Jump to content

Recommended Posts

Posted (edited)

Bom dia companheiros.

Estou a fazer uma aplicação em C# onde eu tenho um sistema de login. Nesse sistema de login eu queria adicionar privilégios a determinados utilizadores. Por exemplo, o programa detetar que é o admin a fazer login e habilita um determinado botão, enquanto se for outro utilizador esse botão fica desabilitado.

Isso é possível fazer? E como?

Cumprimentos,

BigMachine3.

Edited by BigMachine3
Posted

Sim é possível e é precisamente assim que inúmeras aplicações funcionam.

O que descreves dá pelo nome de "perfil". Depende do que necessitas pode bastar teres um campo na tabela de utilizadores a identificar o perfil (por exemplo um bit a dizer se é administrador ou não) até um sistema completo de perfilagem com lista de funcionalidades, definição de perfis agrupando positivamente ou negativamente essas funcionalidades e depois atribuindo esses perfis aos utilizadores.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

• 4 weeks later...
  • 2 weeks later...
Posted
Em 30/03/2018 às 20:14, rocks disse:

Penso que podes fazer algo do tipo 

if (NomeDeUtilizador = "Admin" || NomeDeUtilizador = "Admin2" ){
                button1.Enabled = true;
            }
Else{
button1.Enabled = False;
}

Olá rocks.

Obrigado pela resposta. Não sei se esse código vai funcionar porque o botão está num form diferente, ou seja, faço login, por exemplo com o admin, e ao clicar no botão login feita o form atual e abre a página principal.

• 2 months later...
Posted

Podes sempre usar a base de dados para tal, onde tens uma coluna com o nível de acesso e no código tens um ficheiro que tem constantes onde cada constante (privilégio) é para determinado nível.

Por exemplo, um utilizador tem nível 3, e no ficheiro das constantes tem permissão login nível 4, ele não conseguirá fazer login, mas se tiver permissão login nível 1, por exemplo, ele conseguirá fazer login.

Podes fazer o mesmo para botões, com o event Click, usas o >= que para comparar os diversos privilégios com o nível de privilégio do utilizador.