Jump to content
aalbertino

Gestão de Formação

Recommended Posts

aalbertino

Boa tarde,

Alguém possuí um modelo de base de dados em access que trabalhe com as seguintes entidades: Alunos, Professores, Turmas, Notas, Horários, etc.

Obrigado, desde já pela disponibilidade

M6

Cheira-me que alguém tem um trabalhinho para a escola e não o quer fazer...

Estou enganado?

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

aalbertino

Por acaso não. Esse tempo já passou.

Estou a construir um modelo para uma associação e nas relações de construção de turma (Curso - Formador  e Formando) não tem dado os resultado que pretendia.

Por isso estava a tentar ter apoio

carlosAl

Eu sugiro que digas aqui no forum o que fizeste ate agora , e quais os problemas que encontraste, assim podemos sugerir a melhor soluçao

aalbertino

Então é assim.

Tenho estas relações de tabelas criadas:

https://www.dropbox.com/s/qzusk9ldl73iclz/Capturar.JPG?dl=0

Agora necessitava de um formulário que criasse as turmas, com os elementos já inseridos nas tabelas formandos, formadores e formações.

Como posso criar essas relações de modo a que: quando estiver a constituir uma turma para um curso, com um formador, possa inserir vários formandos?

Obrigado pela disponibilidade.

M6

Boas.

A tabela "género" contém o quê? Se é o sexo da pessoa, não vale a pena colocar numa tabela à parte, basta usar um campo para registar essa informação.

A relação entre "turmas" e "formando" é de n:n, pelo que ID_Formando não deve estar na tabela "turmas". Deve haver uma tabela de relação "turmas_formando" com o ID_Turmas e o ID_Formando, sendo a chave primária composta por ambos os campos.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Retsu9

Boas, 

A estrutura da tua tabela não te permite que uma turma tenha vários formandos, tu estás a dizer que uma turma tem 1 formando e um formando pode ter várias turmas, o que tu pretendes é exactamente o contrário. Ou, se quiseres que um formando possa ter várias turmas e uma turma vários formandos, tens de fazer uma relação de muitos para muitos, o que vai dar origem a outra tabela.

Edit: Já agora, aconselho a não usares caracteres especias ou espaços no nome dos campos, tais como : "Nº CAP", "Género", "Duração" etc

Edited by Retsu9

aalbertino

Ok,

Agradeço as contribuições.

A ideia é mesmo ter um formulário que permita preencher os dados de uma turma que se constitui, ou seja, aquando da abertura permitir:

1 Curso, 1 Formador, Vários Formandos e no final atribuir-lhes a nota.

Penso que com a tabela composta sugerida poderei avançar. Vou testar essa hipotese.

53 minutes ago, Retsu9 said:

Edit: Já agora, aconselho a não usares caracteres especias ou espaços no nome dos campos, tais como : "Nº CAP", "Género", "Duração" etc

Sugestão bem vinda!

carlosAl

eu deixaria as tabelas como estao á excepçao da tabela "turmas", que recolheria os dados exclusivamente das turmas ( creio que os primeiros 5 campos) , 

criaria uma outra tabela  "turmasDetalhe", com um campo comun com a tabela turmas (ID_turmas) do tipo inteiro numerico, e outros campos relacionados com os formandos participantes

nos formularios crias um formulario para turmas, e outro de tipo continuo para a tabela turmasDetalhe

como os dois formularios tem um campo comun, com o formulario turmas aberto em modo de estrutura, arrastas para dentro do mesmo o formulario turmas detalhe e nas propiedades do segundo unes os dois pelo campo comun(id_turmas), o resultado é que consegues adicionar novas turmas com varios formandos

nos dois formularios crias caixas de combinaçao para recolher os dados de formadores, fomandos e formaçoes

aalbertino
16 hours ago, carlosAl said:

eu deixaria as tabelas como estao á excepçao da tabela "turmas", que recolheria os dados exclusivamente das turmas ( creio que os primeiros 5 campos) , 

criaria uma outra tabela  "turmasDetalhe", com um campo comun com a tabela turmas (ID_turmas) do tipo inteiro numerico, e outros campos relacionados com os formandos participantes

nos formularios crias um formulario para turmas, e outro de tipo continuo para a tabela turmasDetalhe

como os dois formularios tem um campo comun, com o formulario turmas aberto em modo de estrutura, arrastas para dentro do mesmo o formulario turmas detalhe e nas propiedades do segundo unes os dois pelo campo comun(id_turmas), o resultado é que consegues adicionar novas turmas com varios formandos

nos dois formularios crias caixas de combinaçao para recolher os dados de formadores, fomandos e formaçoes

Esta foi uma excelente ajuda.

Já consegui mais alguns avanços.

Preciso numa fase a seguir fazer um relatório com o volume de formação dado em determinado ano. Nº alunos*Nº Noras = Volume de formação.

Ainda assim, os meus agradecimentos pela colaboração prestada