Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas, este ano termino o 12º e como sempre temos de realizar a infernal PAP.... Desde o inicio que escolhi um programa para ouvir musica estilo Spotify mas estou a ter grandes dificuldades na parte de streaming de musica.

A minha grande e primeira duvida é a seguinte: Como e que adiciono Musicas numa Base de dados? Tenho de adicionar alguns critérios a musica como por exemplo autor, album, data de criação etc etc mas não estou a conseguir chegar perto de algo com sucesso.

A segunda grande duvida é como e que posso criar um Player de Musica? Sei que posso usar o Windows Media Player como ferramenta mas digamos que aquele design e literalmente horrivel e nao se adequa ao estilo moderno do meu programa. 

Gostaria de obter algum tipo de explicação sobre o assunto, nao preciso que façam a papinha toda obviamente.

Sugestões são aceites. Relembro que não posso mudar de protejo 😉

Posted

Olá nunomonteiro123,

O que é que não estás a conseguir ao certo na adição de dados à base de dados?
Para o que a PAP representa, não precisas de implementar o conceito de "stream", propriamente dito.
Algo tão simples como a tua aplicação fazer download do ficheiro todo antes de a tocar já serve o propósito e torna-se muito mais simples.

Vou assumir que por Windows Media Player te estás a referir ao controlo COM do Windows Media Player que podes adicionar ao teu form.
Mesmo adicionando ao forma através da Toolbox é possível retirar a interface com uiMode = "invisible", e ficas sem rigorosamente nada na parte visual.

Também podes fazê-lo sem adicionar nada por a toolbox:

WMPLib.WindowsMediaPlayer wmp = new WMPLib.WindowsMediaPlayer();
wmp.URL = @"C:\Windows\media\Ring05.wav";
wmp.controls.play();

É possível usar todos os controlos do player programáticamente, e até te permite colocar caminhos no protocolo HTTP no URL, o que acrescenta mais possibilidades à tua solução. Terás de pensar antes em como vais "alojar" as músicas, para depois decidir como as servir.

Explora essa parte e partimos daí para o resto.

• Vote 1

Sérgio Ribeiro

"Great coders aren't born. They're compiled and released"
"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

Posted
19 horas atrás, ribeiro55 disse:

Olá nunomonteiro123,

O que é que não estás a conseguir ao certo na adição de dados à base de dados?
Para o que a PAP representa, não precisas de implementar o conceito de "stream", propriamente dito.
Algo tão simples como a tua aplicação fazer download do ficheiro todo antes de a tocar já serve o propósito e torna-se muito mais simples.

Vou assumir que por Windows Media Player te estás a referir ao controlo COM do Windows Media Player que podes adicionar ao teu form.
Mesmo adicionando ao forma através da Toolbox é possível retirar a interface com uiMode = "invisible", e ficas sem rigorosamente nada na parte visual.

Também podes fazê-lo sem adicionar nada por a toolbox:

WMPLib.WindowsMediaPlayer wmp = new WMPLib.WindowsMediaPlayer();
wmp.URL = @"C:\Windows\media\Ring05.wav";
wmp.controls.play();

É possível usar todos os controlos do player programáticamente, e até te permite colocar caminhos no protocolo HTTP no URL, o que acrescenta mais possibilidades à tua solução. Terás de pensar antes em como vais "alojar" as músicas, para depois decidir como as servir.

Explora essa parte e partimos daí para o resto.

Bem visto e obrigado pela ajuda na parte do player. Na questão da musica eu queria fazer streaming da musica onde esta está numa "base de dados" isto , se é assim que funciona para multimédia, No fundo nao queria acrescentar muito "peso" ou "lixo"(Ficheiros de musica no pc). Como exemplo posso dar o spotify que nao tem musicas nos ficheiros, anao ser que cliques para download.

Posted

Não é bem assim. O Spotify despeja muito, MUITO lixo até. Normalmente é feito um cache de algumas músicas para a frente e para trás. A pasta que ele usa para guardar dados chega-me a ocupar 5GB. Vê por ti na Users\teu_user\Appdata\Local\Spotify

Não há truques de magia. Streaming não é nada mais do que um download assíncrono e leitura parcial, mas download de qualquer maneira.
O que quis dizer é que não precisas de fazer streaming "per se" para que a PAP tenha valor. O teu cliente pode empregar algumas técnicas como o download de duas ou três músicas para a frente e para trás, que vai apagando, para que consigas melhor performance nas ações previsíveis (andar uma música para trás e outra para a frente).
No caso de uma ação impossível de prever, como o user selecionar uma música da lista ao acaso, fazes simplesmente o download antes de a começar a bombar, e novamente o cache assíncrono de duas ou três para a frente ou para trás.

Alternativamente, se servires os teus ficheiros via HTTP, por exemplo, podes usar o endereço diretamente no COM Windows Media Player, propriedade URL, que acho que faz streaming (mesmo streaming) sem que te tenhas de chatear.

• Vote 1

Sérgio Ribeiro

"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

Posted
4 horas atrás, ribeiro55 disse:

Não é bem assim. O Spotify despeja muito, MUITO lixo até. Normalmente é feito um cache de algumas músicas para a frente e para trás. A pasta que ele usa para guardar dados chega-me a ocupar 5GB. Vê por ti na Users\teu_user\Appdata\Local\Spotify

Não há truques de magia. Streaming não é nada mais do que um download assíncrono e leitura parcial, mas download de qualquer maneira.
O que quis dizer é que não precisas de fazer streaming "per se" para que a PAP tenha valor. O teu cliente pode empregar algumas técnicas como o download de duas ou três músicas para a frente e para trás, que vai apagando, para que consigas melhor performance nas ações previsíveis (andar uma música para trás e outra para a frente).
No caso de uma ação impossível de prever, como o user selecionar uma música da lista ao acaso, fazes simplesmente o download antes de a começar a bombar, e novamente o cache assíncrono de duas ou três para a frente ou para trás.

Alternativamente, se servires os teus ficheiros via HTTP, por exemplo, podes usar o endereço diretamente no COM Windows Media Player, propriedade URL, que acho que faz streaming (mesmo streaming) sem que te tenhas de chatear.

Mais uma vez obrigado pela ajuda, consegui iniciar e fazer muitas mais pesquisas com base no que ditas-te. Para confirmar que nao estou muito errado na procura encontrei algo parecido https://msdn.microsoft.com/en-us/library/ff634558.aspx onde faz download e da "play" na musica neste caso.

Posted

Esse "MediaPlayer" não é o mesmo "MediaPlayer" que está em questão. O exemplo que te dei refere-se ao componente COM (https://msdn.microsoft.com/en-us/library/windows/desktop/dd562851(v=vs.85).aspx)
Aquele que encontraste refere-se a um (vá.. ) wrapper do DirectX, a XNA Framework. Não é isso que queres.

Sérgio Ribeiro

• 2 weeks later...
Posted

Estou a pensar em fazer o tal "streaming" usando FileZilla como por exemplo clica na musica "dusk till dawn" e faz download do mp3 file e o programa da play na musica usando o "MediaPlayer". 

ja criei uma form para adicionar musicas ao filezilla, mas estou a ter dificuldades na parte de fazer o download do ficheiro. Alguma tip ?