JBaptista89 Posted February 12, 2018 at 03:29 PM Report #609330 Posted February 12, 2018 at 03:29 PM Boas, Em primeiro lugar, peço desculpa se o sítio do tópico não é o mais correcto mas não consegui encontrar nenhum sítio melhor. É o seguinte: Tenho de fazer uma aplicação springBoot para disponibilizar via json que vai consumir dados de uma base dados Hbase. Para me conectar à tabela estou a usar um driver apachePhoenix que me vai conectar à BD via jdbc e possibilitar fazer as queries usando SQL. Estou a fazer isto em Windows embora uma vez instalado a aplicação irá correr em linux. Já consigo conectar-me à base de dados e fazer as queries via SQL no entanto estou com um erro, que embora não sendo bloqueante, pois consigo executar as queries sem problma, me tem estado a tirar o sono nos ultimos dias: Citação 2018-02-12 11:45:01.550 ERROR 8696 --- [nio-8080-exec-1] org.apache.hadoop.util.Shell : Failed to locate the winutils binary in the hadoop binary path java.io.IOException: Could not locate executable null\bin\winutils.exe in the Hadoop binaries. at org.apache.hadoop.util.Shell.getQualifiedBinPath(Shell.java:356) [hadoop-common-2.7.1.jar:na] Eu consigo tirar o erro, definindo a variável de ambiente HADOOP_HOME e se meter o winutils.exe numa pasta c:/[path]/bin. O meu problema é que não muda em nada a minha execução, exceptuando o erro desaparecer. As minhas dúvidas são as seguintes: O que faz o winutils.exe? É mesmo necessário em windows? Alguma forma de tirar o erro ter de definir a variável HADOOP_HOME Existe alguma forma de excluir o .jar onde é "executado" este Winutils.home no maven. O erro encontra-se ficheiro Shell.class. O artefacto maven que estou a usar é o seguinte <groupId>org.apache.phoenix</groupId> <artifactId>phoenix-core</artifactId> <version>4.11.0-HBase-1.3</version> Peço desculpa pelo post longo e obrigado pelas respostas!!! Disponível para qualquer esclarecimento adicional
Rui Carlos Posted February 12, 2018 at 09:21 PM Report #609339 Posted February 12, 2018 at 09:21 PM Penso que podes também definir a variável hadoop.home.dir, por exemplo com um -Dhadoop.home.dir como argumento do comando Java que usas para correr a aplicação. O winutils disponibiliza implementações nativas de certas funcionalides do Hadoop, sem as quais o Hadoop pode não funcionar ou funcionar de forma mais lenta. Rui Carlos Gonçalves
Recommended Posts