Jump to content
Jose Manuel Diniz

Copiar determinadas células para local simétrico dentro da mesma folha

Recommended Posts

Jose Manuel Diniz

Ola boa noite. Eu sou novo no VBA mas acho muito interessante e tenho feito algumas coisas, com base em informações que vou recolhendo aqui e ali, apenas em termos ludicos e para aprendizagem..

No caso presente, eu gostaria de copiar através de programação ou macros, dados de varias células, desde que estas contivessem valores, para determinadas posições dentro dessa mesma folha, sem ter que recorrer ao copy paste, portanto de uma forma automática..

Concretizando, suponhamos que tenho um "quadrado" de 9 células horizontais por 9 células verticais (portanto 81 células). Ao preencher uma determinada célula dentro desse "quadrado", com números de 1 a 9, obrigatoriamente ela iria copiar em outro "quadrado", esse mesmo valor, mas  na posição correspondente.

Suponhamos o jogo do sudoku. Ao preencher o valor 3 por exemplo na célula c21 ela replicaria esse valor automaticamente no outro quadrado, ou seja na posição c6,, ou por exemplo o valor no k21 copiaria para k6 e assim por diante, mas só copiaria, se no quadrado composto pelas células c21 ate k29 contivessem valor.

O "quadrado" origem seria composto pelas células c21 ate k29 e o "quadrado" destino seria c6 a k14, em que c21 corresponderia a d6;,d21.a d6; e21 a e6 ate k21 a k6, depois novamente c22 a c7, etc ate ao final k29 a k14.

Será que é possível, alguém pode me dar uma ajuda, é que eu tenho visto algumas formas de copiar, mas nao consigo por a funcionar correctamente.

Muito obrigado

Se calhar não fui muito explicito na minha exposição. Claro que eu posso fazer uma macro em que copio todo o tal "quadrado" e "colo" sobre o outro quadrado. Mas isso é muito simples. E o meu objectivo não é esse.