João Vieira Posted March 5, 2018 at 03:21 PM Report #609595 Posted March 5, 2018 at 03:21 PM Boa tarde, Estou neste momento a desenvolver o meu projeto final de curso que consiste no desenvolvimento de uma aplicação móvel para Web SMS. Terei de ser capaz de mandar mensagens através do computador fazendo a importação de contactos etc... (basicamente, terei que fazer uma pagina web para mandar mensagens à semelhança do MightyText) Entre alguma da pesquisa que já fiz apareceu o seguinte segmento de código <?php $to = "5555555555@vtext.com"; $from = "xxxx@yourdomain.com"; $message = "This is a text message\nNew line..."; $headers = "From: $from\n"; mail($to, '', $message, $headers); ?> Daqui surge-me uma dúvida O domain do número de telefone de envio é de uma operadora norte americano, eu consigo ter acesso aos domains das operadoras portuguesas para fazer com que este pedaço de código funcione sem problemas em Portugal? Eu compreendo que existe vários sites que fornecem este serviço o problema é que é pago. O objetivo seria usar o tarifário do telemóvel para enviar a mensagem. Também tenho dúvidas que isto realmente funcione... Se alguém me conseguisse ajudar com este projeto agradecia imenso. Cumprimentos
M6 Posted March 5, 2018 at 05:38 PM Report #609603 Posted March 5, 2018 at 05:38 PM Boas. Se não estou errado já lá vai o tempo em que as operadoras nacionais permitiam o envio de SMSs via email (pelo menos de borla). Podes tentar convencer o professor(a) de que o trabalho funciona mas como não podes testar com operadoras reais, envias o email para uma conta do GMail ou algo assim. 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."
João Vieira Posted March 5, 2018 at 05:50 PM Author Report #609605 Posted March 5, 2018 at 05:50 PM 10 minutos atrás, M6 disse: Boas. Se não estou errado já lá vai o tempo em que as operadoras nacionais permitiam o envio de SMSs via email (pelo menos de borla). Podes tentar convencer o professor(a) de que o trabalho funciona mas como não podes testar com operadoras reais, envias o email para uma conta do GMail ou algo assim. Pois, foi o que eu pensei. O problema é que a ideia do projeto é mesmo mandar SMS's normalmente mas pelo computador através de uma página web. Eu iria receber a mensagem no telemóvel e no computador também e iria poder responder no computador e esta resposta iria aparecer no telemóvel também (para não haver perda de mensagens). Estou a ver que irei ter que começar a minha pesquisa do zero, estou mesmo ás aranhas de como irei fazer isto. Mas obrigado pela resposta 😉
M6 Posted March 5, 2018 at 05:56 PM Report #609606 Posted March 5, 2018 at 05:56 PM Mas a menos que tu tenhas algumas coisa a ver com o envio do SMS (que não tens) o teu projeto "fica-se" pela comunicação com o sistema que efetivamente o envia. Ou seja, o teu projeto foca-se no envio de uma mensagem para a operadora, a partir daí é com a operadora, a responsabilidade não é tua. Outra hipótese é tentares obter um plano gratuito explicando-lhes a tua situação, pode ser que eles te ofereçam 50 SMSs até 30 de julho por exemplo. 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."
João Vieira Posted March 5, 2018 at 06:03 PM Author Report #609607 Posted March 5, 2018 at 06:03 PM 2 minutos atrás, M6 disse: Mas a menos que tu tenhas algumas coisa a ver com o envio do SMS (que não tens) o teu projeto "fica-se" pela comunicação com o sistema que efetivamente o envia. Ou seja, o teu projeto foca-se no envio de uma mensagem para a operadora, a partir daí é com a operadora, a responsabilidade não é tua. Outra hipótese é tentares obter um plano gratuito explicando-lhes a tua situação, pode ser que eles te ofereçam 50 SMSs até 30 de julho por exemplo. Também tenho uma rota um pouco mais longa. Quando recebo uma mensagem o telemóvel envia o texto e o remetente para o computador através de uma base de dados(ou algo do genero), a aplicação web recebia estas informações e mostrava, depois para enviar o processo inverso. O problema aqui já seria o trabalhão que eu iria ter (o que já é de esperar) e a pesquisa que iria ter que fazer pois não estou muito familiarizado com programação android. Já tinha pensado nisto, mas também não sei se é muito fiável visto que o telemóvel iria ter que estar constantemente a aceder a base de dados à procura de novas mensagens o que iria provavelmente gastar muita bateria.
HappyHippyHippo Posted March 5, 2018 at 09:26 PM Report #609613 Posted March 5, 2018 at 09:26 PM Para fazeres o que pretendes necessitas de um hardware que faça o envio das sms, seja ele uma gateway de sms, ou mesmo um telemovel. Se tens problemas com Java/Android, tens sempre UWP/Window Phone ... IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
João Vieira Posted March 6, 2018 at 05:10 PM Author Report #609635 Posted March 6, 2018 at 05:10 PM 19 horas atrás, HappyHippyHippo disse: Para fazeres o que pretendes necessitas de um hardware que faça o envio das sms, seja ele uma gateway de sms, ou mesmo um telemovel. Se tens problemas com Java/Android, tens sempre UWP/Window Phone ... A ideia é mesmo essa. Usar o telemóvel (neste caso, o tarifário do telemovel) para mandar mensagens. Quando uso o telemóvel a ideia é usar bases de dados para o computador e telemóvel comunicarem as mensagens entre si?
HappyHippyHippo Posted March 7, 2018 at 11:54 AM Report #609645 Posted March 7, 2018 at 11:54 AM (edited) parece que queres algo deste género: +---------------------------------------+ +------+ |+---------+ +------+ | | user | -> || Web App | <-> | | *--------+| +------+ |+---------+ | | ! Cron |! | | Data | <-> | Router || +------+ |+---------+ | | | Job || | cell | -> || SMS API | <-> | | +--------+| +------+ |+---------+ +------+ | | +---------------------------------------+ | | +---------------------------------------+ +-----> | Operator | +---------------------------------------+ Edited March 7, 2018 at 02:50 PM by HappyHippyHippo Added cron job 2 Report IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
M6 Posted March 7, 2018 at 02:26 PM Report #609650 Posted March 7, 2018 at 02:26 PM @HappyHippyHippo, ascii art lover... 😄 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."
HappyHippyHippo Posted March 7, 2018 at 02:46 PM Report #609653 Posted March 7, 2018 at 02:46 PM @M6 you know me to well 😄 IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
ZEE Posted March 7, 2018 at 08:31 PM Report #609655 Posted March 7, 2018 at 08:31 PM Boas... podes elaborar um programa no pc (win/ux/osx/etc) onde tens a tua DB de contactos... e comunicar (tcp-ip) com uma app q envie os SMS num dispositivo android... Há várias... Geralmente uso o Airdroid (procura na PlayStore)... Se não quiseres perder muito tempo á procura de documentação/API(s)/Exemples... sugiro que interceptes a comunicação HTTP(s) entre o PC e o Airdroid, e vê se é suficiente para elaborar o protocolo de comunicação... Se quiseres usar apenas o PC... (sem dispositivo android) podes instalar um emulador numa VM e comunicas com esta... ;-) boa sorte.... ZEE
Recommended Posts