Jump to content
Sign in to follow this  
Seabra

Passar STRUCT para fora da função VOID

Recommended Posts

Seabra

Boas...

Este código vai ler o ficheiro  e imprime corretamente dentro da função. Fora da função imprime uns numerios que não tem nada a ver com o que imprime dentro.

O que é que estará mal aqui?

#include <stdio.h>
#include <string.h>
#include <windows.h>

struct dados
{
    int largura;
    int velocidade;
    char texto[50];
};

void escreve(struct dados  val);
void ler(struct dados val);

int main()
{

struct dados entdados;

ler(entdados);
    printf("%s\n",entdados.texto);
    printf("%d\n",entdados.largura);
    printf("%d\n",entdados.velocidade);

getchar();
    getchar();

return 0;
}

void ler(struct dados  val)
{

FILE* fin = fopen("c:\\castanha1.txt", "r");
   fread(&val, sizeof(val), 1, fin);
   fclose(fin);
     printf("%d %s %d\n", val.largura, val.texto, val.velocidade);
   return (void) val;
}

Imprime dentro da função: "500 dados novos 1000" , que é o que está no ficheiro. Fora da função imprime "2686672 2686728" em linha diferentes, o que não corresponde nada ao que está no ficheiro.

Onde é que estará a errata?

Bom Natal!

HappyHippyHippo

de uma forma ou outra, a assinatura da função terá de ser alterada.

ou retornas a estrutura, ou o dado de entrada terá de ser um ponteiro para a estrutura.

se a função tem como definido o tipo de retorno void, (nada), logo não faz sentido tanto retornar um valor qualquer.

existe um exemplo muito simples para perceber a diferença entre o é enviado para uma função e o que é usado:

void foo(int b)
{
  b = 20;
}

void main()
{
  int a = 10;

foo(a);
  printf("%d\n", a); // <- que valor aparece aqui ?

return 0;
}

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

Seabra
void foo(int *b)
{
  *b = 20;
}

void main()
{

int a = 10;
  foo(&a);
  printf("%d\n", a); // <- que valor aparece aqui ?

return 0;
}

HappyHippyHippo

Consegui noutro fórum que explicassem  como se fazia. Aliás um fórum que me tem sido sempre muito útil e rápido. Percebi e coloco aqui a solução utilizando ponteiro que indicam a posição de memória onde se encontra a variável na pilha.

Obrigado pela tua ajuda que tem sido sempre muito importante e objetiva!

HappyHippyHippo

Que forúm espetacular !!!

deve ter explicado pontinho por pontinho o que é um ponteiro, algo que perguntei se sabias o que era, mas como esse maravilhoso fórum sabe que sabes, ainda bem interiorizas-te claramente o que é uma posição de memória assim como o que é a "pilha".

e obrigada, sempre tentei ser objectivo "por demais"

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

Seabra
21 minutes ago, HappyHippyHippo said:

Que forúm espetacular !!!

deve ter explicado pontinho por pontinho o que é um ponteiro, algo que perguntei se sabias o que era, mas como esse maravilhoso fórum sabe que sabes, ainda bem interiorizas-te claramente o que é uma posição de memória assim como o que é a "pilha".

e obrigada, sempre tentei ser objectivo "por demais"

Claro que não! Eu é que tive que  ler sobre ponteiros, como o meu código foi alterado e ficou a trabalhar, agora tenho a ideia de como utilizar ponteiros.

Certamente, num código tão pequeno como o teu exemplo, teria sido mais útil colocares o teu código e o teu código corrigido. Dessa forma, obviamente que eu teria que ir perceber como funcionam os ponteiros para alterar o meu código que deu origem a este post.

De qualquer modo saliento que as tuas respostas, de uma maneira ou de outra, foram-me sempre úteis aqui neste fórum, não é ironia.

Pelo menos no meu caso sempre gostei de, quando não sei, explorar um  exemplo, sempre foi mais fácil de perceber. Sei que há quem pretende que lhe façam a "papinha" toda, mas eu felizmente não preciso que me façam o código.