Jump to content
LeoL

Unix/windows

Recommended Posts

LeoL

Olá :)

Alguém me sabe dizer, qual é que é a diferença entre programar num sistema operativo Windows e num sistema operativo unix (seja mac ou Linux)? :)

Off-topic:

Eu sei que há linguagens que são compiladas, e outras que são interpretadas. (C e Java por exemplo)

Mas então e linguagens como Python, PHP, Haskell?

Share this post


Link to post
Share on other sites
M6

Tens várias questões numa só questão.

A linguagem não tem a ver com o sistema operativo (isto não é totalmente assim mas já lá vamos). Se fizeres um programa em C que faça a soma de dois inteiros, é irrelevante o SO onde o escreves, pois estás a escrevê-lo numa linguagem de programação e não num SO.

Assim, se levares o teu programa para Windows, Linux, Unix ou qualquer outro sistema operativo que tenha um compilador de C, vais conseguir compilar e executar o teu programa. Isto é no caso de uma linguagem compilada.

Se fizeres o mesmo programa em Java, além de poderes fazer o que fizeste em C, ou seja levar o código fonte e compilar o Java para depois o correres, podes levar o ficheiro já compilado e executá-lo em qualquer SO que tenha um interpretador de Java.

Se fizeres o mesmo programa em PHP para correr em Web, o SO torna-se ainda mais irrelevante, pois é o servidor web que é responsável pela interpretação do código PHP, nem sequer é ao nível da linha de comando.

As diferenças e questões dos SOs começam quando efetuas trabalho de mais baixo nível a partir da linguagem de programação. Casos típicos são, por exemplo, acessos a ficheiros e a periféricos. Por exemplo, imagina que tens uma placa gráfica que, para usares uma funcionalidade 3D, tens de fazer uma determinada chamada em Windows, mas em Linux a chamada é diferente (em parâmetros ou até no nome da função). É aqui que começam os IFs... Estas situações são cada vez mais desconhecidas para a larga maioria dos programadores, que se limitam a programação de alto nível.

 

Já agora, o Python é identico ao Java: é interpretado. Basicamente é o código fonte é compilado para um byte code especifico e depois há um interpretador que executa esse byte code. No caso do PHP a interpretação é diretamente feita no código fonte, não tem nenhum passo intermédio de compilação para byte code.

 

 

 

  • Vote 1

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.