Jump to content

Como fazer um loop com o Case?

Recommended Posts

Posted (edited)

Olá Amigos

Sou um novato na programação (uso Pascal) e gostaria de saber como se repete o case ate uma certa opção seja escolhida.

Tipo:

case Bilhete of 
    1: Begin 
         Crianca := Crianca+1
       End;
    2: Begin 
         Estudante := Estudante+1
       End;
    3: begin
         Adulto := Adulto+1 ;
       End;
    4..98: begin 
             writeln('Opção invalida');
           End;
//Se fossem escolhidas uma das opções anteriores, voltaria a pedir o case
    99: begin 
         //Se fosse escolhida esta opção o código continuaria normalmente
        End;
  End;
Edited by nunopicado
Syntax Highlight, Tag
Posted

O Case é uma estrutura de controlo, não de repetição.
Isto significa que só por si não é possível fazer a repetição a partir do case.

O que precisas é usar um ciclo, por exemplo o repeat...until, para validar a inserção de valores, usando depois o case sabendo que os valores estarão sempre dentro dos parâmetros aceitáveis.

Exemplo:

repeat
    Write('Tipo de Bilhete: ');
    ReadLn(Bilhete);
    if not (Bilhete in [1..3])         // Se a opção não estiver no intervalo correcto,
      then WriteLn('Opção invalida');  // avisa o utilizador
  until Bilhete in [1..3];             // Repete até que a opção esteja no intervalo correcto;

case Bilhete of                      // Executa o case sabendo que a opção é válida
    1: Inc(Crianca);
    2: Inc(Estudante);
    3: Inc(Adulto);
  end;

Ou melhor ainda, para evitar valores absolutos repetidos no código:

var
  TiposBilhete: set of Byte;           // Variável que guardará as opções permitidas

begin
  TiposBilhete := [1..3];              // Lista de opções permitidas

repeat
    ReadLn(Bilhete);
    if not (Bilhete in TiposBilhete)   // Se a opção não estiver no intervalo correcto,
  until Bilhete in TiposBilhete;       // Repete até que a opção esteja no intervalo correcto;

case Bilhete of                      // Executa o case sabendo que a opção é válida
  end;

Esta pequena alteração é importante para que, se tiveres de refactorar para ter mais opções, só tenhas de alterar o conjunto uma vez (no primeiro exemplo terias de alterar na condição do if e na do repeat...until.

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Posted

Obrigado pela resposta. Mas queria que o programa se repeti-se se escolhe-se a opção 1 a 3, apresenta-se uma mensagem de 4 a 98 e executa-se uma linha de codigo se 99. Tentei trocar o 1..3 por 4..98 no teu codigo e repetia-se mas, aparentemente não adicionava mais 1 valor a varíavel  

Posted (edited)

Isto?

var
  TiposBilhete: set of Byte;           // Variável que guardará as opções permitidas

begin
  TiposBilhete := [1..3, 99];          // Lista de opções permitidas

repeat
    ReadLn(Bilhete);
    if not (Bilhete in TiposBilhete)   // Se a opção não estiver no intervalo correcto,
  until Bilhete in TiposBilhete;       // Repete até que a opção esteja no intervalo correcto;

99: FazQualquerCoisa;
  end;

Ou o que tu queres é repetir todo o processo enquanto a opção não for 99?

var

begin
  TiposBilhete := [1..3, 99];          // Lista de opções permitidas

repeat
    repeat
      ReadLn(Bilhete);

end;
  until Bilhete = 99;

FazQualquerCoisa;
Edited by nunopicado

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Posted

Gostaria que as variaveis 'criança','estudante' e 'adulto' ganhassem +1 valor a cada vez que o ciclo repete-se essencialmente.Assim no fim consiga dizer quantas crianças,estudantes e adultos compraram bilhetes 

Posted (edited)

No último, caso tenha ficado dúvida, tens dois ciclos repeat...until.

O interno, que já existia nos outros exemplos, serve para validar os dados inseridos.
O externo encarrega-se de repetir todo o processo até que a opção escolhida seja a 99, e daí segue o programa. 

😉

Edited by nunopicado