Jump to content

Fazer o programa fazer 2 coisas ao mesmo tempo


Recommended Posts

Posted (edited)

Olá, estou aqui de novo, estava desenvolvendo um novo programa,  to fazendo tudo sozinho, to conseguindo aprender muita coisa, mas não consigo sair de um problema, to tentando resolver já faz mais de 2 horas, mas não consigo, então venho aqui pedir ajuda. 

To usando a váriavel Tecla como se fosse um readkey: Tecla := Readkey;

E isso ao mesmo tempo que me ajuda com os movimentos da nave, me atrapalha.

1) Se eu apertar J, eu não posso me mexer até que o tiro atravesse o mapa, queria fazer com que minha nave possa se mexer, mesmo que ela tinha disparado um tiro. Eu tinha conseguido fazer com que meu tiro se movesse enquanto eu tivesse fazendo a minha nave andar, mas esse não é o meu objetivo.

2) Se eu pressionar o J e não soltar o dedo, meu boneco trava, e fica disparando tiros até que todos os meus J pressionados acabem.

Queria  fazer minha nave andar enquanto tem um tiro passando pelo mapa.

E se tem como "trancar" o meu J, fazendo com que ele funcione uma única vez, até que o tiro atravesse o mapa.

Const
      TiroV  = '"';    // Desenho do tiro na Vertical
      TiroH  = '=';    // Desenho do tiro na Horizontal

      NaveFre = 'v';  // Desenho da nave em cada angulo.
      NaveAtr = '^';
      NaveDir = '>';
      NaveEsq = '<';

Var 
    Tecla                                  : Char;
    CooldownTiro                           : Boolean;
    TiroX,TiroY                            : Integer;
    NaveX,NaveY                            : Integer;
    NaveDX,NaveDY                          : Integer; // Direcao em que minha nave está mirando.
	TrajetoTiroX,TrajetoTiroY,ContadorTiro : Integer; // Direcao em que o tiro ira passar pelo mapa.

  Procedure MoveNave;
  Begin	
	  
	  // PAREDE INVISIVEL EM Y = 50;  NAVE DESCE UMA LINHA
	  
	If (Tecla = 's') or (Tecla = 'S') then 
    Begin              
      NaveY := NaveY + 1;
      If NaveY >= 50 then NaveY := NaveY - 1;
      NaveDX := 0;
      NaveDY := 0;
      NaveDY := NaveDY + 1;
      GoToXY(Navex,NaveY);      
      If NaveDY > 0 then Write(NaveFre);
      Delay(50);
      ClrScr;
    End;
    
    // PAREDE INVISIVEL EM Y = 1;  NAVE SOBE UMA LINHA
       
    If (Tecla = 'w') or (Tecla = 'W') then 
    Begin            
      NaveY := NaveY - 1;
      If NaveY = 1 then NaveY := NaveY + 1;
      NaveDX:=0;
      NaveDY:=0;
      NaveDY:= NaveDY - 1;
      GoToXY(NaveX,NaveY);                
      If NaveDY < 0 then Write(NaveAtr);
      Delay(50);
      ClrScr;
    End;
    
    // PAREDE INVISIVEL EM X = 1;  NAVE AVANCA 1 CARACTERE PARA FRENTE
		        
    If (Tecla = 'a') or (Tecla = 'A') then 
    Begin              
      NaveX := NaveX - 1;
      If NaveX = 1 then NaveX := NaveX + 1;
      NaveDY := 0;
      NaveDX := 0;
      NaveDX := NaveDx - 1;
      GoToXY(NaveX,NaveY);                    
      If NaveDX < 0 then Write(NaveEsq);
      Delay(50);
      ClrScr;
    End;
   
	  // PAREDE INVISIVEL EM X = 65; NAVE VOLTA 1 CARACTERE PARA TRAS
		  
    If (Tecla = 'd') or (Tecla = 'D') then 
    Begin        
      NaveX := NaveX + 1; 
      If NaveX >= 65 then NaveX := NaveX - 1;
      NaveDY := 0; 
      NaveDX := 0;  
      NaveDX := NaveDX + 1;
      GoToXY(NaveX,NaveY);         
      If (NaveDX > 0) then Write(NaveDir);
      Delay(50);
      ClrScr;
    End; 
  End;    
        
  Procedure MoveTiro;
  Begin 
    If (Tecla = 'J') or (Tecla = 'j') and (CooldownTiro = False) then 
    Begin
      
      TiroX := NaveX;
      TiroY := NaveY;
            
      NaveParada;
      
      // TIRO ESQUERDA
      
      If (NaveDX < 0) then 
	  Begin
 			      
        For TrajetoTiroX := TiroX downto 1 do 
		Begin		  
		  GoToXY(NaveX,NaveY);
	      Write(NaveEsq);	  	    
          TiroX := TiroX - 1;
          GoToXY(TiroX,TiroY);
          Write(TiroH);     
  	      Delay(10); 
	      ClrScr;	
	    End;
				  
	    If (TrajetoTiroX = 1) then 
	    Begin 
	      ContadorTiro:= 2;
		  While (ContadorTiro > 0) do
		  Begin
            NaveParada;
	        Dec(ContadorTiro);
		    Delay(1000);	
	        ClrSCr;					    
	        If (ContadorTiro = 0) then CooldownTiro := False; 
	      End;	
	    End;	 
      End;  
        
        
      // TIRO DIREITA
		  
      If (NaveDX > 0) then 
	  Begin 			      
        For TrajetoTiroX := TiroX to 65 do 
		Begin		  
		  GoToXY(NaveX,NaveY);
	  	  Write(NaveDir);
	  	  TiroX := TiroX + 1;
          GoToXY(TiroX,TiroY);
          Write(TiroH);
  	      Delay(10); 
	      ClrScr;	
	    End;
				  
	    If (TrajetoTiroX = 65) then 
		Begin 
		  ContadorTiro:= 2;
		  While (ContadorTiro > 0) do
		  Begin					    
		    NaveParada;
		    Dec(ContadorTiro);
		    Delay(1000);	
			ClrSCr;			    
			If (ContadorTiro = 0) then CooldownTiro := False; 
	      End;	
	    End;
	  End; 
			   
	  // TIRO CIMA
				  
      If (NaveDY < 0) then 
	  Begin 			      
        For TrajetoTiroY := TiroY downto 1 do 
		Begin		  
	      GoToXY(NaveX,NaveY);
	  	  Write(NaveAtr);  
          TiroY := TiroY - 1;      
          GoToXY(TiroX,TiroY);
          Write(TiroV);          
  	      Delay(10); 
	      ClrScr;
	    End;	
				        
	    If (TrajetoTiroY = 1) then 
	    Begin 
		  ContadorTiro:= 2;
		  While (ContadorTiro > 0) do
		  Begin					    
		    NaveParada;
		    Dec(ContadorTiro);
		    Delay(1000);	
		    ClrSCr;	
		    If (ContadorTiro = 0) then CooldownTiro := False; 	
	      End;
	    End;
	  End;   
      
      // TIRO BAIXO
      
	  If (NaveDY > 0) then 
	  Begin 			      
        For TrajetoTiroY := TiroY to 50 do 
	    Begin	  
	      GoToXY(NaveX,NaveY);
	  	  Write(NaveFre);			  	    
          TiroY := TiroY + 1;         
          GoToXY(TiroX,TiroY);
          Write(TiroV);          
  	      Delay(10); 
	      ClrScr;	
	    End;
        
	    If (TrajetoTiroY = 50) then 
	    Begin 
		  ContadorTiro:= 2;
	      While (ContadorTiro > 0) do
		  Begin					    
		    NaveParada;
			Dec(ContadorTiro);
			Delay(1000);	
			ClrSCr;	
			If (ContadorTiro = 0) then CooldownTiro := False; 
		  End;	
	    End;
	  End; 
	          
     NaveParada;
			
    End;
  End;      

Tudo o que eu tentei não deu certo 😞

Edited by Gabriel Gomes
Alinhar;
Posted

Assim de repente, esse problema é um pouco mais complexo do que isso.
Para fazeres duas operações em simultaneo, terás provavelmente de usar multi-threading, que está longe de ser 'coisa de iniciante'. 
Precisarias que o CPU do computador se encarregasse de dar seguimento ao movimento da nave/tiro, enquanto o UI fica livre para continuares a controlar o resto.

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Posted

Existe uma hipótese de «simular» esse multithreading, mas não sei se a standard library em Pascal possui tudo o que é necessário... Basicamente, é necessário ter uma forma de ler o estado do teclado sem interromper o programa (ou seja, em vez de utilizar ReadKey que bloqueia até que algo seja pressionado, precisamos de uma função que «olhe para o teclado» num dado momento e nos diga se determinada tecla está pressionada e devolva logo o controlo ao programa).

Tendo isto, o programa principal poderá consistir num ciclo que executa X vezes por segundo (p ex 30) e que em cada iteração verifica que teclas estão a ser pressionadas e actualiza o ecrã de acordo com o estado geral das coisas.

Continua a não ser, de todo, algo para um iniciante... mas evita a complexidade das threads, e pode ser até mais intuitivo nalguns aspectos.

  • Vote 1
Posted

Vou postar como está meu código agora, ele não está do jeito que eu quero, mas quando eu aprender a como fazer isso já vou poder começar a por meu projeto em prática.

program tiro;

uses crt;

Const
      TiroV  = '"';
      TiroH  = '=';

      NaveFre = 'v';
      NaveAtr = '^';
      NaveDir = '>';
      NaveEsq = '<';

Var 
    Comecar,Tecla                          : Char;
    Jogando,CooldownTiro                   : Boolean;
    TiroX,TiroY                            : Integer;
    NaveX,NaveY                            : Integer;
    NaveDX,NaveDY                          : Integer;
		TrajetoTiroX,TrajetoTiroY,ContadorTiro : Integer;
		
	Procedure Cenario;  
	var CX,CY,CX1,CY1 : Integer;
  Begin
  
      CX  := 1;
			CY  := 12;
			CX1 := 1;
			CY1 := 12;
			
    TextColor(15);
    
    // CENARIO X DE CIMA
    
    For CX := CX to 80 do 
		Begin
		  GoToXY(CX,CY);
		  Write('#')
		End;
		
		// CENARIO Y DA ESQUERDA
		
    For CY := CY to 50 do 
		Begin
		  GoToXY(1,CY);
		  Write('#')
		End;
  
    // CENARIO X DE BAIXO
    
    For CX1 := CX1 to 80 do 
		Begin
		  GoToXY(CX1,CY);
		  Write('#')
		End;
		
		// CENARIO Y DA DIREITA
    
    For CY1 := CY1 to 50 do 
		Begin
		  GoToXY(CX,CY1);
		  Write('#')
		End;
		
	End;	
  
  Procedure Start;
  Begin
    WriteLn('Deseja jogar? Pressione T');
    ReadLn(Comecar);
    If (Comecar = 't') or (comecar = 'T') then 
    Begin
      Jogando := true;
      ClrScr;
      Cenario;
      TextColor(9);
      GoToXY(NaveX,NaveY);
      Write(NaveFre);
    End;
  End;
     
	Procedure MoveNave;
	Begin	
    TextColor(9); 
     
	  // APERTAR S MOVE PARA BAIXO  
	  
		If (Tecla = 's') or (Tecla = 'S') then 
    Begin 
		  GoToXY(NaveX,NaveY);
			ClrEol; 
			           
      NaveY := NaveY + 1;
      
      // PAREDE INVISIVEL EM Y = 50;
      While (NaveY = 50) do NaveY := NaveY - 1;
      
      // CONFIGURA DIRECAO EM QUE A NAVE ESTARA MIRANDO
      NaveDX := 0;
      NaveDY := 0;
      NaveDY := NaveDY + 1;
      GoToXY(Navex,NaveY);      
      If (NaveDY > 0) then Write(NaveFre);
      
    End;
        
    
    // APERTAR W MOVE PARA CIMA
       
    If (Tecla = 'w') or (Tecla = 'W') then 
    Begin
		  GoToXY(NaveX,NaveY);
			ClrEol;            
			
      NaveY := NaveY - 1;
      
      // PAREDE INVISIVEL EM Y = 12; 
      If NaveY = 12 then NaveY := NaveY + 1;
      
      NaveDX:=0;
      NaveDY:=0;
      NaveDY:= NaveDY - 1;
      GoToXY(NaveX,NaveY);                
      If NaveDY < 0 then Write(NaveAtr);
    End;    
    
    // SE APERTAR A MOVE PARA ESQUERDA  
		        
    If (Tecla = 'a') or (Tecla = 'A') then 
    Begin 
		  GoToXY(NaveX,NaveY);
			ClrEol;
			 
			 NaveX := NaveX - 1;  
			    
			// PAREDE INVISIVEL EM X = 1;         
      If NaveX = 1 then NaveX := NaveX + 1;
      
      // CONFIGURA DIRECAO EM QUE A NAVE ESTARA MIRANDO
      NaveDY := 0;
      NaveDX := 0;
      NaveDX := NaveDx - 1;
      GoToXY(NaveX,NaveY);                    
      If NaveDX < 0 then Write(NaveEsq);
    End;   
   
	  // SE APERTAR D MOVE PARA DIREITA
		  
    If (Tecla = 'd') or (Tecla = 'D') then 
    Begin
		  GoToXY(NaveX,NaveY);
			ClrEol;			  
			      
      NaveX := NaveX + 1; 
			 
			// PAREDE INVISIVEL EM X = 65;  			        
      If NaveX = 80 then NaveX := NaveX - 1;
      
      // CONFIGURA DIRECAO EM QUE A NAVE ESTARA MIRANDO
      NaveDY := 0; 
      NaveDX := 0;  
      NaveDX := NaveDX + 1;
      GoToXY(NaveX,NaveY);         
      If (NaveDX > 0) then Write(NaveDir);
    End; 
    
  End;
  
	Procedure NaveParada; 
	Begin 
	  
    If (Keypressed = false) Then
    Begin
    
			Cenario;
	    TextColor(9);
			
			// DIRECAO PARA BAIXO	                     
      If (NaveDY > 0) then 
      Begin        
      
        GoToXY(NaveX,NaveY);
        Write(NaveFre); 
      End;    
      
			// DIRECAO PARA CIMA   
      If (NaveDY < 0) then
      Begin      
        
        GoToXY(NaveX,NaveY);
        Write(NaveAtr);
      End;
       
			// DIRECAO PARA DIREITA   
      If (NaveDX > 0) then
      Begin
        
        
        GoToXY(NaveX,NaveY);
        Write(NaveDir);
      End;
      
			// DIRECAO PARA ESQUERDA   
      If (NaveDX < 0) then
      Begin  
      GoToXY(NaveX,NaveY);
      Write(NaveEsq);
      End;
      
    End;
  End;
	
	    
  Procedure MoveTiro;
  Begin 
    If (Tecla = 'J') or (Tecla = 'j') and (CooldownTiro = False) then 
    Begin

      TiroX := NaveX;
      TiroY := NaveY;
                     
      // TIRO ESQUERDA
        
      If (NaveDX < 0) and (CooldownTiro = False) then 
			Begin   
        For TrajetoTiroX := TiroX downto 2 do 
			  Begin	    	    
	  	    GoToXY(TiroX,TiroY);
	  	    ClrEol;	  	     	    
          TiroX := TiroX - 1;               
          GoToXY(TiroX,TiroY);
          Write(TiroH);          	
	      End;				  
	        If (TrajetoTiroX = 2 ) then 
				  Begin
				  	ContadorTiro:= 2; 	    
					  While (ContadorTiro > 0) do
				    Begin
				      NaveParada;
				      GoToXY(3,60);
				      TextColor(4);
	            WriteLn(' Tiro esta em cooldown : ',ContadorTiro,' segundo(s).');		
				      Dec(ContadorTiro);
							Delay(1000);				    
					    If (ContadorTiro = 0) then CooldownTiro := False;
							GoToXY(3,60);
							ClrEol; 
						End;	
				  End;	 
		  End;  
     
		  // TIRO DIREITA
		  
      If (NaveDX > 0) and (CooldownTiro = False) then 
			Begin 			      
        For TrajetoTiroX := TiroX to 79 do 
			  Begin	  	    
	  	    GoToXY(TiroX,TiroY);
	  	    ClrEol;	  	     	    
          TiroX := TiroX + 1;                   
          GoToXY(TiroX,TiroY);
          Write(TiroH);          
	      End;				  
	        If (TrajetoTiroX = 79) then 
				  Begin 
				    ContadorTiro:= 2;
					  While (ContadorTiro > 0) do
				    Begin
						  NaveParada;					    
				      GoToXY(3,60);
				      TextColor(4);
	            WriteLn(' Tiro esta em cooldown : ',ContadorTiro,' segundo(s).');		
				      Dec(ContadorTiro);
							Delay(1000);				    
					    If (ContadorTiro = 0) then CooldownTiro := False;
							GoToXY(3,60);
							ClrEol; 
						End;	
				  End;		     
	  	End; 
			   
			// TIRO CIMA
				  
      If (NaveDY < 0) and (CooldownTiro = False) then 
		  Begin 						      
        For TrajetoTiroY := TiroY downto 13 do 
			  Begin	  	  	    
	  	    GoToXY(TiroX,TiroY);
	  	    ClrEol;	  	    	  	    
          TiroY := TiroY - 1;                   
          GoToXY(TiroX,TiroY);
          Write(TiroV);         
				End;	
				        
			  If (TrajetoTiroY = 13) then 
				Begin 
				  ContadorTiro:= 2;
				  While (ContadorTiro > 0) do
			    Begin
					  NaveParada;			    
				    GoToXY(3,60);
				    TextColor(4);
	          WriteLn(' Tiro esta em cooldown : ',ContadorTiro,' segundo(s).');		
	          Dec(ContadorTiro);
						Delay(1000);				    
				    If (ContadorTiro = 0) then CooldownTiro := False;
						GoToXY(3,60);
						ClrEol; 	
			    End;
				End;				  
		  End;   
      
      // TIRO BAIXO
      
			If (NaveDY > 0) and (CooldownTiro = False) then 
			Begin 			      
        For TrajetoTiroY := TiroY to 49 do 
			  Begin 						  	    
					GoToXY(TiroX,TiroY);
	  	    ClrEol;									  	    
          TiroY := TiroY + 1;          					          
          GoToXY(TiroX,TiroY);
          Write(TiroV);           
	      End;				 
	      If (TrajetoTiroY = 49) then 
			  Begin 
			  	ContadorTiro:= 2;
				  While (ContadorTiro > 0) do
			   	Begin
					  NaveParada;				    
				    GoToXY(3,60);
				    TextColor(4);
	          WriteLn(' Tiro esta em cooldown : ',ContadorTiro,' segundo(s).');		
				    Dec(ContadorTiro);
						Delay(1000);				    
					  If (ContadorTiro = 0) then CooldownTiro := False;
						GoToXY(3,60);
						ClrEol; 
		  	  End;	
			  End;
	    End;
	  End;
  End;
  
       
Begin  
    
	HighVideo;	  
      
  NaveX:=31;
  NaveY:=32;
      
  ClrScr;
	
	Start;
	Cenario;
	  
	
	Repeat
	Tecla := Readkey;  
	MoveNave;
	NaveParada;
	MoveTiro;
	Until (Jogando = False) or (Tecla = 'y') or (Tecla = 'Y');
   
end.

Só queria fazer minha nave poder se mexer, enquanto tem um tiro atravessando o mapa, estou muito frustado tentei várias coisas já e não funciona.

Posted (edited)

Consegui, refiz meus códigos varias dezenas de vezes e consegui chegar nisso.. 

Program Nave_GTest;   // POR FAVOR SE FOR USAR DE CREDITOS AOS GABRIEL GOEMS xD 
					  // NAO DORMI DIREITO, POR DOIS DIAS PARA CHEGAR NISSO AQUI.
Uses Crt;             

Var 
    NaveX,NaveY : Integer;    // COORDENADAS X E Y DA NAVE.
    TiroX,TiroY : Integer;    // COORDENADAS X E Y DO TIRO.
    Tecla       : Char;       // IDENTIFICARA A TECLA APERTADA.
    Atirou      : Boolean;    // IDENTIFICARA SE O PLAYER ATIROU OU NAO.

  Procedure Tiro;
  Begin
      GoToXY(TiroX,NaveY-TiroY);     // FAZ COM QUE A BALA SUBA NUMA VELOCIDADE DE 1 EM 1.
      TextColor(Yellow);             // EX: NaveY-TiroY -> 24 - 1 = 23 - 1 = 22...
      Write('"');                    // DESENHO DO TIRO

	  If (TiroY>1) then                 
	  Begin                             // ENQUANTO O TIRO ESTA SUBINDO
        GoToXY(TiroX,NaveY-TiroY+1);    // ISSO FAZ O PAPEL DO CRLSCR,  
        Write(' ');                     // E SUBSTITUI O DESENHO DO TIRO POR UM ESPACO EM BRANCO.
      End;
  End;

  Procedure MoverNave;
  Begin
    TextColor(LightBlue);    // DESENHO DA NAVE.
    GoToXY(NaveX,NaveY);
    Write('^');      

    // FAZ O PAPEL DE CLRSCR E APAGA O ULTIMO LUGAR POR ONDE A NAVE PASSOU.		       
    GoToXY(NaveX-1,NaveY); // A ESQUERDA.    
	Write(' ');                   
    GoToXY(NaveX+1,NaveY); // A DIREITA.
    Write(' ');                

  End;

  Begin
    NaveX:=1;
    NaveY:=24;
    
    TiroY:= 0;
    TiroX:= 0;

    ClrScr;
    GoToXY(1,NaveY); 
    ReadKey;    
    
    Repeat;
    
      If (TiroY>=NaveY) then 
	  Begin
        GoToXY(TiroX,1);    // QUANDO O TIRO CHEGA NO TOPO ISSO APAGA O TIRO.
        Write(' ');         // SEM USAR O CLRSCR.
        TiroY:=0;           // COM ISSO, O PROGRAMA RODA APENAS COM 1 LOOP, NECESSARIO PARA QUE O "THREAD" FUNCIONE           Atirou:=False;      // SE O TIRO CHEGOU NO TOPO ENTAO PODE ATIRAR DE NOVO.

		If (TiroY = 24) then
        Begin                     // IMPEDE QUE A ANIMACAO DO TIRO DE UM BUG QUE FAZ COM O QUE O TIRO VAI PARAR NA 
		  GoToXY(TiroX,TiroY);    // COORDENADA Y DA NAVE.
		  Write(' ');
        End;
      End;
      
      Tecla := 'T'; // FAZ COM QUE A NAVE NAO TRAVE SE O PLAYER APERTOU UMA TECLA DE ANIMACAO VARIAS VEZES.
            
      If (KeyPressed = True) then Tecla:= ReadKey;
  
      If (NaveX=1) and (Tecla=#75) then NaveX:= NaveX + 1;  // PAREDE INVISIVEL EM X=1.
      If (NaveX=79) and (Tecla=#77) then NaveX := NaveX - 1; // PAREDE INVISIVEL EM X = 79

      Case Tecla Of
  
        #75: NaveX:=NaveX-1;  // MOVE A NAVE PARA A ESQUERDA.
    
        #77: NaveX:=NaveX+1;  // MOVE A NAVE PARA A DIREITA.
    
        ' ': Begin            // MUDA O STATUS DA VARIAVEL ATIROU PARA TRUE 
               Atirou:=true;  // E COMECA O PROCEDURE TIRO.
               Tiro;
             End;
      End;
  
      If (TiroY<NaveY) and (Atirou=True) then Tiro; 
            
      // FAZ COM QUE EU POSSA ME MEXER, MESMO ENQUANTO A BALA ESTÁ CAMINHANDO      
      MoverNave;      
       
      // FAZ COM QUE OS TIROS SAIAM DA COORDENADA X DA NAVE.			      
      If (TiroY=0) then TiroX:= NaveX;
      
	  // LIMITA 1 TIRO POR VEZ E FAZ A BALA SUBIR DE 1 EM 1.
	  If (Atirou=True) then TiroY:=TiroY+1;   
            
	  // CONTROLA O TEMPO DE MOVIMENTO DA NAVE E DO TIRO.  
      Delay(20); 
  
Until (Tecla=#27); // SE A TECLA APERTADA FOR ESC, ACABA O JOGO.

End.

Agora vou descansar, e mais tarde irei fazer com que minha nave possa atirar e/ou se mexer para qualquer direção.

Edited by Gabriel Gomes
Posted (edited)

Já  presenciei um problema parecido... Consegui resolver da seguinte maneira: 

[...]
uses 
 Crt;
var
 alvo : integer;

procedure movimento;
begin
 repeat 
 if (keypressed = #75) or (keypressed = #77) then begin //seta esquerda e direita
   [movimentos da nave] //faz o movimento da nave e rapidamente volta
   movimentoDoTiro;
 end
  else begin
   if (keypressed = #74) or (keypressed = #106) then begin
    movimentoDoTiro;
   end
    else begin //caso não seja continua com o jogo normal
     //papel de fundo passando
    end;
  end;
 until (keypressed = #27)
end;

procedure movimentoDoTiro;
var
 X1, Y1 : integer;
begin
 for I := 1 to alvo do begin //A variável alvo é favorável caso o tiro atinja o fim do mapa ou outra nave.
  gotoxy(x, y+1); //variáveis teste
  X1 := WhereX; //Adiciona a posição de X À variável X1
  Y1 := WhereY; //Adiciona a posição de Y À variável Y1
 if alvoTest = true then begin
  gotoxy(X1,Y1);
  clreol; //apaga a linha 
 end;
  if (keypressed) then begin 
   movimento;
  end;
 end;
end;

begin
 movimento;
end.

Aviso que coloquei este código sem pensar muito nas outras variáveis como o papel de fundo passando, vida da nave, e essas coisas assim. Sendo assim, pode conter alguns bugs no código acima, mas a questão principal parece ter sido resolvida. Estou meio sem tempo agora pra pensar direito, mas mesmo assim espero ter ajudado. 🙂 boa sorte aí no projeto, talvez eu volte com um código melhor mais tarde.

 

20:23 | 13/01/2018 (Horário de Brasília)

Edited by BHAMF
  • Vote 1

Brenio Hallison A.M. Filho

 

Posted

Voltei a fazer login após meses sem vir ao P@P depois de o @nunopicado me ter falado que havia por aqui um tópico que abordava um potencial caso de multithreading com Pascal.


Parece-me que o assunto já ficou resolvido para já, mas fica aqui um tópico que eu criei acerca do assunto há uns anos atrás onde eu proponho um método que simula multithreading:

 

https://www.portugal-a-programar.pt/forums/topic/50251-simular-multithreading-em-pascal/

Cumprimentos, thoga31 😉

Knowledge is free!

Posted (edited)

Thoga31, eu vi esse tópico enquanto quebrava cabeça pensando em algo para simular o multithread, tenho até aqui anotado num bloco de notas a forma que tu utilizas, eu usei sua dica sobre o delay, pode ver que está até no programa, obrigado por vir aqui me ajudar! 😄

Estou a rondar o passado do fórum sempre, e você, nunopicado e Pwseo são os mais ativos, até onde eu vi. Isso é realmente muito bom, obrigado por ajudar nós principiantes sempre! 😄

Abraços.

Gabriel Gomes.

Edited by Gabriel Gomes
  • Vote 1

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.