Dr_Lion Posted March 19, 2018 at 12:24 AM Report #609819 Posted March 19, 2018 at 12:24 AM Boas, Ora bem sendo um gajo de informática dou uns toques de eletrónica, até porque tive que saber umas coisas básicas, mas como não pratico, não tenho grande experiência. Quero começar com projetos pequenos, pensei em usar um painel solar para carregar um powerbank. Até aqui tudo tranquilo, provavelmente irei usar um conversor de tensão já que as baterias para usb e usb trabalham a 5volt e o painel que tenho é 12volt. A minha primeira questão é que componente usar para que a corrente circule apenas do painel para a bateria, e não da bateria para o painel, pois quando não há luz solar o painel funciona como elemento de consumo e descarrega a bateria. E como dimensionar esse componente... Alguém me consegue ajudar? Desde já agradeço a ajuda.
asena Posted March 19, 2018 at 10:13 AM Report #609820 Posted March 19, 2018 at 10:13 AM 9 hours ago, Dr_Lion said: Boas, Ora bem sendo um gajo de informática dou uns toques de eletrónica, até porque tive que saber umas coisas básicas, mas como não pratico, não tenho grande experiência. Quero começar com projetos pequenos, pensei em usar um painel solar para carregar um powerbank. Até aqui tudo tranquilo, provavelmente irei usar um conversor de tensão já que as baterias para usb e usb trabalham a 5volt e o painel que tenho é 12volt. A minha primeira questão é que componente usar para que a corrente circule apenas do painel para a bateria, e não da bateria para o painel, pois quando não há luz solar o painel funciona como elemento de consumo e descarrega a bateria. E como dimensionar esse componente... Alguém me consegue ajudar? Desde já agradeço a ajuda. Viva, o componente que procura eh um DIODO. https://en.wikipedia.org/wiki/Diode Nao sei qual a magnitude da corrente q vai circular, mas um 1N4001 ou 1N4007 pode servir. 1 Report Cumprimentos, Sérgio Sena Projectos e Sistemas Electrónicos à medida - Electronic Design Craftsmanship Follow me on Twitter, Instagram
bubulindo Posted March 19, 2018 at 06:30 PM Report #609827 Posted March 19, 2018 at 06:30 PM 17 hours ago, Dr_Lion said: Ora bem sendo um gajo de informática dou uns toques de eletrónica, até porque tive que saber umas coisas básicas, mas como não pratico, não tenho grande experiência. 8 hours ago, asena said: Viva, o componente que procura eh um DIODO. Tendo em conta que o díodo é o primeiro componente que é ensinado em electrónica, duvido que saibas tanto quanto achas de electrónica... Já agora, conversão de tensão implica, regra geral, perdas de eficiência. Se pesquisares online, a primeira solução que te vai aparecer é um 7805 com dois condensadores... Uma solução melhor a um preço semelhante será um módulo destes: https://www.ebay.co.uk/itm/5-10pcs-LM2596-DC-DC-Buck-Converter-Adjustable-Power-Supply-Step-Down-Module/142377631677?var=&hash=item21265e3fbd https://www.ebay.co.uk/itm/LM2596-DC-DC-Buck-Converter-Adjustable-Power-Supply-Step-Down-Module-Multi/162639971473?epid=943193821&hash=item25de190491 Este em particular parece suportar até 3A: https://www.ebay.co.uk/itm/MP2307-DC-DC-Converter-Step-Down-Buck-Module-3A-UK-Stock-Fast-Delivery/263086731190?hash=item3d4130efb6:g:p7cAAOSwTY9ZZ2Bh E já vem montado, o que é bastante mais simples de montar ou soldar uns fios. include <ai se te avio> Mãe () { }
Dr_Lion Posted March 19, 2018 at 11:43 PM Author Report #609831 Posted March 19, 2018 at 11:43 PM Neste momento o painel que tenho é desses comuns do ebay, de 3w ou 4 acho eu, faz 12v 350mah em máximo!.. Por acaso até comprei um desses step-down, mas isso já incluí um diodo? De qualquer forma qual seria o díodo indicado para os seguintes valores de corrente 12v 350mA, ou 5v 1A ? Desde já agradeço a ajuda.
bsccara Posted March 22, 2018 at 01:33 AM Report #609854 Posted March 22, 2018 at 01:33 AM Para saber se o módulo impede correntes inversas (da saída para a entrada) procura a datasheet do IC usado nele e vê se falam em 'reverse current'. Se usar um MOSFET para a comutação é quase certo que permite correntes inversas através do diodo parasita do MOSFET. Liga assim: Terminal + do painel -> Anodo do diodo Cátodo do diodo (banda no corpo do diodo) -> Terminal + da entrada do módulo conversor Terminal - do painel -> Terminal - da entrada do módulo conversor Como diodo podes usar o 1N4007, se puderes perder 300 mW em condução, ou um 1N5821 para perdas mínimas em condução mas com alguma corrente inversa (500uA).
Recommended Posts