Jump to content

Como fazer um loop com o Case?

Recommended Posts

Posted (edited)

Olá Amigos

Sou um novato na programação (uso Pascal) e gostaria de saber como se repete o case ate uma certa opção seja escolhida.

Tipo:

case Bilhete of 
    1: Begin 
         Crianca := Crianca+1
       End;
    2: Begin 
         Estudante := Estudante+1
       End;
    3: begin
         Adulto := Adulto+1 ;
       End;
    4..98: begin 
             writeln('Opção invalida');
           End;
//Se fossem escolhidas uma das opções anteriores, voltaria a pedir o case
    99: begin 
         //Se fosse escolhida esta opção o código continuaria normalmente
        End;
  End;
Edited by nunopicado
Syntax Highlight, Tag
Posted

O Case é uma estrutura de controlo, não de repetição.
Isto significa que só por si não é possível fazer a repetição a partir do case.

O que precisas é usar um ciclo, por exemplo o repeat...until, para validar a inserção de valores, usando depois o case sabendo que os valores estarão sempre dentro dos parâmetros aceitáveis.

Exemplo:

repeat
    Write('Tipo de Bilhete: ');
    ReadLn(Bilhete);
    if not (Bilhete in [1..3])         // Se a opção não estiver no intervalo correcto,
      then WriteLn('Opção invalida');  // avisa o utilizador
  until Bilhete in [1..3];             // Repete até que a opção esteja no intervalo correcto;

case Bilhete of                      // Executa o case sabendo que a opção é válida
    1: Inc(Crianca);
    2: Inc(Estudante);
    3: Inc(Adulto);
  end;

Ou melhor ainda, para evitar valores absolutos repetidos no código:

var
  TiposBilhete: set of Byte;           // Variável que guardará as opções permitidas

begin
  TiposBilhete := [1..3];              // Lista de opções permitidas

repeat
    ReadLn(Bilhete);
    if not (Bilhete in TiposBilhete)   // Se a opção não estiver no intervalo correcto,
  until Bilhete in TiposBilhete;       // Repete até que a opção esteja no intervalo correcto;