedidos apagando o seu conteudo

while((fgets(leitor,100,temp))!=NULL){ //copia os pedidos que faltam ser analisados para o ficheiro de pedidos
        fputs(leitor,pedidos);
    }
    remove("../Projeto/Login/Users/temp");
    fclose(pedidos);
    rewind(pedidos);

if((fgets(leitor,100,pedidos))==NULL){
        fclose(pedidos);
        return k=1;

}
    fclose(pedidos);

}
Posted

Antes de mais, tenta indentar o código devidamente, caso contrário é difícil de ler.  Adicionalmente, não uses imagens para colocar conteúdos de texto!

Quanto ao problema, olhando rapidamente para o código, acho que podes ter problemas com "lixo" no buffer de leitura.  Experimenta trocar scanf("%c", &opcao); por scanf(" %c", &opcao);.

• Vote 1
Posted
2 horas atrás, Rui Carlos disse:

Antes de mais, tenta indentar o código devidamente, caso contrário é difícil de ler.  Adicionalmente, não uses imagens para colocar conteúdos de texto!

Quanto ao problema, olhando rapidamente para o código, acho que podes ter problemas com "lixo" no buffer de leitura.  Experimenta trocar scanf("%c", &opcao); por scanf(" %c", &opcao);.

Era o lixo no buffer que me estava a causa problemas, como disseste para fazer já está a funcionar. Obrigado pela ajuda e pela dica de identar melhor o código