Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas,

Tenho um projecto em execução já há algum tempo, mas tenho tido alguns problemas com os tempos de preenchimento das datagrids, isto porque não estou a fazer o procedimento mais correcto (penso eu). Dese que me lembro que carrego as datagrids com o seguinte código:

Public Sub carregar_saidas(ByVal DG As DataGridView)

n_rows = 0
        DG.Rows.Clear()
        query = "Select * from tbl_saidas as s, tbl_produtos as p Where s.Produto=p.Produto Order By s.Data DESC"
        dr = executar_query_Reader(query)
        While dr.Read
            n_rows += 1
            Dim n As Integer = DG.Rows.Add()
            DG.Rows.Item(n).Cells(0).Value = dr("ID")
            DG.Rows.Item(n).Cells(1).Value = dr("s.Produto")
            DG.Rows.Item(n).Cells(2).Value = dr("s.Quantidade")
            DG.Rows.Item(n).Cells(3).Value = dr("Unidade")
            DG.Rows.Item(n).Cells(4).Value = dr("Obra")
            DG.Rows.Item(n).Cells(5).Value = Format(dr("Data"), "dd/MM/yyyy")
            DG.Rows.Item(n).Cells(6).Value = Format$(CSng(dr("Valor_uni")), "###,####,##0.00") & " €"
            DG.Rows.Item(n).Cells(7).Value = Format$(CSng(dr("Total")), "###,####,##0.00") & " €"
        End While

con.Close()

End Sub

isto funciona bem com poucos registos, de momento já tenho quase 400 e demora uma eternidade a carregar, pois estou a criar linha a linha...

Tentei então usar datatables e dataadapters, mas como não estou bem habituado a usar esse método não estou a conseguir visualizar os dados como quero...com o código que uso atualmente tenho total liberdade de adicionar  a cada célula o campo da tabela da base de dados que quero, mudar as cores das linhas, formatar as células, acrescentar simbolos etc..

com o código que mostro abaixo não consigo nada disso, para além que ele me ignora as colunas que criei na datagrid e adiciona novas com base na tabela access.

query = "Select * from tbl_saidas as s, tbl_produtos as p Where s.Produto=p.Produto Order By s.Data DESC"
        Dim DataAdapter As New OleDbDataAdapter(query, cs)
        Dim MyData As New DataSet
        DataAdapter.Fill(MyData, "tbl_saidas")
        Me.dg_saidas.DataSource = MyData.Tables("tbl_saidas")

o resultado final é bem diferente, o que eu quero, e atualmente faz (MUITO lento):

3MUPsO5.jpg?1

Com DataAdapter:

B2XRMsW.png?1

ZtxfXAt.png?1

Espero que me tenha feito entender 😛

Posted

Boa noite,

Porque não usas async/await?

Public Async Sub carregar_saidas(ByVal DG As DataGridView)
await Task.Run(Sub() 
		fillDataGrid(DG)
	EndSub)
End Sub

E o preenchimento da tabela:

Public Sub fillDataGrid(ByVal DG As DataGridView)

n_rows = 0
        DG.Rows.Clear()
        While dr.Read
            n_rows += 1
            DG.Rows.Item(n).Cells(6).Value = Format$(CSng(dr("Valor_uni")), "###,####,##0.00") & " €"
            DG.Rows.Item(n).Cells(7).Value = Format$(CSng(dr("Total")), "###,####,##0.00") & " €"
        End While

con.Close()

End Sub

Cordiais cumprimentos,
Apocsantos

• Vote 1

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Posted

obrigado pela resposta,

de facto desconhecia o async/wait, contudo quando introduzi esse código no projecto ele dá-me erros de formatação, como se esperasse um End Sub, copiei tal e qual a tua resposta, não sei como corrigir, pois nunca usei nada do género.

Outra dúvida é onde deva colocar esse código, visto que eu tenho um módulo onde tenho o código para diversas datagrids, carregar_saidas, carregar_produtos, etc... e chamo esses métodos no form respetivo.

Ora esse AsyncSub, coloco no módulo onde tenho o procedimento carregar_saidas, ou no form onde faço o call?

Um muito obrigado pela ajuda

Cumprimentos,

Posted

Esta-me a dar este erro : 

Citação

System.InvalidOperationException ocorrido
  HResult=0x80131509
  Message=A operação entre threads não é válida: controlo 'dg_saidas' acedido a partir de um thread diferente do thread onde foi criado.

Posted

Boa tarde,

O meu vb.net está "enferrujado", por isso foi parecido com o que faço para C#.

Se criares um Module para fazer estas tarefas, na sub principal colocas o código abaixo:

Sub main()
Dim task = New Task(AddressOf fillDataGridSubAsync)
        task.Start()
        task.Wait()

End Sub

Public Async Sub fillDataGridSubAsync(ByVal DG As DataGridView)
 Dim task As Task(Of Integer) = FillDGVAsync(DG)

End Sub

Async Function fillDataGridSubAsync(ByVal DG As DataGridView) As Task(Of Integer)
       n_rows = 0
        DG.Rows.Clear()
        While dr.Read
            n_rows += 1
        End While

con.Close()

End Function

O erro que te estava a dar é por causa do async estar a usar uma thread diferente da thread onde estão o resto dos metodos.

Cordiais cumprimentos,
Apocsantos

• Vote 1

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Posted

Agora estou mais confuso ainda x.X

Não estou a perceber bem esse código, coloquei tudo no form onde está a datagrid, não sei se é suposto ficar assim, mas dá-me estes erros:

8d3xVqI.png

56Wxk0M.png

Fk6L9p8.png

Agradeço a paciência!

Cumprimentos,