Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

LeoL

I/O de corrente

Mensagens Recomendadas

LeoL

Olá

Comprei um dispositivo electrónico cuja entrada micro USB para carregamento tem as seguintes specs: 5V, 200mA

A minha questão é (1): se eu carregar o dispositivo com um carregador de smartphone, cujo output é 5V, 1.5A vou danificar o dispositivo? 
Visto que ele não trouxe carregador, eu suponho que o circuito interno tenha uma espécie de regulador ou algo que faça com que a corrente que chegue à bateria, seja efectivamente os 200mA.
O que me leva a outra questão (2): se assim é, porque não posso ligar-lhe um carregador com um output de, por exemplo 4A ? Já que ele vai fazer "descer" a corrente...

Mais uma questão (3): como pode um carregador de smartphone ter um output de 5V/1.5A e um dispositivo pedir 5V/200mA? 
Então os 5V não vão injectar sempre a mesma corrente no circuito? 

Peço desculpa se são dúvidas muito descabidas, mas não sou muito bom com electrónica (embora esteja a estudar isto).

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bubulindo

Os dados do carregador indicam o que o mesmo pode fornecer...

Os dados do dispositivo indicam a corrente que o mesmo irá consumir. O que apresentaste não é problemático. Problemático seria se o carregador apenas fornecesse 200mA e o dispositivo precisasse de 1,5A.

O carregador apenas fornece uma corrente até ao limite indicado a esse nível de tensão. O dispositivo em si (tipo telemóvel ou camara, etc...) é que controlam a carga da bateria, ou seja, quanta corrente pedir ao carregador para passar para a bateria.

O que eu disse em cima responde à questão 2 também...

A corrente é dependente da tensão (5V neste caso) e a resistência eléctrica do circuito. Se olhares para a caixa dos disjuntores em casa, vais ver que todos eles tem 240V, mas uns permitem a passagem de 6, ou 10, ou 16 Ampéres. Isto indica que a relação entre a tensão e corrente não depende uma da outra inteiramente.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.