Douken Posted March 15, 2018 at 09:24 PM Report #609791 Posted March 15, 2018 at 09:24 PM Boa noite. Pretendo carregar num Userform um dos ficheiros de imagem existentes num dirétorio, com base na informação introduzida numa textbox desse userform. E.g.: Tenho os ficheiros 1.jpeg; 2.jpeg; 3.jpeg. Se na textbo1 digitar 1, no campo de imagem do userform abre-se o jpeg 1.jpeg. Obrigado Cumprimentos.
manuel antonio Posted March 18, 2018 at 01:38 AM Report #609810 Posted March 18, 2018 at 01:38 AM Experimenta este código se as imagens estiverem numa pasta: 1º- declara estas variáveis fora dos módulos ( antes de todas as linhas de código) Option Explicit Dim SEARCH_PATH As String Dim Images() As Variant Depois, cola esta função: Function CaminhoExiste(sCaminho As String) As Boolean 'Testa se um caminho ou arquivo existe (ou é válido) If sCaminho = vbNullString Then CaminhoExiste = False Else CaminhoExiste = True End If 'A forma abreviada da função pode ser escrita como: 'CaminhoExiste = Dir(sCaminho) <> vbNullString End Function Por fim, adapta este código à tua necessidade. 'AQUI COLOCAS A CONDIÇÃO EXIGIDA PARA RODAR O CÓDIGO. Dim NumFiles As Long Dim iDir As String Dim SEARCH_PATH As String Image1.Picture = Nothing SEARCH_PATH = ThisWorkbook.Path & "\FOTOS\3D\" 'ALTERA AS PASTAS DE ACORDO COM AS TUAS. iDir = Dir(SEARCH_PATH & "*.jp*g") Do While iDir <> "" NumFiles = NumFiles + 1 ReDim Preserve Images(1 To NumFiles) Images(NumFiles) = SEARCH_PATH & iDir iDir = Dir Loop Image1.Picture = LoadPicture(Images(1))
Douken Posted March 23, 2018 at 09:04 PM Author Report #609906 Posted March 23, 2018 at 09:04 PM Tentei, mas diz-me que a compilação não é compatível com a versão que estou a utilizar... Eu preparei-o para correr em Vba 6, Vba7, 32 e 64 bits... Talvez tenha a ver com isso.. Em alternativa fiz o seguinte código: Private Sub obterimagem_Click() img = cc_box + ".jpeg" Call ObtemImagens End Sub Private Sub ObtemImagens() Dim DiretorioImagem As String Dim CaminhoArquivo As String Dim CaminhoCompletoImagem As String Dim NomeImagem As String 'obtem o nome da imagem e o sua pasta NomeImagem = img.Value DiretorioImagem = "C:\PROGRAMA\FOTO" 'obtem o caminho completo da imagem CaminhoCompletoImagem = DiretorioImagem & NomeImagem 'carrega a imagem no controle If Dir(CaminhoCompletoImagem) = "" Then MsgBox "Não foi possível carregar a imagem" Image4.Picture = Nothing Else Image4.Picture = LoadPicture(CaminhoCompletoImagem) Image4.PictureSizeMode = 3 End If End Sub Estava a funcionar bem até eu mudar o dirétorio da imagem. Agora, sempre que eu tenho correr a macro, diz-me que "não é possível carregar a imagem". Mesmo que eu volte a colocar o dirétorio antigo, acontece-me isso. Consegues perceber porquê? Obrigado pela ajuda. Cumprimentos
manuel antonio Posted March 25, 2018 at 02:17 AM Report #609915 Posted March 25, 2018 at 02:17 AM (edited) Boa noite. Não consigo sinceramente perceber o porquê. Em 23/03/2018 às 21:04, Douken disse: img = cc_box + ".jpeg" No VBA que eu conheço embora pouco, a concatenação de termos, faz-se com "&" e não com "+". Aqui, colocas o ficheiro com extensão .jpeg. Todas as imagens têm esta extensão? Não serão algumas .jpg por exemplo? Os nomes dos ficheiros, são 1,2,3,...n. Declaras : "Dim NomeImagem As String" e depois atribuis à variavel "NomeImagem" o valor de "img.Value". Não deveria ser "Text"? Edited March 25, 2018 at 02:38 AM by manuel antonio
Gnrtuga Posted March 25, 2018 at 06:20 AM Report #609916 Posted March 25, 2018 at 06:20 AM (edited) Boas, assim um bocadinho à pressa e sem tempo de ver como deve de ser, o erro deve de ser a falta da barra de separação entre o diretório e o nome da imagem... Boa sorte. NomeImagem = img.Value DiretorioImagem = "C:\PROGRAMA\FOTO" 'obtem o caminho completo da imagem CaminhoCompletoImagem = DiretorioImagem & NomeImagem 'caminho certo CaminhoCompletoImagem = DiretorioImagem & "\" & NomeImagem 'nota não sei se tem que ser com duas barras por se tratar de caracteres especiais Edited March 25, 2018 at 06:24 AM by Gnrtuga Falta de código Férias! Estou por aqui: http://maps.google.p...001549&t=h&z=20 (a bulir claro está!) Nunca mais é verão outra vez.. :)
Douken Posted March 27, 2018 at 10:32 AM Author Report #609935 Posted March 27, 2018 at 10:32 AM Em 25/03/2018 às 03:17, manuel antonio disse: Boa noite. Não consigo sinceramente perceber o porquê. No VBA que eu conheço embora pouco, a concatenação de termos, faz-se com "&" e não com "+". Aqui, colocas o ficheiro com extensão .jpeg. Todas as imagens têm esta extensão? Não serão algumas .jpg por exemplo? Os nomes dos ficheiros, são 1,2,3,...n. Declaras : "Dim NomeImagem As String" e depois atribuis à variavel "NomeImagem" o valor de "img.Value". Não deveria ser "Text"? Em 25/03/2018 às 07:20, Gnrtuga disse: Boas, assim um bocadinho à pressa e sem tempo de ver como deve de ser, o erro deve de ser a falta da barra de separação entre o diretório e o nome da imagem... Boa sorte. NomeImagem = img.Value DiretorioImagem = "C:\PROGRAMA\FOTO" 'obtem o caminho completo da imagem CaminhoCompletoImagem = DiretorioImagem & NomeImagem 'caminho certo CaminhoCompletoImagem = DiretorioImagem & "\" & NomeImagem 'nota não sei se tem que ser com duas barras por se tratar de caracteres especiais Resultou! Obrigado pela ajuda. Vocês são impecáveis! Um abraço!
Recommended Posts