Rui Carlos Posted April 9, 2018 at 09:03 PM Report #610152 Posted April 9, 2018 at 09:03 PM Um resumo interessante de soluções de backup de vários tipos que encontrei na net: https://wiki.archlinux.org/title/Synchronization_and_backup_programs (maioritariamente útil para sistema Linux). Aproveitava para deixar a questão: que soluções de backup usam/recomendam? Pessoalmente, faço essencialmente backups de uma máquina macOS, onde uso 3 métodos de backup: TimeMachine para backup incremental regular/automático de quase todo o sistema de ficheiros (para dois NAS locais). borg para backup incremental regular/automático das pastas mais importantes (para um NAS local e um servidor remoto). Cópias manuais para documentos que não posso mesmo perder (para NAS local, sincronizado com a cloud). Entre as soluções automáticas, não confio muito no TimeMachine pois por vezes em caso de falha de rede ou dos NAS o backup fica corrompido. Mas contornei o problema com snapshots do sistema de ficheiros num dos NAS. Agrada-me a simplicidade da solução, que torna fácil verificar se consigo recuperar ficheiros. Não é lá muito eficiente em termos de espaço, pois mover um ficheiro significa que o mesmo será duplicado no backup. Estou bastante satisfeito com o borg, por ser bastante eficiente e funcional (compressão, deduplicação, reinício de backups interrompidos, cifragem, filtros, etc.). Apesar de nunca ter tido de recuperar dados, as validações periódicas dos backups não têm detectado qualquer problema. Para além disso faço backups completos de dados importantes e configurações de outras máquinas, essencialmente com scripts Bash para automatizar as tarefas (comprimir, cifrar, gerir versões, copiar entre máquinas). Os mais importantes também envio para a cloud. Ultimamente tenho lido algumas coisas sobre o restic, e também me parece um solução interessante (similar ao borg, mas com menos limitações relativamente ao local onde os backups são armazenados). Uma solução que provavelmente considerarei em backups para a cloud. 2 Report Rui Carlos Gonçalves
Recommended Posts