Jump to content
MacgyverPT

[Dúvida] MySQL queries no python

Recommended Posts

MacgyverPT

Boas pessoal.

Ando aqui há já algum tempo a tentar decifrar a coisa, mas não tem sido fácil.
Então é o seguinte: preciso enviar dados do arduino para uma base de dados em MySQL (coisa que está resolvido), mas no python precisava de fazer 2 consultas à base de dados antes de inserir os dados na mesma. Ou seja o processo é o seguinte: a pessoa tem um cartão com RFID, passa no leitor, o arduino lê e envia a informação da tag via serial port. Por sua vez, no python, eu preciso que, ao obter essa tag (para confirmar, eu consigo obter e fazer o print à tag lida pelo serial port) vá à base de dados obter o nome do user correspondente, depois é que regista na mesma base de dados, a junção das informações data/hora+nomeUtilizador+tag.

Deixo o link do código que tenho feito: https://pastebin.com/jqcQy8PD (os dados de username e password da db são de teste)

# -*- coding: utf-8 -*-
import serial
import mysql.connector

SERIALPORT = "/dev/tty.wchusbserial410" #serial port on mac
SERIALRATE = 9600

ser = serial.Serial(SERIALPORT, SERIALRATE)
conn = mysql.connector.connect(host='localhost', database='dbTeste', user='root', password='root')
if conn.is_connected():
    print('Connected to MySQL database')

cursor = conn.cursor()
print ("connection OK, cursor OK")

while 1:
    serial_line = ser.readline()
    if(serial_line != "GO_BLINK"):
        IDCardReadLine = ser.readline()
        print(IDCardReadLine) #del this line - only show the tag ID

sqlSearchCardID = "SELECT idUser, nameUser, userCardID, isActive FROM Users WHERE userCardID LIKE = %s" %(IDCardReadLine)
        sqlSearchName = "SELECT nameUser FROM Users WHERE userCardID LIKE = %s" %(IDCardReadLine)

if(sqlSearchCardID != '' and sqlSearchName != ''):
            sqlQueryInsertData = "INSERT INTO Records (idRecord, recordData, recordDateTime, userCardID) VALUES (NULL, 'Registo ok por: %s', CURRENT_TIMESTAMP, '%s')" %(IDCardReadLine, IDCardReadLine)
            cursor.execute(sqlQueryInsertData)
            conn.commit()
        else:
            print "Error"

ser.flush()

cursor.close()
ser.close()
conn.close();

Fico a aguardar qualquer tipo de ajuda/dica/etc

Cumprimentos.

M6

Tu não estás a executar as queries, estás apenas a definir strings com comandos SQL.

Tens de executar as queries para saber o resultado. Já agora, não uses LIKE, usa = e se os campos forem string tens de colocar entre '.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

MacgyverPT

Boas.

@M6 então como faço?

Já algum tempo que ando de roda disto e não descalço esta bota. Se calhar até é básico mas eu não tou a ver como resolver

MacgyverPT

Obrigado @M6, vou espreitar.

Uma dúvida que surgiu foi, nas pesquisas que fiz só podia fazer o "cursor.execute()" uma vez por script, é verdade?

M6

Não. Podes executar o comando as vezes que entenderes. Poderás, no máximo, ter de fechar o cursor e abri-lo novamente para executar uma nova query, mas não me parece sequer que tal seja necessário.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

JPTeixeira

O @M6 já te esclareceu a dúvida, mas se ainda tiveres algum problema deixo-te aqui a minha contribuição:

if(sqlSearchCardID != '' and sqlSearchName != ''):  ->  if(cursor.execute(sqlSearchCardID) != '' and cursor.execute(sqlSearchName) != ''):

Edited by JPTeixeira

MacgyverPT

Obrigado @M6 e @JPTeixeira. Vou dar uma checakada nisso.

Uma dúvida que surgiu foi, nas pesquisas que fiz só podia fazer o "cursor.execute()" uma vez por script, é verdade?

JPTeixeira
8 minutos atrás, MacgyverPT disse:

Obrigado @M6 e @JPTeixeira. Vou dar uma checakada nisso.

Não sei se isso foi algum erro ao postares ou não, mas o @M6 já te respondeu a isso lá em cima

3 horas atrás, M6 disse:

Não. Podes executar o comando as vezes que entenderes. Poderás, no máximo, ter de fechar o cursor e abri-lo novamente para executar uma nova query, mas não me parece sequer que tal seja necessário.