Jump to content
Retsu9

Empregabilidade TGPSI

Recommended Posts

Retsu9

Boas,

Eu tenho de momento o curso profissional em técnico de gestão e programação de sistemas informáticos, apesar de o ter completado já a caminho de 3 anos, ainda não me candidatei a nenhum posto de trabalho, tenho visto algumas ofertas, mas por estar empregado há sempre aquele dilema do trocar o certo pelo incerto... No entanto não estou satisfeito com o emprego atual (orçamentista de construção civil) e gostaria de exercer algo mais na minha área, contudo todas as ofertas que vejo pedem engenharias, ou 2anos+ de experiência, ou são fora de zona enfim nem dá vontade de concorrer sequer.

Gostaria de saber alguém com este curso (ou semelhante) se conseguiu alguma vaga na área? Ou se recomendam fazer alguma formação/especialização primeiro.

Os meus maiores conhecimentos estão em Vb.net, pois foi onde desenvolvi grande parte das aplicações (e ainda continuo a desenvolver), no entanto tenho alguns conhecimentos noutras linguagens e facilidade em aprender.

Enfim, deixem ai opiniões em como ingressar nesta área ;)

Cumpts

M6

Viva.

Mas mais do que saber programar numa determinada linguagem, é importante que saibas pensar, raciocinar e passar tudo isso para linhas de código. A programação é muito mais a resolução de problemas do que saber uma determinada linguagem.

Estares há 3 anos "parado" não ajuda, uma vez que te vão perguntar logo porque raio estás a concorrer a uma vaga de tecnologia quando nem sequer há garantia de que não te tenhas esquecido do que aprendeste anos atrás... Faz uma reciclagem (podes fazer isso sozinho), investe em C# e ASP.NET, padrão MVC, uma vez que tem muito mais procura e torna-se mais fácil de justificares que na verdade não estiveste propriamente parado.

Mas mais importante do que tudo isto é saberes se é isso mesmo que queres. Esta vida não é tão glamorosa como nos filmes e séries de TV :D
Noites mal dormidas, prazos apertados, trabalho ao fim-de-semana e outros "mimos" é algo que é de conhecimento intimo da área...

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Retsu9

Boas!

felizmente, a parte da análise do problema não costumo ter grandes dificuldades, normalmente encontro sempre a resolução para os problemas, o que falha por fazes é a parte de design dos forms :P

Quanto aos 3 anos, não estive propriamente parado, desenvolvi apps caseiras em Vb.net essencialmente e iniciei-me em programação android nos tempos vagos (coisas básicas).

C# e ASP.net realmente vejo alguma procura nas ofertas de emprego, contudo pelo que vejo, C# e VB.net não são assim tao diferentes já ASP.net nunca lhe peguei...

Estou ciente que é uma área muito atarefada! mas sem experiência é muito dificil pelo que vejo ter uma oportunidade, pois estou com 24 anos e sem experiência nesta área.