Jump to content
M6

Entire Nest ecosystem of smart home devices goes offline

Recommended Posts

M6

For at least a few hours overnight, owners of Nest products were unable to access their devices via the Nest app or web browsers, according to Nest Support on Twitter. Other devices like Nest Secure and Nest x Yale Locks behaved erratically.

[Continua...]

In The Verge, 17 de Maio de 2018.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Rui Carlos

Uma coisa que me faz confusão é a dependência dos dispositivos/serviços/aplicações IoT de servidores externos.  Não estou bem a ver por que é que os mesmos não continuam a funcionar se todos os dispositivos estiverem na mesma LAN, e esta não falhar.

M6

São duas razões muito simples:

1. É mais fácil para todos ligar um dispositivo e ficar tudo a funcionar após um processo de registo versus uma pessoa não técnica ter de ter uma infraestrutura de hardware, implementar segurança, instalar um servidor e fazer manutenção de tudo.
  2. É significativamente rentável para quem vende os dispositivos vender serviços associados, algo que dificilmente conseguiria se os dados não estiverem nos seus servidores.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

bubulindo

A razão número 1 não faz muito sentido porque um termostato é um termostato... A função principal deveria sempre ser garantida quer haja internet ou não. Quanto à segurança... muitos dispositivos são tão inseguros como se fosse o Zé da esquina a montar o servidor.

A razão número 2 é mesmo a principal... é recolha de dados e a venda dum serviço.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Rui Carlos
12 minutos atrás, bubulindo disse:

A razão número 1 não faz muito sentido porque um termostato é um termostato... A função principal deveria sempre ser garantida quer haja internet ou não.

Tenho ideia que estes equipamentos continuam a funcionar em modo "manual" quando falha a internet.  Contudo, acho que a rede local a funcionar devia ser suficiente para usar a app.  Até porque tal permitia aos utilizadores evitar a exposição a ataques exteriores.

Mas também concordo contigo quando à razão 2 ser a principal...

bubulindo

Tens razão... no entanto havia um sistema qualquer desse género. A empresa foi adquirida por outra que obviamente não queria manter os servidores ligados e as pessoas ficaram com um tijolo em casa. Não é a Nest obviamente, mas agora não me lembra do nome.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}