Jump to content

Recommended Posts

Posted

Eu e 1 colega meu estamos a trabalhar num projecto nosso, de fazer 1 pc "all-in-one" compacto, de baixo custo, estamos a pensar nos seguintes componentes:

-motherboard: Asus A8N-VM socket 939 (ja traz grafica integrada e pci express)

-processador: AMD Athlon 64 3000+ socket 939 Venice Intray

-ram: 512Mb DDR400

-HD: Samsung 2,5" 60GB SATA

cpu cooler: Zalman CNPS 7000 B-ALCU Led (se compativel c/ a board)

-placa pci wifi: ainda nao sabemos qual utilizar

-fonte de alimentaçao: ???

Vamos tentar juntar o pc com o monitor, como se fosse um Macintosh, e para ser suficientemente compacto, queriamos usar om afonte de alimentaçao externa, se existirem.

Já procurei no google por fontes dessas mas nao encontrei nada 😄

Alguém conhece fontes de alimentaçao externas, que nao sejam muito caras, se é que existem??

Obrigado

Posted

Pois, mas eu vivo em Coimbra e pelo menos por agora nao posso passar por la, talvez quando começarem as ferias. Em principio vou esta semana à trifecta buscar o meu pc e mais 1 disco rigido pra o mac e pergunto la se eles sabem de alguma fonte dessas.

Posted

Precisas mesmo de disco 2.5" ? é que para quem quer meter um Zalman (não é propriamente pequeno 😄 ) devias meter um 3,5" que tem mais RPM logo mais rápido e ficavas melhor servido com mais GB e talvez mais € na carteira 😄 de resto se o monitor foi tft acho que será facil 😛 eu vi um projecto assim que nem me lembro se ficou terminado mas tinha um look 5 estrelas 🙂

Posted

pois, não vamos usar o zalman por causa do tamanho e se calhar também vamos mudar o cpu porque o AMD que referi antes foi descontinuado 😛

Esqueci-me de referir que a caixa vai ser em acrilico ou policarbonato e que o monitor vai ser tft.

Se tivermos espaço, o disco vai ser de 3,5" porque sao mais baratos e melhores, tal como o QuickFire disse 😛

Não será possível usar uma fonte como as dos portáteis, se tiver potência suficiente para os componentes que vamos usar?

Posted

Os portateis salvo erro usam transformadores de corrente ou seja, trazem a energia logo para o pc na voltagem/amperagem correcta. Mas isso tudo é onboard, penso que para fazeres uma coisa dessas só mesmo com uma board com transformador 😛 e aqui lanço mais um pau para a fogueira... e se comprares uma board de portatil ? são pequenas, suportam discos 2,5", aquecem pouco, o problema é o preço final...

Posted

Não sei até que ponto essas especificações são eficazes em termos de redução de tamanho.

Se querem um pequeno computador terão de optar por mini-itx. Aconselho a dar uma olhadela em projectos disponíveis no site http://www.mini-itx.com/.

As boards itx são muito pequenas e já possuem na maioria dos casos um/dois processador(es) fan-less que permitem manter uma máquina muito pequena. As motherboards variam entre os $200 e $80 sempre com processadores (http://www.mini-box.com/). Estas boards não podem usar fonts atx normais ou adaptadores de 12v para automóvel ou mesmo transformadores de 12v (Estilo portátil).

Estes produtos permitem criar computadores totalmente funcionais, média-centers muito úteis, algumas boards têm agp que permitem adicionar placas gráficas de portáteis, fichas para monitores tft com touch etc.

Para apimentar o gosto aqui fica a imagem da motherboard mais pequena do mundo (comercializada):

story0412-01L.jpg

PS: Nem sempre o tamanho importa.

Com os melhores cumprimentos,

Sérgio Matias

ser.gifsartim.gif