Jump to content
AJBM

SPA em aplicações empresariais

Recommended Posts

AJBM

Boas,

Eu não tenho muita experiência em aplicações SPA, no entanto, tenho "ouvido" falar muito delas, devido em grande parte, a frameworks/bibliotecas como angular, knockout, react, entre outras.
Faz-me alguma confusão, que todos os ficheiros (javascript,css) sejam carregados no load inicial. Em aplicações pequenas não vejo problemas, mas para aplicações de maior dimensões penso que poderá ser overkill, carregar todos os recursos de uma só vez. (Tendo em conta que o utilizador pode apenas visitar uma ou duas páginas).
SPA é indicado para aplicações de grandes dimensões?
É mais fácil efectuar a manutenção de uma aplicação que use SPA ou de uma Multi-Page Application? 

Rui Carlos

Pessoalmente não sou grande adepto de SPAs do ponto de vista do utilizador.  Tendem a ser pesadas (nomeadamente ao nível da RAM), e a ter problemas de usabilidade e segurança (fruto da maior dependência do JS).

Do ponto de vista do desenvolvimento e manutenção, mesmo não sendo a minha área, diria que a SPA vai dar mais trabalho (ter mais custos).  Vais ter mais código a correr em ambientes que tu não controlas (com diferentes versões de browsers, que suportam diferentes funcionalidades de JS, e com diferentes características de desempenho, e em que é mais difícil registar e reproduzir erros), e vais ter que implementar uma série de funcionalidades que os browsers já disponibilizam para páginas normais (e.g., actualização do URL).

Assim, tirando casos é que se pretende uma aplicação que funcione offline e/ou se está a tentar imitar uma aplicação nativa, acho que as SPAs não são a melhor opção (mesmo nestes casos a melhor solução era... uma aplicação nativa :D).

AJBM

Obrigado pela resposta.

1 hora atrás, Rui Carlos disse:

Tendem a ser pesadas (nomeadamente ao nível da RAM), e a ter problemas de usabilidade e segurança (fruto da maior dependência do JS).