Jump to content

Converter Textbox para string num ciclo For

Recommended Posts

Posted

Estou a criar um jogo tipo Scrabble e estou a ter um pequeno erro.

b0ac5e51ee3a15c5dcab92c91f84f115.png

Basicamente esse é a verificação ao carregar no botão  de finalizar.

Vai percorrer toda a matriz e todas as textbox's criadas que são 225.

e6f814482437a34be87b1732e212b3d0.png

Se eu puser no código assim: 

44aa2e2745e751005f03a236c346731c.png

Assim vai dar porque a textbox já tem o valor inserido. Basicamente não me está a converter as textbox's que eu ponho as letras em string.

Alguém me pode ajudar ? para mais informações é só dizer. Obrigado a quem viu e não ignorou! 

Posted

Boa tarde,

Ok, algumas questões, cada quadricula é uma textbox ? Se forem, como sabes o nome da textbox ?

Precisava de perceber o que perguntei acima, para poder ajudar melhor. Se cada quadricula for uma textbox, e precisas de validar uma palavra (conjunto de quadriculas), fazes uma string temporária, concatenas as strings (de cada quadricula), e depois comparas.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Posted

Boa noite,

Ok, vais ter de enumerar todas as textbox's para depois poderes iterar sobre elas.

Primeiro uma função para as enumerar:

public static IEnumerable<TControl> GetChildControls<TControl>(this Control control) where TControl : Control
{
    var children = (control.Controls != null) ? control.Controls.OfType<TControl>() : Enumerable.Empty<TControl>();
    return children.SelectMany(c => GetChildControls<TControl>(c)).Concat(children);
}

Depois, chamas a função e seleccionas apenas os objectos do tipo textbox:

int palavrasCorrectas = 0;

string palavraTemp ="";
var todasTextBoxes = this.GetChildControls<TextBox>();
foreach (TextBox tb in todasTextBoxes)
{
    palavratemp = palavratemp +  tb.text.toString(); //começa a compor a palavra inteira, com base em cada textbox pela ordem em que foram criadas (numero da textbox).

//agora aqui colocas o código para comparar cada palavra e armazenas o valor por cada palavra correcta, sendo que sabes quantas palavras tem o tabuleiro, logo, só precisas de saber quantas palavras o utilizador acertou e se o numero for igual, então venceu
}
if (palavrasCorrectas == totalPalavras)
{
	console.writeln("Ganhou");
}
Else
{
	console.writeln("Good luck! ;)");
}

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Posted (edited)

Não consegui perceber muito bem esse código ou se calhar não me expliquei bem.
Eu basicamente criei 225 TextBox's, e criei uma matriz de 15 por 15 que cada posição da matriz vai corresponder a uma Textbox. Tipo:

TextBox2.Text = Tabuleiro[0, 2];

Inicialmente queria fazer 2 dificuldades que a 1 dificuldade as primeiras letras das palavras eram dispostas no gráfico e que o jogador teria que completar a palavra. 
Eu na função matriz(); por ordem numérica já as textbox's devidamente á posição da matriz. Agora na função finalizar queria que verificasse se realmente a letra "L" por exemplo está na posição Tabuleiro[4, 6] e para isso tenho que converter todas as textbox's de CHAR para STRING. Para no fim fazer:

if (Tabuleiro[4, 6] == 'L') 

e não

if (textBox67.Text == 'L')

Porque acredito que se fizer desta maneira é mais fácil para descobrir se realmente naquela posição da matriz se encontra a letra que eu quero e para evitar de estar constantemente a ir ver qual é que é a textbox que corresponde á posição que quero verificar.

Obrigado desde mais pela a ajuda! Cumprimentos

Edited by noobre
Posted

Boa tarde,

Não tinha entendido bem a questão. Pensei que estavas a tentar validar as palavras completas e não "letra a letra"

Ora bem a função que permite aceder a cada textbox, é a mesma, muda o código no seu interior, para converter cada o valor de cada textbox.

string textboxLetra ="";
var todasTextBoxes = this.GetChildControls<TextBox>();
foreach (TextBox tb in todasTextBoxes)
{
   textboxLetra = tb.toString(); //basciamente dentro deste loop, são percorridas todas as textbox e o seu conteudo convertido para string e armazenado na variável textboxLetra.
}

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

Posted

Boa tarde, perdoa-me a ignorância mas c# ainda é um pouco novo para mim e as aulas foram poucas. 

Eu pus o código assim: 

4edd26ef8cef225bb146a7dc567e5e04.png

E dá erro onde está visivel e aqui:

296dc46bd3a6845181ab8922deee2083.png

A lista de erros:

Error    CS1106    Extension method must be defined in a non-generic static class  
Error    CS7036    There is no argument given that corresponds to the required formal parameter 'control' of 'Form1.GetChildControls<TControl>(Control)'  
Posted

Boa tarde,

Primeiro vê se tens o using correcto.

u

using System.Windows.Forms;
using System.Collections;

Depois, creio que seja um problema de scope.

Verifica primeiro os usings.

Cordiais cumprimentos,

Apocantos

Posted

Tenho tudo bem, Apocsantos.

Este erro:

Error    CS1106    Extension method must be defined in a non-generic static class  

Desaparece quando apago a função que me disse á bocado para introduzir:

public static IEnumerable<TControl> GetChildControls<TControl>(this Control control) where TControl : Control
{
    var children = (control.Controls != null) ? control.Controls.OfType<TControl>() : Enumerable.Empty<TControl>();
    return children.SelectMany(c => GetChildControls<TControl>(c)).Concat(children);
}

Eu experimentei apagar e de facto desaparece o erro mas continuo a ficar com o erro na função em baixo: 

de4fccd2edf82c14d8616a977514d6d5.png

O que me sugere que faça aqui ? Liste aqui todas as textbox's da 1 á 225 ?

Posted

Porque não crias logo um array de textbox's??

Depois quando quiseres te referenciar uma textbox é só indicares as coordenadas....

ex: é base zero... a primeira casa é [0,0] como tens na imagem...

using System;
using System.Collections.Generic;
using System.ComponentModel;
using System.Data;
using System.Drawing;
using System.Linq;
using System.Text;
using System.Windows.Forms;

namespace WindowsFormsApplication1
{
    public partial class Form1 : Form
    {
        TextBox[,] txts = new TextBox[15, 15];

public Form1()
        {
            InitializeComponent();

for (int y = 0; y < 15; y++)
            {
                for (int x = 0; x < 15; x++)
                {
                    TextBox txt = new TextBox();
                    txt.Left = x * 20;
                    txt.Top = y * 20;
                    txt.Width = 20;
                    this.Controls.Add(txt);

txts[x, y] = txt;
                }
            }
            txts[3, 6].Text = "E";
            txts[4, 6].Text = "L";
        }

private void button1_Click(object sender, EventArgs e)
        {
            if (txts[3, 6].Text == "E" && txts[4, 6].Text == "L")
            {
                MessageBox.Show("ok");
            }
            else
            {
                MessageBox.Show("not ok");
            }
        }
    }
}
Posted

@vikcch, obrigado. Ontem na aula um amigo meu também me falou em criar um array de textbox's mas como já tinha parte o trabalho feito decidi não avançar mas agora reparei que o fazendo torna o esquema muito mais simples e muito mais fácil de entender. Obrigado foi uma grande ajuda! 

Obrigado ao Apocsantos pela disponibilidade também!