Jump to content

Recommended Posts

Posted

A resposta curta é SIM.

A resposta longa é: Sim, mas a forma de fazer depende de outros factores. Depende que estás a falar em GUI ou consola, depende do tipo de imagem, etc.

• Vote 1

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Posted
40 minutos atrás, BHAMF disse:

Tem como carregar imagens numa consola?

Sim, tem.
No entanto, confesso que já não me lembro de como o fazer. A última vez que o fiz ainda foi no velhinho Turbo Pascal 6.0, há provavelmente mais de 20 anos... 😄
Mas é possível. Na altura fiz um visualizador de GIFs.

• Vote 1

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Posted

Só para esclecer um pormenor, as imagens não são carregadas directamente na consola, isso não é possível. O que acontece no Pascal mais "tradicional" é abrir-se uma janela destinada especificamente ao desenho gráfico.

No tempo do Turbo Pascal, isto era conseguido com a unit graph. Contudo, esta unit é bastante velha e não se adapta propriamente aos dias actuais. Apesar de ainda conseguirmos fazer algumas brincadeiras com ela, as grandes potencialidades que ela oferecia dependiam de características do Windows que hoje já não se encontram disponíveis por motivos de segurança.

Actualmente, existem substitutos desta unit relativamente capazes. Contudo, com o migrar para o mundo GUI, houve uma forte aposta nos componentes associados, sendo o "mundo consola" relativamente esquecido uma vez que é extremamente arcaico.

Ainda é possível fazer umas brincadeiras com imagens em consola, mas são verdadeiros desenterros de um passado já meio esquecido. Eu próprio não me lembro como tal pode ser feito - apenas sei fazer o contrário (fazer um screenshot a uma janela gráfica de um programa CLI e guardar em *.bmp).

O Pascal está bastante evoluído, sendo para isto mais usado o componente TImage disponibilizado no Delphi e no Lazarus. Mas esse é um componente GUI.

Se eu encontrar forma de fazer o pretendido, partilho aqui. 😉

Cumprimentos.

• Vote 1

Knowledge is free!