Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas,

Estou a desenvolver uma aplicação que necessita carregar, apagar e voltar a carregar scripts externos  mas não o estou a conseguir fazer devidamente.

Deixo aqui um exemplo:

Script externo:

class ClassA {
    constructor() {
        console.log("ClassA object created");
    }
}

Aquilo que estou a tentar fazer:

let aScript = document.createElement("script");

aScript.onload = function() {

//Testo um objeto do tipo ClassA
  let classA = new ClassA(); //OK (ClassA object created)
  classA = null //OK

//Tento apagar o script...
  document.head.removeChild(aScript); //OK
  delete ClassA; //OK
  ClassA = null; //OK

//Tento voltar a carregar o mesmo script...
  aScript = document.createElement("script");
  aScript.src = "ClassA.js";
  document.head.appendChild(aScript);
  //...e dá erro: (ClassA.js:1 Uncaught SyntaxError: Identifier 'ClassA' has already been declared at VM1088 ClassA.js:1)
};

aScript.src = "ClassA.js"; //Carrego o script pela 1ª vez.
document.head.appendChild(aScript);

Pelo que tenho procurado, remover o elemento"script" ou fazer "delete" ou "null", não remove o objecto em si da memória mas apenas do DOM (?). Li também algures que uma classe fica guardada como Global Variable no engine e que assim sendo é impossível apagar?

Alguém sabe como remover definitivamente um objeto (class) da memória? Ou então sugerir outra maneira de tentar fazer o que pretendo (carregar, apagar e voltar a carregar uma classe em JS)?

Obrigado,

cc

Cumps,

cc

Posted

Quando fazes referência ao "document", basicamente referes-te ao DOM, que é como quem diz, à estrutura HTML/XML que o browser interpreta.

Uma forma de "eliminares" (e nota as aspas) uma função de Javascript que fica em memória é redefinires a mesma de forma a que não faça nada, "nulificas" a mesma (desculpa a expressão, mas creio que percebes o que quero dizer):

function minhaFn(arg){
	alert(arg)
	}

window['minhaFn']=function(){null}

// Testar:
minhaFn('boo');
10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Posted

O meu problema é estar a tentar usar classes em vez de funções.

Se o meu script externo fosse algo tipo :

(function(window) {

function ClassA() {
    }
    window.ClassA = ClassA;

}(window));

Desta forma conseguia eliminar, mas como estou a usar "class" não o estou a conseguir nem com o exemplo que mostraste. Dá sempre o erro:

Uncaught SyntaxError: Identifier 'ClassA' has already been declared

Aparentemente uma "class" não é tratada da mesma maneira que uma função ou variável(?). Não estou a conseguir encontrar informação relevante sobre o assunto, apenas de que se tratam de "special functions" e pouco mais..

Queria mesmo manter as classes pois todos os scripts que preciso carregar / apagar seguem essa definição.

Tens ideia de como eliminar uma class? Ou consegues indicar um artigo que me ajude a entender como o JavaScript define classes e faz a sua gestão na memória?  

Obrigado.

Cumps,

cc

Posted

OK, consegui encontrar a solução. Queria pedir aos admins para o marcarem como resolvido.

Basicamente trata-se de um problema de scope.

O que se passa é que em javascript (es6) a declaração de uma "class" segue o mesmo padrão de declaração de "const". Não são guardadas como propriedades em "global object" (o window do browser) logo não podem ser apagadas ou "re-declaradas".

O motivo para esta convenção é que ainda não entendi bem...

No fundo a solução do @M6 (obrigado!) será a mais indicada, apenas precisava de mudar o script com a class para:

window.ClassA = class {
    constructor() {
    }
}

ou:

(function(window) {
    class ClassA {
        constructor() {
        }
    }
    window.ClassA = ClassA;
}(window));

Desta forma mantenho a class em "global object" (window) e consigo apagar e voltar a reutilizar:

let classAScript = document.createElement("script");

classAScript.onload = function() {

new ClassA();

document.head.removeChild(classAScript);
    delete ClassA;

classAScript = document.createElement("script");
    classAScript.src = "ClassA.js";
    document.head.appendChild(classAScript);
};

classAScript.src = "ClassA.js";
document.head.appendChild(classAScript);

Espero que isto ajude quem vier a ter o mesmo problema.

cumps.

EDIT: Não sei se será "ético" colocar um link para o stackoverflow aqui, mas foi lá que também me ajudaram na solução e acho que contém informação bastante relevante. Se houver problema eu retiro este link. 🙂

cumps.

Cumps,

cc