whoami-r Posted January 12, 2018 at 03:48 PM Report #608917 Posted January 12, 2018 at 03:48 PM Boas pessoal, tenho o seguinte problema: Citação Desenvolva um programa que leia uma frase introduzida pelo utilizador e lhe retire todos os caracteres que não sejam letras nem espaços. No final o programa deverá mostrar a frase atualizada. Exemplos de execução: Introduza uma frase: 0p.rogra5%mac9ao1./4 Frase com apenas letras e espacos: programacao Queria que me ajudassem a tentar descobrir como é que removo os tais caracteres da string
HappyHippyHippo Posted January 14, 2018 at 05:44 PM Report #608947 Posted January 14, 2018 at 05:44 PM o problema é "remover" ou detectar ? IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
whoami-r Posted January 15, 2018 at 03:44 PM Author Report #608953 Posted January 15, 2018 at 03:44 PM 21 horas atrás, HappyHippyHippo disse: o problema é "remover" ou detectar ? o problema é remover os caracteres que não interessam, mostrando só a palavra programação sem o "lixo"
Rui Carlos Posted January 15, 2018 at 07:10 PM Report #608955 Posted January 15, 2018 at 07:10 PM Para remover o caracter numa posição de uma string, podes simplesmente ir a cada um dos caracteres seguintes, e movê-los um posição para trás. Deverás fazer isto do início para o fim, e deverás copiar também o \0 final. Rui Carlos Gonçalves
HappyHippyHippo Posted January 15, 2018 at 08:49 PM Report #608956 Posted January 15, 2018 at 08:49 PM O problema é só ler a frase e apresentar o resultado? Não existe a necessidade de guardar a frase tanto na memória inicial ou numa secundária, certo? IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
Rui Carlos Posted January 15, 2018 at 09:02 PM Report #608957 Posted January 15, 2018 at 09:02 PM 11 minutos atrás, HappyHippyHippo disse: O problema é só ler a frase e apresentar o resultado? Não existe a necessidade de guardar a frase tanto na memória inicial ou numa secundária, certo? Tendo em conta o enunciado, diria que há. Rui Carlos Gonçalves
HappyHippyHippo Posted January 15, 2018 at 09:07 PM Report #608958 Posted January 15, 2018 at 09:07 PM 3 minutes ago, Rui Carlos said: Tendo em conta o enunciado, diria que há. Pelo contrário... Pelo enunciado que apresentaste, só necessitas de guardar o que o utilizador escreveu e fazer o parse directo para a consola. Tens a certeza que o que escreveste é exactamente o que tens no enunciado? IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
whoami-r Posted January 15, 2018 at 09:23 PM Author Report #608960 Posted January 15, 2018 at 09:23 PM 14 minutos atrás, HappyHippyHippo disse: Pelo contrário... Pelo enunciado que apresentaste, só necessitas de guardar o que o utilizador escreveu e fazer o parse directo para a consola. Tens a certeza que o que escreveste é exactamente o que tens no enunciado? Sim tudo aquilo que está no enunciado é aquilo que apareceu num exame
Rui Carlos Posted January 15, 2018 at 09:29 PM Report #608961 Posted January 15, 2018 at 09:29 PM 16 minutos atrás, HappyHippyHippo disse: Pelo contrário... Pelo enunciado que apresentaste, só necessitas de guardar o que o utilizador escreveu e fazer o parse directo para a consola. Tens a certeza que o que escreveste é exactamente o que tens no enunciado? O enunciado fala em remover os caracteres, e depois ("no final") em mostrar o resultado. Por isso diria que ignorar os caracteres ao imprimir não faz o que se pede no enunciado. Para mim uma solução num teste que não apresentasse um procedimento dedicado a remover os caracteres não teria a cotação toda. Uma solução que só removesse na impressão provavelmente não teria metade, por muito inteligente que a solução seja. Por vezes os enunciados nem são suficientemente específicos para permitir descartar soluções menos "completas", mas acho que nem é o caso. (Mas isto sou eu, que não acho que os alunos deviam desde cedo aprender a separar computação da interacção com o utilizador.) Em todo o caso, diria que "guardar o que o utilizador escreveu" já implica guardar a frase em memória, não? Rui Carlos Gonçalves
whoami-r Posted January 16, 2018 at 12:01 AM Author Report #608965 Posted January 16, 2018 at 12:01 AM 2 horas atrás, Rui Carlos disse: O enunciado fala em remover os caracteres, e depois ("no final") em mostrar o resultado. Por isso diria que ignorar os caracteres ao imprimir não faz o que se pede no enunciado. Para mim uma solução num teste que não apresentasse um procedimento dedicado a remover os caracteres não teria a cotação toda. Uma solução que só removesse na impressão provavelmente não teria metade, por muito inteligente que a solução seja. Por vezes os enunciados nem são suficientemente específicos para permitir descartar soluções menos "completas", mas acho que nem é o caso. (Mas isto sou eu, que não acho que os alunos deviam desde cedo aprender a separar computação da interacção com o utilizador.) Em todo o caso, diria que "guardar o que o utilizador escreveu" já implica guardar a frase em memória, não? Outro exemplo de outro exercício que achei parecido com este: Desenvolva um programa que leia uma frase e uma palavra introduzidas pelo utilizador, e apresente a frase introduzida sem a primeira ocorrência da palavra, caso exista. Uma frase é um conjunto de palavras separadas por um ou mais espaços. O programa deve ser indiferente a letras minúsculas ou maiúsculas. Exemplo de execução 1: Frase: Todos˽juntos˽por˽uma˽causa Palavra: juntos Resultado: Todos˽˽por˽uma˽causa Exemplo de execução 2: Frase: Sorrir˽ou˽não˽sorrir! Palavra: sorrir Resultado: ˽ou˽não˽sorrir! O caracter ‘˽’ presente nos exemplos de execução representa um espaço em branco
Rui Carlos Posted January 16, 2018 at 10:19 PM Report #608972 Posted January 16, 2018 at 10:19 PM Antes de passares para outro exercício, já conseguiste resolver o anterior? O @HappyHippyHippo são sugeriu uma solução simples para o problema (que não é propriamente a que eu recomendaria :D), e também já te indiquei o algoritmo naive para remover caracteres de uma string. Rui Carlos Gonçalves
whoami-r Posted January 16, 2018 at 11:10 PM Author Report #608974 Posted January 16, 2018 at 11:10 PM 50 minutos atrás, Rui Carlos disse: Antes de passares para outro exercício, já conseguiste resolver o anterior? O @HappyHippyHippo são sugeriu uma solução simples para o problema (que não é propriamente a que eu recomendaria :D), e também já te indiquei o algoritmo naive para remover caracteres de uma string. Ainda não sou um pro nisto, nem perto disso xD, será que podias explicar de uma forma mais simples esse tal algoritmo "naive"?
Rui Carlos Posted January 18, 2018 at 08:37 PM Report #608995 Posted January 18, 2018 at 08:37 PM Sabes fazer um ciclo que percorre todo um array, do início para o fim, e para cada posição i, coloca lá o valor da posição i+1? (Se a resposta for não, então podes começar por ver isto.) O passo seguinte é em vez de começares do início, começares numa posição que tenha um carácter que queiras remover. Rui Carlos Gonçalves
Inacabado Posted January 20, 2018 at 06:53 PM Report #609012 Posted January 20, 2018 at 06:53 PM Muito boa tarde. desculpem meter-me na discussão, até porque é um programa que tambem teria interesse em saber resolver. Nao se poderia guardar a a frase so com letras do alfabeto numa substring da string/problema inicial? Teoricamente pode-se fazer muita coisa,dirão....
HappyHippyHippo Posted January 23, 2018 at 12:26 PM Report #609057 Posted January 23, 2018 at 12:26 PM (edited) o que na realidade é então para fazer será (limitando o tamanho dos dados e entrada para tornar as coisas mais simples) : - ler os dados do utilizador para um buffer qualquer - criar um segundo buffer do mesmo tamanho do primeiro - iterar por todas os caracteres do primeiro buffer, e inserir no segundo caso for um caracter aceito (existe já funções para essa verificação ...) - não esquecer de sinalizar o fim da segunda string com o caracter '\0' - apresentar o segundo buffer como a solução pretendida Edited January 23, 2018 at 12:26 PM by HappyHippyHippo IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
Inacabado Posted January 23, 2018 at 07:54 PM Report #609069 Posted January 23, 2018 at 07:54 PM Eu fiz este código mas não me está a dar e já dei umas quantas voltas e nada... Agradecia imenso uma "dica" que me desbloqueasse este problema, obrigado. /* Faça um programa que retira de uma string introduzida todos os caracteres que nao sejam alfabeto e apresente a nova string*/ #include <stdio.h> #include <stdbool.h> #define SIZE 20 char *onlyAlpha(char *str) { char str1[SIZE]; char *tmp=str1; int i; bool Alpha=true; for(i=0;str[i]!='\0';++i) { while(Alpha) { if((str[i]>='A'&& str[i]<='Z')||(str[i]>='a'&& str[i]<='z')||str[i]=='\0') str1[i]==str[i]; else Alpha=false; } } return tmp; } int main(void) { int i; char str[20]; printf("Introduza uma string: "); gets(str); onlyAlpha(str); printf("String só com letras: %s.\n",str); return 0; } Este código tem um comportamento inesperado e não encontro o erro! No entretanto vou continuar a tentar investigar melhor o que se passa... Abraço a todos.
Inacabado Posted January 23, 2018 at 08:26 PM Report #609070 Posted January 23, 2018 at 08:26 PM Codigo alterado, este é o ultimo mas o problema persiste: /* Faça um programa que retira de uma string introduzida todos os caracteres que nao sejam alfabeto e apresente a nova string*/ #include <stdio.h> #include <stdbool.h> #define SIZE 20 char *onlyAlpha(char *str) { char str1[SIZE]; char *tmp=str1; int i; bool Alpha=true; for(i=0;str[i]!='\0';i++) { while(Alpha) { if((str[i]>='A'&& str[i]<='Z')||(str[i]>='a'&& str[i]<='z')||str[i]=='\0') str1[i]=str[i]; /*alterado o == por =*/ else Alpha=false; } } str1[i]='\0';/*acrescentado*/ return tmp; } int main(void) { int i; char str[20]; printf("Introduza uma string: "); gets(str); char *ptr=onlyAlpha(str);/*acrescentei o ponteiro *ptr*/ printf("String só com letras: \n"); puts(ptr);/*acrescentado*/ return 0; }
HappyHippyHippo Posted January 23, 2018 at 10:07 PM Report #609071 Posted January 23, 2018 at 10:07 PM assim de repente, vejo três grandes problemas: - o mais simples de perceber é que no teu ciclo de popular o segundo array só com os caracteres "alpha", quando a variável "Alpha" toma o valor de falso, nunca mais volta a ser verdadeiro, logo nunca irás copiar os caracteres após um caracter descartado - nesse mesmo ciclo, estás a copiar do array original para o segundo array, para a mesma posição, no entanto, se já descartaste um caracter, quer dizer que a posição final não é a mesma, pois não ? - existe um erro muito grave, mas de mais difícil compreensão. o que a tua função retorna, é a posição de memória de um bloco reservado dentro da função, que no fim desta, deixa de "existir". Por outras palavras, estás a retornar algo que dentro de momentos (após o retorno) pode ou não estar na posição retornada. a maneira mais simples é teres a função main a instanciar os dois arrays e a função fazer só o trabalho de filtragem e cópia para o segundo array, 2 Report IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
Inacabado Posted January 24, 2018 at 07:20 PM Report #609091 Posted January 24, 2018 at 07:20 PM Muito obrigado pela dica, vou aplicar o que percebi da tua resposta no programa. Abraço. 😉
Inacabado Posted January 24, 2018 at 07:54 PM Report #609092 Posted January 24, 2018 at 07:54 PM (edited) Ora aqui está (continua com comportamento estranho...), com as alterações que compreendi dos esclarecimentos dados pelo HHH. O código: #include <stdio.h> #include <stdbool.h> #define SIZE 20 char *onlyAlpha(char *str,char *str1) { char *tmp=str1; int i,j; bool Alpha; for(i=j=0;str[i]!='\0';i++,j++) { Alpha=true;/*acrescentado*/ while(Alpha) { if((str[i]>='A'&& str[i]<='Z')||(str[i]>='a'&& str[i]<='z')||str[i]=='\0') str1[j]=str[i]; else { Alpha=false;/*acrescentado*/ j--;/*acrescentado*/ } } } str1[j]='\0'; return str1=tmp; /*devolve o endereço inicial the str1*/ } int main(void) { int i; char str[SIZE],str1[SIZE];/*acrescentado o novo array str1 na função main()*/ printf("Introduza uma string: "); gets(str); onlyAlpha(str,str1);/*envio dos dois arrays a função onlyAlpha*/ printf("String só com letras: \n"); puts(str1); return 0; } Edited January 24, 2018 at 08:21 PM by Inacabado
Recommended Posts