Jump to content
Markkex

Preciso de sugestões - Programação e 0% de experiência no mercado de trabalho

Recommended Posts

Markkex

Boas pessoal, é o meu primeiro post aqui e gostaria de perguntar algo que tem-me incomodado bastante até agora.

Eu estou a tirar um curso básico em programação para a Rumos (C#, SQL, HTML/CSS/JScript) e eu estou a gostar imenso de programar! Quando terminar o curso irei receber um certificado MTA Developer da Microsoft. O nosso projecto final vai ser criar um website funcional de receitas de raiz usando tudo o que aprendemos: criar databases, scrum, usar ux enquanto criamos as páginas html, melhorar as páginas web com CSS e JScrip).

Eu também estou a fazer um curso online onde também vou aprender Ruby e Ruby on Rails (www.theodioproject.com).

Admito que ao inicio começei a interessar-me por esta área por causa dos valores acima da média mas após algumas semanas a programar e conseguindo criar alguns pequenos programas funcionais, a programação tornou-se um vicio e não quero ficar por aqui! Quero aprender mais e conseguir arranjar trabalho nesta área.

Eu não tenho qualquer experiência no mercado de trabalho nesta área e neste momento quero encontrar um trabalho na área de programação para conseguir aprofundar os meus conhecimentos mas em  todos os anuncios que encontro eles pedem programadores com, pelo menos, 2 anos de experiencia (começei a programar faz hoje 4 meses).

Neste caso o que voces recomendam para encontrar um trabalho na área de programação de forma a diminuir a "gap" que eles impoem de experiencia? Tendo em conta que comecei a programar há 4 meses.

Eu tenho um amigo meu que terminou um curso de programação no iefp e tem enviado uma data de curriculos para quase todos os anuncios e ninguem tem dado nenhuma resposta. 

Agradeço imenso a vossa ajuda!

Edited by Markkex

M6

A questão dos 2 anos de experiência é normal porque muitas vezes as empresas não têm capacidade (ou não querem) investir/"perder tempo" a formar pessoal, querem pessoas que já saibam um mínimo. Acontece que para se ter 2 anos de experiência começou-se com 0 e passou-se pelo que tu estás a passar.

As consultoras são, tipicamente, grandes consumidoras de recursos humanos com planos de carreira e contratação de vários patamares de conhecimento (desde o grau zero).
É uma hipótese que podes considerar.

No entanto, tens de ter um ponto em conta, a larga maioria das empresas tem por hábito contratar pessoas com curso superior na área, pelo que tens de estar preparado para esse tipo de concorrência.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

StadaExp

Dedica-te a trabalhar em projectos pessoais que demonstrem a tua capacidade para construir coisas do início ao fim. Qualquer ideia é válida!

Coloca esses projectos online no Github, Bitbucket, Gitlab - onde quiseres - (sabes trabalhar com controlo de versões não sabes? ;) ) e torna-os fáceis de clonar e executar através de scripts de inicialização ou docker se quiseres passar para outro nível. Se possível coloca os projectos online numa máquina configurada por ti (nada desses alojamentos partilhados por euro e meio). Coloca screenshots dos teus projectos a trabalhar nos respectivos repositórios.

Na minha opinião o melhor tipo de projectos que podes fazer para praticar é utilizar APIs e construir frontends para essas APIs. Por exemplo pega na API do Stripe e implementa uma interface que use essa API para vender um produto. Faz o backoffice com a lista de encomendas e a opção de fazer refunds, gerir disputas sem ser através da própria interface do Stripe mas sim pela API. Vais aprender muito.

No teu currículo não inventes e coloca coisas que sabes mesmo e podes demonstrar com um projecto. Não substimes o valor de enviar um link para um Github em que tens uma série de projectos a funcionar.

Markkex

Obrigado pela sugestão @M6

O meu grande problema é exactamente esse: eu não tenho licenciatura ou algo equivalente no momento. Quando acabar o curso vou ter uma certificação Microsoft para Junior Developer (o curso é equivalente ao básico de programação). 
Em relação a procura de trabalho, eu decidi começar a procurar pela App Linkedin. Tenho estado a tentar criar contactos e fazendo perguntas ás recrutadoras e elas têm dito que o mais importante é a criação de um portfolio com vários projectos.

Mas claro no dia a dia uma pessoa que só tem um certificado vs uma pessoa que tem uma licenciatura na área é claro que fico para trás. (Algo que eu vou considerar : tirar uma licenciatura na área se não tiver muita sorte.)

No entanto estou a tentar a minha sorte em anuncios de Junior Developer mas mesmo assim eles pedem um mínimo de 1ano de experiencia (o que me deixa super desanimado) mas tenho enviado na mesma. 

Mais uma vez obrigado! :)

On 05/03/2018 at 5:48 PM, M6 said:

A questão dos 2 anos de experiência é normal porque muitas vezes as empresas não têm capacidade (ou não querem) investir/"perder tempo" a formar pessoal, querem pessoas que já saibam um mínimo. Acontece que para se ter 2 anos de experiência começou-se com 0 e passou-se pelo que tu estás a passar.

As consultoras são, tipicamente, grandes consumidoras de recursos humanos com planos de carreira e contratação de vários patamares de conhecimento (desde o grau zero).
É uma hipótese que podes considerar.

No entanto, tens de ter um ponto em conta, a larga maioria das empresas tem por hábito contratar pessoas com curso superior na área, pelo que tens de estar preparado para esse tipo de concorrência.

Edited by Markkex

Markkex
13 minutes ago, StadaExp said:

Dedica-te a trabalhar em projectos pessoais que demonstrem a tua capacidade para construir coisas do início ao fim. Qualquer ideia é válida!

Coloca esses projectos online no Github, Bitbucket, Gitlab - onde quiseres - (sabes trabalhar com controlo de versões não sabes? ;) ) e torna-os fáceis de clonar e executar através de scripts de inicialização ou docker se quiseres passar para outro nível. Se possível coloca os projectos online numa máquina configurada por ti (nada desses alojamentos partilhados por euro e meio). Coloca screenshots dos teus projectos a trabalhar nos respectivos repositórios.

Na minha opinião o melhor tipo de projectos que podes fazer para praticar é utilizar APIs e construir frontends para essas APIs. Por exemplo pega na API do Stripe e implementa uma interface que use essa API para vender um produto. Faz o backoffice com a lista de encomendas e a opção de fazer refunds, gerir disputas sem ser através da própria interface do Stripe mas sim pela API. Vais aprender muito.

No teu currículo não inventes e coloca coisas que sabes mesmo e podes demonstrar com um projecto. Não substimes o valor de enviar um link para um Github em que tens uma série de projectos a funcionar.

Boas @StadaExp! Obrigado pela sugestão!

Tal como disseste eu vi alguns videos no youtube e decidi apostar em projectos pessoais.

Controlo de versões eu sei mexer no Github e encontrei algo similar chamado Heroku (onde poe a app/website a correr online para os outros utilizadores verem em tempo real), apenas em Linux e pela linha de comandos xD Aprendi a mexer com o curso de full stack web-developer que estou a aprender no OdinProject. 

Humm eu neste momento estou a criar um website/portfolio onde irei por um link para os projectos que irei fazer no futuro que vão ser 3: 2 websites e 1 aplicação. 

Scripts e dockers... não sei o que são mas com certeza irei dar uma vista de olhos!

Eu recentemente recebi uma proposta de um projecto para criar uma aplicação de uma empresa local para criação e controlo dos processos e dizer quantos dias é que a empresa tem para fazer a entrega e ajudar na faturação interna da empresa(dizer quanto é que ela faturou com a empresa 'x','y','z' no fim de cada mês). Como estou a precisar de projectos para implementar no curriculo eu disse que ia fazer grátis e decidi aceitar.

Em relação a esse projecto estou um pouco perdido porque não tenho orientação e tenho estado a tentar por erro. Mas até agora estou a gostar imenso deste desafio, estou a aprender e a divertir-me imenso com o projecto (apesar de muitas das vezes nao fazer a minima ideia do procedimento que tenho que fazer a seguir).  

Sim em relação ao curriculo eu não vou mentir. Eu digo sempre que não tenho experiência mas tenho imensa vontade em aprender, links ainda nao enviei nada porque ainda não tenho nenhum projecto feito.

Mas se tudo correr bem acho que nestes proximos 3 meses eu vou conseguir ter 3 projectos: em do curso da Rumos(Website de receitas ligado a BD em sql), projecto da OdinProject (criação de website e ter aprendido mais duas linguagens:ruby e ruby-on-rails) e esta aplicação para gestão de processos e facturação interna para a empresa local que aceitei(estou mais preocupado com este ultimo projecto porque parece-me extremamente complicado em torna-lo funcional). E começo a enviar curriculos onde consiga mostrar que eu tenho alguma experiencia com os requerimentos que eles procuram.

M6

@Markkex, a questão da licenciatura no arranque costuma ser complexa, com o passar do tempo a experiência torna-a secundária.

Mas efetivamente até lá tens de fazer valer o teu know-how. A ideia do StadaExp não é má.

Podes indicar aqui em que consta a formação? Ou seja, o que ficas a saber no final da formação?

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Markkex
On 12/03/2018 at 11:28 AM, M6 said:

@Markkex, a questão da licenciatura no arranque costuma ser complexa, com o passar do tempo a experiência torna-a secundária.

Mas efetivamente até lá tens de fazer valer o teu know-how. A ideia do StadaExp não é má.

Podes indicar aqui em que consta a formação? Ou seja, o que ficas a saber no final da formação?

No curso que vou receber certificação é um curso da Galileu e consta numa formação básica da microsoft em programação(aprender c#, programação orientada a objectos em c#, básico de queries e bases de dados em sql, o básico em ASP.net(html, css, jscript, etc) e criação de aplicações para computadores.  

No final EU penso que vou ser um full stack developer, acho que é essa a finalidade do curso. 

Está aqui o link do curso (só para veres o que vou aprender em mais detalhe mas o que vou aprender resumidamente já disse no inicio): https://www.galileu.pt/curso/code-developer/

No outro curso é só direccionado a webdevelopment (é fullstack) e ensinam também o básico. A diferença: vou aprender ruby e ruby on rails e o curso é feito no OS Linux.

https://www.theodinproject.com/

Eu sinceramente não sei se estes 2 cursos por si só estabelecem o mínimo de nível de conhecimentos para entrar no mercado de trabalho (o que eu duvido) foi por isso que eu também gostei da ideia do @StadaExp e decidi em apostar em projectos para juntar num portefólio.