Jump to content
LeoL

Inteligência Artificial

Recommended Posts

LeoL

Olá!

Gostava que me ajudassem aqui com uma questão.
Neste momento eu estou a estudar engenharia electrotécnica e computadores, o que engloba electricidade/electrónica e informática (bases de dados, redes de computadores, algoritmos, programação (C, C++, Assembly) e arquitectura de computadores).

Tenho desenvolvido alguma curiosidade sobre inteligência artificial, machine learning e em geral, software mais "capaz" do que propriamente colocar um motor a funcionar quando pressiono um botão.
Eu sei que esta área envolve bastante conhecimento em algoritmia e em matemática. Ora, no que diz respeito à algoritmia, os meus conhecimentos baseiam-se em algoritmos de sorting (bubble, merge...) e searching.
Acham que eu tenho o conhecimento necessário para conseguir trabalhar nesta área da informática, ou acham que tenho uma falha muito grande no que diz respeito a algoritmia e matemática?

Eu sei que posso aprender isto na internet, mas parece-me que a gama de conhecimentos que teria de aprender é ridiculamente grande (corrijam-me se estiver enganado), e para isso mais me vale tirar uma licenciatura em engenharia informática ou ciência da computação.

Convém também dizer que não aprendi nada relativo a:
-grafos
-programação dinâmica
-programação concorrente

-algoritmos para: optimização,programação dinâmica 

-matemática discreta

-sistemas inteligentes (prolog, correcto?)

Escolhi este curso porque me permitia seguir ora hardware ora software, dependendo daquilo que mais me cative mais. Por isso, devia dar-me todas as bases de que preciso para seguir qualquer carreira relativa a software. No entanto vou reparando que não dou muita coisa que o pessoal de engenharia informática dá. Eu sei que também não podemos dar tudo, senão estaria 10 anos na universidade. Mas ainda assim gostava que me dessem a vossa opinião sobre este assunto.

Acham que tenho tudo o que é necessário para seguir software ou acham que nunca poderei ser tão "entendido" como alguém de engenharia informática/ciência da computação? Jogos, inteligência artificial, cyber security...

Obrigado pelo vosso tempo. 

Cumps

HappyHippyHippo

parece que estás a começar o ensino superior, isto porque saberias que só aprendes o que queres.

o que o ensino superior te ensina é que tens de fazer por ti aquilo que queres, eles não te enfiam o que não queres.

por outras palavras, se queres estudar IA, terás de o fazer por ti e não vai ser um curso que te ensinará isso.

claro que um curso mais vocacionado para o software as matérias serão te apresentada de forma obrigatória, mas no final és tu em casa que terás de pesquisar e aprender.

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

LeoL

Olá :)

Sim, aprendo o que quero. Mas sinto que é sair um bocado do meu "território". Ou seja, se não estou em informática, que ligitimidade tenho para estudar esses tópicos? Eu sei que parece parvo mas é algo que me apoquenta e quem sabe algum de vós já tenha passado pelo mesmo...

Obrigado pela sua resposta