Jump to content
Moneybag

Termos Informáticos

Recommended Posts

Moneybag

Boas 

Em primeiro lugar quero pedir desculpa aos membros mais velhos por não cá vir à alguns meses e não ter ajudado ninguem, mas tenho andado fora do mundo da informática. E talvez em consequencia disso tenha aberto este tópico.

Recentemente ando a escrever um artigo e ando com algumas dúvidas em alguns termos técnicos que quero esclarecer com o pessoal mais experiente. Então cá vai:

Num artigo sobre Linux devo referir-me às pastas como "pastas" ou "diréctorios" ?

"arquivos" ou "ficheiros" ?

É que tenho medo de cair em expressões em portugues do brasil nas pesquisas no Google.

Obrigado 

pwseo

@Ascensao,

Utiliza o termo «ficheiro» (português) em vez de «arquivo» (brasileiro). Em relação ao restante, podes utilizar «pasta», «directoria» ou «directório» (atenção à acentuação), desde que o faças de uma forma consistente (escolhe um e utiliza sempre esse). Posto isto, existe uma tendência (em declínio, parece-me) de se preferir o termo «pasta» em ambientes Windows e «directoria» em sistemas *nix.

Cumprimentos,
Pedro

Moneybag

@pwseo , muito obrigado pela explicação. Sim sempre tive a secção que "pasta" utilizava-se mais nos ambientes Windows. Mas como utilizo muito pouco sistemas baseados em Linux e Unix não tinha a certeza qual o termo mais utilizado.

Cumprimentos

Rui Carlos

Sobre pastas vs directórioshttps://blogs.msdn.microsoft.com/oldnewthing/20110216-00/?p=11473/

Citação

Windows 95 introduced Windows Explorer and along with it the term folder. What is the relationship between folders and directories?

Some people believe that Windows 95 renamed directories to folders, but it's actually more than that.

Windows Explorer lets you view folders, which are containers in the shell namespace. Directories are one type of folder, namely, folders which correspond to file system locations. There are other types of folders, such as Control Panel or Network Neighborhood or Printers.

[...]

• Vote 1

M6
16 hours ago, Rui Carlos said:

Fixe, toda a vida estive certo e nem sabia! :D

Sempre fui pelos diretórios/diretorias...

• Vote 1

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."