ftuc Posted March 16, 2018 at 11:37 AM Report #609797 Posted March 16, 2018 at 11:37 AM Boas pessoal, Tenho feitos uns projectos fora de horas, mas tenho sempre problemas nas alturas de fazer preços/orçamentos. Não me sei posicionar. Tenho alguma experiência em projectos aplicados à industria. Como cobram uma simples migração de domínio? Cumps
Rui Carlos Posted March 17, 2018 at 04:05 PM Report #609808 Posted March 17, 2018 at 04:05 PM Acho que o melhor é pensares num preço por hora, e depois orçamentares em função do tempo que costumas perder com o serviço. Se tiveres outras despesas para além do tempo (deslocações, material, etc.), também devem ser adicionados ao preço. É claro que depois temos então a questão de qual é o preço razoável por hora. Isto depende de muita coisa, por exemplo, complexidade do serviço, urgência, concorrência que tens, o teu interesse em ficar com o serviço, os impostos que pagas, as provas de experiência que tens... Pessoalmente, dificilmente pagaria mais de 25€/hora por serviços do género de migração de domínios (ou até de setup de um website num CMS qualquer) a alguém que está a fazer isto como extra. E para pagar isso, já teria que ser alguém com provas de saber fazer as coisas muito bem. Mas em último caso fazia eu o serviço, e não ganho 25€/hora líquidos, por isso ainda ficava a ganhar. Se tens um cliente que não sabe fazer as coisas, que precisa urgentemente do serviço, e as alternativas que ele tem forem empresas que cobram >50€/hora, podes conseguir cobrar mais do que os 25€/hora. Por outro lado, eu nem por 30€/hora faria serviços extra. É que por 30€/hora, depois de retirados os impostos, e tendo em conta as chatices que posso ter com burocracias (essencialmente Finanças), mais vale estar quieto, sobretudo se forem serviços pequenos. Estas considerações são para o caso de serviços com recibo (potencialmente acresce IVA aos preços dados). Caso contrário acho que os valores podem descer bastante (quer com o que poupas em impostos, sobretudo se estiveres já num escalão elevado, quer por não teres que perder tempo com burocracias). EDIT: Tens aqui um tópico antigo bastante detalhado sobre o assunto: https://www.portugal-a-programar.pt/forums/topic/4489-gestão-de-projectos-orçamentos/ (diria que o preços por hora apresentados estão desactualizados, contudo). 2 Report Rui Carlos Gonçalves
Recommended Posts