coxosclassic Posted January 28, 2018 at 10:43 PM Report #609140 Posted January 28, 2018 at 10:43 PM Boas, Estou a desenvolver uma aplicação que necessita carregar, apagar e voltar a carregar scripts externos mas não o estou a conseguir fazer devidamente. Deixo aqui um exemplo: Script externo: class ClassA { constructor() { console.log("ClassA object created"); } } Aquilo que estou a tentar fazer: let aScript = document.createElement("script"); aScript.onload = function() { //Testo um objeto do tipo ClassA let classA = new ClassA(); //OK (ClassA object created) classA = null //OK //Tento apagar o script... document.head.removeChild(aScript); //OK delete ClassA; //OK ClassA = null; //OK //Tento voltar a carregar o mesmo script... aScript = document.createElement("script"); aScript.src = "ClassA.js"; document.head.appendChild(aScript); //...e dá erro: (ClassA.js:1 Uncaught SyntaxError: Identifier 'ClassA' has already been declared at VM1088 ClassA.js:1) }; aScript.src = "ClassA.js"; //Carrego o script pela 1ª vez. document.head.appendChild(aScript); Pelo que tenho procurado, remover o elemento"script" ou fazer "delete" ou "null", não remove o objecto em si da memória mas apenas do DOM (?). Li também algures que uma classe fica guardada como Global Variable no engine e que assim sendo é impossível apagar? Alguém sabe como remover definitivamente um objeto (class) da memória? Ou então sugerir outra maneira de tentar fazer o que pretendo (carregar, apagar e voltar a carregar uma classe em JS)? Obrigado, cc Cumps, cc
M6 Posted January 29, 2018 at 05:00 PM Report #609141 Posted January 29, 2018 at 05:00 PM Quando fazes referência ao "document", basicamente referes-te ao DOM, que é como quem diz, à estrutura HTML/XML que o browser interpreta. Uma forma de "eliminares" (e nota as aspas) uma função de Javascript que fica em memória é redefinires a mesma de forma a que não faça nada, "nulificas" a mesma (desculpa a expressão, mas creio que percebes o que quero dizer): function minhaFn(arg){ alert(arg) } window['minhaFn']=function(){null} // Testar: minhaFn('boo'); 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."
coxosclassic Posted January 29, 2018 at 07:08 PM Author Report #609142 Posted January 29, 2018 at 07:08 PM O meu problema é estar a tentar usar classes em vez de funções. Se o meu script externo fosse algo tipo : (function(window) { function ClassA() { console.log("ClassA object created"); } window.ClassA = ClassA; }(window)); Desta forma conseguia eliminar, mas como estou a usar "class" não o estou a conseguir nem com o exemplo que mostraste. Dá sempre o erro: Uncaught SyntaxError: Identifier 'ClassA' has already been declared Aparentemente uma "class" não é tratada da mesma maneira que uma função ou variável(?). Não estou a conseguir encontrar informação relevante sobre o assunto, apenas de que se tratam de "special functions" e pouco mais.. Queria mesmo manter as classes pois todos os scripts que preciso carregar / apagar seguem essa definição. Tens ideia de como eliminar uma class? Ou consegues indicar um artigo que me ajude a entender como o JavaScript define classes e faz a sua gestão na memória? Obrigado. Cumps, cc
coxosclassic Posted January 29, 2018 at 11:06 PM Author Report #609144 Posted January 29, 2018 at 11:06 PM OK, consegui encontrar a solução. Queria pedir aos admins para o marcarem como resolvido. Basicamente trata-se de um problema de scope. O que se passa é que em javascript (es6) a declaração de uma "class" segue o mesmo padrão de declaração de "const". Não são guardadas como propriedades em "global object" (o window do browser) logo não podem ser apagadas ou "re-declaradas". O motivo para esta convenção é que ainda não entendi bem... No fundo a solução do @M6 (obrigado!) será a mais indicada, apenas precisava de mudar o script com a class para: window.ClassA = class { constructor() { console.log("ClassA object created"); } } ou: (function(window) { class ClassA { constructor() { console.log("ClassA object created"); } } window.ClassA = ClassA; }(window)); Desta forma mantenho a class em "global object" (window) e consigo apagar e voltar a reutilizar: let classAScript = document.createElement("script"); classAScript.onload = function() { new ClassA(); document.head.removeChild(classAScript); delete ClassA; classAScript = document.createElement("script"); classAScript.src = "ClassA.js"; document.head.appendChild(classAScript); }; classAScript.src = "ClassA.js"; document.head.appendChild(classAScript); Espero que isto ajude quem vier a ter o mesmo problema. cumps. EDIT: Não sei se será "ético" colocar um link para o stackoverflow aqui, mas foi lá que também me ajudaram na solução e acho que contém informação bastante relevante. Se houver problema eu retiro este link. 🙂 cumps. Cumps, cc
Recommended Posts